[Resenha] Divergente - Filme

By Juliana Rovere - 17:10

Olá! Hoje a resenha é de um filme. Fui ao cinema sem saber da história e só sabia que era um best-seller (nem que é uma saga eu sabia). Então foi bom, porque pude tirar minhas próprias conclusões, independente dos livros.


DIVERGENTE  (Divergent, EUA, 2014)
Gênero: Ficção Científica
Duração: 139 min.
ElencoShailene Woodley, Kate Winslet, Ansel Elgort, Christian Madsen, Jai Courtney,  Maggie Q, Ashley Judd, Ben Lloyd-Hughes,Mekhi Phifer, Miles Teller, Ray Stevenson, Theo James, Tony Goldwyn, Zoë Kravitz
RoteiristasEvan Daugherty, Vanessa Taylor
DiretorNeil Burger 

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Desde o começo, a narração de Beatrice já nos deixa na tensão sobre qual vai ser a sua escolha, e ela surpreende ao escolher a Audácia. Com testes físicos e mentais para os seus iniciantes, essa facção parecia de longe, a mais divertida. Mas quando ela entra e descobre que se não conseguir ir bem, ficará sem facção, tudo muda. Tudo fica mais cruel. Eric deu o tom, ditando as novas regras e tendo uma rincha com o Four (isso fica claro logo no começo). Beatrice muda seu nome para Tris, e faz alguns amigos. Nesse começo ela realmente lembra a Bella, de Crepúsculo: desajeitada e confusa. Mas a presença de espírito da atriz é maior. Essa protagonista não faz pensar: "ó, coitada" e sim "vai, garota, você consegue!".
Não li o livro, mas pelo que andei lendo, quem leu gostou da escolha dos atores. Theo James, como Four foi muito bem e acredito que agora portas se abrirão em sua carreira.
A química entre os dois funcionou e convenceu. E gostei porque o romance não é o guincho principal, ele está ali, é explorado no momento certo, sem muito lenga-lenga.

Adoro o ator Milles Teller desde Footloose (2011):


Sem dúvida, a parte que ele aprende a dançar é a melhor do filme!

 Fiquei feliz quando notei que ele estava no elenco. Algumas pessoas que acompanham a saga dizem que cortaram partes importantes do personagem. Novamente, não li o livro, mas concordo. Ele ficou muito o "babaca que zoa a mocinha". Vamos aguardar os próximos filmes e o que farão com ele.
Kate Wisnlet sempre brilha! A eterna Rose de Titanic foi uma boa vilã!A cena final com os protagonistas é ótima. As locações e estúdios também não deixaram a desejar e a fotografia do filme é boa.
Comparado a "Jogos Vorazes" (até porque faz parte do mesmo gênero), "Divergente" não é de todo ruim. A crítica á sociedade, assim como em seu "primo distante", está ali o tempo todo. Não pode alguém com 5 virtudes (ou mais) viver em sociedade? É perigoso pessoas que são corajosas, bondosas e inteligentes?
Confesso que o filme foi um pouco cansativo e chegou um momento que perguntei: "não acaba?", mas na verdade eu estava esperando um final, e não uma continuação. Agora que conheci a saga um pouco, acredito que valha a pena retornar aos cinemas em 2015. 

Ah! apesar do romance não ser o tema central, essa cena é linda ( e eu sempre soube que Four era um divergente também rs)


E é CLARO que sabia que em algum momento iria rolar uma shirtless (sem camisa)! Bela Tatto, rs




É isso, agora quero saber de vocês que leram o livro: a adaptação foi muito diferente?
E quem não leu, como eu? Gostaram?
Beijos e até mais blogueiros!




  • Share:

You Might Also Like

13 Comentários

  1. Ah parece ser muito legal não li o livro nem vi o filme ainda, mas tou doida pra ver já o filme haha ! Beijo ! http://bymirlenasilveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não quero assistir o filme agora, primeiro quero ler o livro♥
    Mas, até lá... fico ansioso diante de tantas criticas boas que o filme tem, dá aquela vontade de assistir :c
    http://cupcakeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, agora estou pensando em ler o livro... rs
      Beijos e obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Eu to doooida pra ver esse filme, mas primeiro quero ler o livro primeiro. só ouvi comentários positivos sobre ele !
    beeeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro e nem assisti o filme, ainda kk To super ansiosa pra assistir e ler :3
    Beijos :*
    http://definabom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa pra assistir! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Assistam meninas!!! E venham contar, rs
    Beijos e obrigada por comentar <3

    ResponderExcluir
  7. Eu li os livros, mas não vi o filme! Eu não sou muito de criticar escolha de atores, mas achei esse Theo James meio velho pro papel, mas se ele tiver uma boa atuação já compensa, hehe!

    Beijos!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, primeira que ouço falar isso! Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  8. estou louca pra assistir *--* amei o blog e seguindo e curtindo sua pagina ! sucesso linda
    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o filme!!! Muito bom!!!
    http://nadaprafazer-leonascimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Beatrice de sorte! Que tatto, que homem hahahahaah Que Filme! AMOOO!

    Blog Babi Marchi ♥

    ResponderExcluir
  11. Sinto que os filmes são muito interessantes e podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, os diretores de diferentes filmes, optaram por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperarava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de Divergent Séries imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos. Acabei de ver um filme de Naomi Watts, uma atriz muito comprometida (Acabei de ver os Filmes de Naomi Watts para uma tarde de lazer é uma boa opção), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo. Não posso esperar para ver este filme, estou ansioso.

    ResponderExcluir