Ponte para Terabítia, por Katherine Paterson

By Rosana - Tudo que Motiva - 10:00

Olá pessoas, tudo bem?

Lembram desse post que eu falo sobre os filmes que eram livros e eu não sabia?! Pois então, após muito tempo resolvi começar a ler os livros daquela postagem. Da lista de cinco, só falta eu ler três, que são AS CRÔNICAS DE SPIDERWICK e ONDE VIVEM OS MONSTROS, mas logo eu chego lá.

Enfim, como achei que seria interessante, resolvi trazer a resenha e o livro escolhido da vez foi "Ponte para Terabítia" e devo dizer que o livro me surpreendeu, apesar de um infanto-juvenil. A adaptação não é ruim, mas convenhamos que o livro é bem mais cheio de detalhes né.

O livro vai ter como protagonista o Jess, ele é o único filho menino de sua família. Ele mora com seus pais e mais quatro irmãs, duas que são insuportáveis e vivem pegando no pé dele, uma que o idolatra e a mais novinha que não se importa tanto com ele. Seu pai está sempre trabalhando e sua mãe sempre doente.

Jess nunca teve muitas ambições e não gosta muito de estudar, entretanto ele tem duas paixões na vida. Correr e desenhar. Já que ele não pode dizer abertamente que desenhar é sua paixão, ele tenta sua segunda paixão, que é correr.

Tudo parece estar indo de acordo com o planejado, até uma nova família mudar para a casa vizinha de Jess. É aí que ele acaba conhecendo a Leslie, ela é uma garota cheia de vida e com uma imaginação muito fértil. Demora um tempo, mas Jess e Leslie acabam tornando-se amigos e aí que o reino de Terabítia começa a tomar forma.


 "Ponte para Terabítia" não vai apresentar um mundo cheio de detalhes como Nárnia e nem mostrar um faz de conta. O livro não tem muitos segredos, ele trás a vida real de duas crianças na escola que passa por problemas com a família e tenta achar uma válvula de escape no mundo da imaginação.

A amizade entre Jess e Leslie é sincera e profunda. A autora consegue fazer com que ficamos interessados nessa amizade. É uma leitura fácil, rápida e que te comove. Garanto que não importa a fase da vida que você está, o livro vai mexer com você de alguma forma. 

Se você já assistiu ao filme e não gostou, recomendo que você leia o livro. A adaptação ficou bem boa, mas acredito que a leitura acrescentará mais conteúdo.  Gostei bastante de ler, não sei ainda se virou favorito, mas posso afirmar que o livro ganhou meu coração.
   

 Título original: Bridge to Terabithia
Autora: Katherine Paterson
ISBN-13: 9788516050528
ISBN-10: 8516050521
Ano: 2006
Páginas: 160
Editora: Salamandra

  • Share:

You Might Also Like

11 Comentários

  1. Oi Rosana, alguns livros são realmente tão bem escritos que nos envolvem completamente e não importa a idade do leitor, ele vai sair super encantado com o universo que foi desenvolvido e por tua resenha deu pra perceber que é isso que acontece com essa história :) Fiquei curiosa pra ver o filme e ler o livro ;)

    ResponderExcluir
  2. Sabia que existia um livro desse filme, mas nunca tive muito interesse em procurar. Parece ser bem bonito, tem a ideia do que o filme passou, de crianças com problemas e uma bonita amizade surgindo. Acho que iria gostar de ler, ainda mais porque esse filme era meu queridinho na infância ^^

    ResponderExcluir
  3. Rosana!
    Não assisti o filme e não li o livro ainda, porém gostei da forma como os pequenos protagonistas tenham superar seus problemas familiares se utilizando do mundo de fantasia para empreenderem sua fuga da realidade.
    “O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no papai noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único salvador!” (Andréia Godoi)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme faz algum tempo, e me lembro de ter amado, chorei muito, e depois assisti de novo e de novo. Também não sabia que tinha o livro, e quando comecei ler o post fiquei bastante surpresa. Claro, que o livro deve ser bem mais rico em detalhe, e de aprofunda muito mais a questão da fantasia. Enfim, quero muito ler o livro!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosana...
    Há pouco tempo descobri que esse filme era uma adaptação... Gostei bastante do filme, mas ainda não tive oportunidade de ler o livro... Espero poder ler em breve... E como você, aposto que vai ganhar meu coração...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Não conhecia nem o filme e nem o livro, mas gostei bastante da premissa da história, gosto bastante de livros que me deixam emocionada ou que me faz refletir de alguma maneira, então acho que nem preciso dizer que irei ler/assistir.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  7. Como você, eu não sabia que Ponte para Terabítia tinha livro, já assisti o filme e gostei, sem dúvidas o livro sempre tem mais detalhes, e sempre é melhor, então pretendo ler Ponte para Terabítia.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei sabendo esses dias que esse filme é adaptado de um livro :o Mas eu confesso que apesar de ter gostado do filme a primeira vez que assisti,já não aguentooo mais ele kkk por causa do meu irmão,pois pensa numa pessoa que gosta desse filme,de todas as 200 vezes que foi reprisado na tv meu irmão assistiu,então eu meio que já enjoei das vezes que assisti com ele. Masss enfim,eu gosto muito do enredo desse filme ,e a amizade que eles constroem durante a trama É a coisa mais fofa né? Eu adoro filmes com prÉ-adolescentes,e achei a atuação deles muito boa. Mesmo não sendo fã de algo mais do gênero fantástico,eu fiquei super envolvida pelo filme por isso tb. A única coisa que me decepcionou foi o final..Eu nÃo tenho coração p/ essas coisas,e toda a vez que assisti eu sofri :(

    O livro imagino,deve ser bem mais maravilhoso que o filme,sempre é assim,o livro têm mais detalhes e conteúdo,salvo algumas exceções,mas acho que se eu lesse eu sofreria mais pelo final,com certeza deve ser mais emocionante e daí meu coração num guenta :/
    Mas meu irmão tá doido p/ ler,vamos ver o que ele acha!

    ResponderExcluir
  9. Já assisti o filme e gostei, mas não tanto assim pra ter vontade de ler o livro. Sei que o livro com certeza é melhor que o filme e pela sua resenha acho que vale a penas ler, mas ainda não sei se realmente lerei.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rosana!
    Eu assisti o filme quando era mais nova e não fazia ideia de que havia um livro... Também achei bem bobinho, não faria tanta questão de ler o livro, apesar de acreditar que deve ser mil vezes melhor. Acho muito fofinho esse personagem do Josh Hutcherson!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Faz um tempo que vi que o filme Ponte para Terabítia tinha um filme, mas nunca parei para ler sobre o que era o livro, assistir ao filme faz um bom tempo e ele me emocionou muito, a historia é linda e toca muito a gente, porem não sei ainda se irei ler o livro, pois mesmo tendo adorando o filme é essa carga de sentimentos que ele, não é o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir