Resenha: As Palavras Secretas

By Monique Fonseca. - 10:27





Autor: Rubens Figueiredo
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009

Sinopse: Você já sentiu uma presença invisível às suas costas? Alguém que o acompanha sempre, sem se deixar ver? Já recebeu o anúncio da própria morte num saguão de aeroporto? Já ouviu falar da busca de um método anticoncepcional homeopático? Como na parábola dos pintores gregos citada no primeiro conto deste livro perturbador, os caminhos abertos pelas oito histórias aqui reunidas são como corredores de espelho, onde as saídas são ilusões que se refletem umas nas outras. Esses contos dão a pista para a entrada em um mundo secreto, onde o maior prazer é se deixar levar para dentro de um labirinto de enganos e surpresas superpostos.



O livro As Palavras Secretas contém Oito Contos alguns com temas parecidos e outros não,mas se eu pudesse resumir diria que esse livro fala sobre questões de identidade imitação e autoconhecimento, mas nas entrelinhas a impressão que me dá é a de estar decifrando enigmas, cada conto com algo em particular como se o autor estivesse escrevendo para mim, o que de certa forma estava.Não vou falar de todos os contos, mas darei mais detalhes de quatro contos que mais me tocaram que são: Os Distraídos; Enquanto a flecha Voa ;Sem os Outros e As Palavras Secretas.

No conto os distraídos, o protagonista sente uma presença junto a ele então busca encontrar essa presença constantemente sem se importar com que os outros pensam de sua distração ficando cada vez mais alheio ao mundo e cada vez mais distante das outras pessoas, aos poucos essa presença toma “forma” na vida dele se acentuando quando o protagonista se olha na vitrine de uma loja e percebe que a presença está ali, olhando para ele, sendo assim talvez a presença que ele procurava se tornou o eu verdadeiro que tanto queria encontrar.

“Enquanto a Flecha Voa” trata-se da suposta estabilidade que confiamos que a vida tem, esquecendo muitas vezes que ela totalmente caótica e mutável. Eunice a protagonista do conto trabalha a vida toda no mesmo hotel e mora na mesma casa, encontrando conforto na rotina e por ser assim ela se perturba com comportamento dos Viajantes que passam pelo hotel e acha que ela que eles não são felizes por estarem constantemente fugindo, ela tem medo desse movimento constante não apenas dos Viajantes, mas da sua própria vida os filhos se casam e saem de casa e o marido morre.

Por fim o hotel Grande símbolo de estabilidade da história e uma Âncora para Eunice, começa a decair e acaba falindo então Eunice acaba numa situação na qual tem que sair de casa sem nenhum destino se vê na posição de um viajante e para sua surpresa ela constata que não se sente triste por isso pelo contrário se sente plenamente em paz.

“Sem os Outros” conta a história de Joana que imita desde sempre sem nunca enxergar a si mesma.Primeiro imita seu pai,depois o seu irmão, depois o vizinho e assim por diante .Em todos os relacionamentos ela absorve as habilidades e a personalidade da pessoa no entanto ela descarta todas essas habilidades e a própria pessoa para imitar um outro alguém.Ou seja ela não se apropria de nenhuma dessas habilidades a longo prazo fica em um constante ciclo vicioso pulando de um homem para outro, sempre sendo ela a abandonar esses relacionamentos,sejam fraternais,sejam amorosos.

No entanto algo se altera no padrão pois ao invés de ser Joana abandonar,o seu segundo marido a abandona, então pela primeira vez ela se vê sem ninguém para imitar percebe por alguns instantes como seria ser ela mesma, mas tomando consciência que não queria ser alguém de verdade ela prefere continuar a imitar, continuar a fingir.

E por último As Palavras Secretas é o conto que dá título ao livro, e é um dos melhores que eu já li na vida.O jovem Matias é fascinado pela história do eremita que sabe ler se alimenta de neblina e é tão leve que não deixa pegadas.Matias vive a procurar o eremita mas nunca o encontra, ele observa qualquer coisa que faz vapor aprende a ler e começa a fumar como uma metáfora para neblina, até que chega um ponto que ele sente tamanha raiva por sua busca infrutífera que se afasta da sua natureza bondosa.Um dia ao ir fazer uma tarefa para o pai guiando as cabras pelo Deserto ele se depara com desfiladeiro que todos os viajantes eram orientados a não ir,no entanto ele se aproxima e entra em uma gruta lá encontra uma inscrição gravada na omoplata de um boi com as seguintes palavras: “Estas são  suas palavras secretas”.

Posteriormente depois que ele opta por abandonar a civilização em que se encontra entra na gruta e escreve essas mesmas palavras, então ao sair ele caminha se alimenta de uma névoa e ao olhar para trás nota que não deixou pegadas, havia se tornado um eremita.


  • Share:

You Might Also Like

1 Comentários