Oscar - Explicando as categorias da premiação

By Rosana - Tudo que Motiva - 09:00

Oe Oe Oe
Hoje trago a segunda parte da série conhecendo a premiação do Oscar, se você não viu ou não lembra direito clique aqui. Bom, nessa segunda parte nós veremos o que é avaliado em cada categoria, o que a academia leva em consideração na hora de escolher o vencedor. \o/


Filme
Para ser candidato, o longa deve ter mais de 40 minutos e ser exibido em 35 mm, 70 mm ou em formato digital em um cinema comercial da cidade de Los Angeles antes da meia-noite do dia 31 de dezembro. O filme deve ficar em cartaz por, no mínimo, sete dias consecutivos. Tem que render alguma grana né, ser conhecido... O básico.

Diretor
O diretor é responsável pela coordenação de todos os elementos do filme: artísticos, dramáticos e técnicos. Ele deve determinar o tom e o estilo do filme, combinados às ideias do roteirista e do diretor de fotografia. Além disso, ele comanda a atuação, gerencia as funções dos outros integrantes da equipe e dá o palpite final quanto aos efeitos especiais. É o cargo mais relevante, embora o diretor seja considerado um empregado dos produtores (que captam todos os recursos humanos e financeiros para a produção do filme). O diretor é o meio que chefe, ele que controla tudo e todos para que o filme seja no mínimo agradável.

Ator/Atriz e Ator/Atriz Coadjuvante
O principal é o protagonista e o coadjuvante é o secundário (que geralmente leva o prêmio por se destacar mais do que o principal). Na primeira etapa do processo de indicação, os membros do comitê de atores votam nos nomes mais elegíveis e decidem se tal ator/atriz deve concorrer à categoria principal ou coadjuvante. Tudo depende do número de votos que o nome recebe. O candidato também só pode ser indicado por um filme em cada categoria. São as categorias mais esperadas, juntamente com Filme, Diretor e Roteiro.

Roteiro Original
O roteiro funciona como um guia do filme por escrito, onde estão descritos passo a passo todas as cenas e falas dos atores, toda e qualquer ação que deva ser tomada. A obra escrita especificamente para ser exibida na tela do cinema é considerada original, ou seja, quando ela não se baseia em qualquer outra obra prévia.

Roteiro Adaptado
Trata-se de um roteiro baseado ou inspirado em obra literária, as famosas adaptações de livros, ou peça de teatro. Ganha o roteiro que melhor transpôs o texto da fonte original para a telona, porém isso não significa que o filme seja extremamente fiel. 

Edição
Os editores/montadores devem organizar a ordem das imagens que aparecerão no filme – já que as cenas não são filmadas em ordem cronológica – e ficam encarregados de excluir aquelas que não servem para nada. Muitas vezes a Academia dá destaque a filmes não lineares (como Brilho eterno de uma mente sem lembranças) ou que utilizam de montagem paralela (como é o caso de Amnésia), na qual o espectador acompanha duas sequências ao mesmo tempo.

Fotografia
O diretor de fotografia supervisiona o trabalho de câmera de um filme. É ele quem lida com os profissionais de iluminação, de gruas e trilhos, escolhe ângulos e enquadramentos - decisões que, frequentemente, os diretores dos filmes apenas ratificam.

Design de Produção (antiga categoria Direção de Arte) e Figurino
O diretor de arte, ou designer de produção, coordena o figurinista, o maquiador e o iluminador e é responsável pela parte visual do filme, idealizando os cenários e comandando a harmonia de tudo (o figurino não deve se destacar mais do que a cena em si, por exemplo). Para o figurino, as roupas devem ser desenhadas e pensadas originalmente para aquele filme. A Academia costuma valorizar os filmes de época, em que há pesquisa e avaliação da fidelidade da reconstituição.

Maquiagem e Penteado
São avaliadas alterações físicas faciais e corporais produzidas por meio de cosméticos, próteses e outros artifícios. O tratamento e os cortes de cabelo também entram na categoria. Com os recursos de computação gráfica cada vez mais utilizados, fica difícil saber o que ali é verdadeiro ou não. 

Trilha Sonora e Canção Original
A trilha sonora é composta pelo conjunto de músicas instrumentais exclusivamente criadas para o filme. Já canção original trata-se de letra + música também criada especificamente para o filme. A canção deve ser apresentada de forma clara e com certo destaque durante o filme ou deve ser a primeira a tocar logo após o fim, junto com os créditos finais.

Edição de Efeitos Sonoros e Mixagem de Som
O editor de efeitos sonoros coordena a equipe para a captação do áudio (mono, stereo e surround) durante a filmagem (som ambiente e diálogos dos atores) e a sincronia sonora durante a montagem. Também é responsável pela criação de ruídos que não existem na filmagem original e que são incluídos na pós-produção (popularmente conhecidos como sonoplastia). Já o técnico em mixagem deve reunir todos os sons – naturais ou artificiais, captados ou inventados – e misturá-los à música e à trilha sonora, de modo a encontrar o equilíbrio e a harmonia com a história de tudo o que é ouvido e falado.

Filme Estrangeiro
A Academia considera como estrangeiro as produções não faladas em inglês e realizadas fora dos Estados Unidos. Apenas um filme pode ser indicado por país e ele não precisa ser exibidos nos cinemas americanos.

Agora é só esperar pelas resenhas dos filmes e pela apresentação no dia 22 de Fevereiro
Créditos: Blog SeleçõesCinéfilosOmelete
Bastante coisa né! Também acho! hahaha Agora que você já sabe como identificar o que é avaliado em cada categoria, fica mais fácil você fazer seu bolão com os seus preferidos ♥ 

  • Share:

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Oiee ^^
    Ainda não vi os filmes que foram indicados ao Oscar deste ano, mas estou curiosa para ver a maioria deles e saber quem vai ganhar. Adorei o post :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na próxima semana começa a resenha dos filmes indicados, fica de olho ^^

      Excluir
  2. Adorei a segunda parte, Rosana. Algumas categorias eu já sabia, mas é sempre bom lembrar.
    Essa música está linda demais, ainda não consegui ver o filme :/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se a música tem chances de ganhar, mas estarei torcendo!

      Excluir