[Descobrindo Séries] Dirk Gently's Holistic Detective Agency

By Juliana Rovere - 12:20

Oi gente! Ando toda enrolada para assistir as séries por conta de trabalho. Mas hoje a dica é do blog parceiro Falando Série, falando de uma para vocês com o Harry Potter Daniel Radcliffe. Beijos!





Dirk Gently’s Detective Agency inspira-se no livro de mesmo nome do autor estadunidense Douglas Adams. Talvez você tenha ouvido falar dele – o cara escreveu a série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” entre os anos '80 e '90. Enfim, se você não conhece nada da mente de Adams, um conselho: be-freaking-ware. É loucura na sua forma mais pura. E cativante.

Os escritores da série certamente fizeram jus à Adams.

Nossa história começa com Todd Brotzman. Brotzman trabalha como carregador em um hotel. Ou melhor, trabalhava. Em um único dia, seu locatário destruiu seu carro devido aos seus aluguéis atrasados, ele foi demitido e se tornou o suspeito no1 no homicídio do milionário Patrick Spring.

Se você, assim como Brotzman, acha que esse é o fundo do poço, está redondamente enganado. Pouco depois, ele conhece Dirk Gently.

E aí as coisas ficam ainda mais estranhas.

"Todd! Empurra meu bumbum!"
Um detetive holístico. Pelo menos, assim se autodenomina o britânico com um senso estético curioso. O único do mundo, diz ele. Para solucionar seu último caso, no entanto, Gently está em busca de um assistente. E Brotzman é per-fei-to, segundo Gently, para o cargo. Juntos, eles vão descobrir o assassino de Patrick Spring! Isto é, se Brotzman não tivesse dito não à oferta.

Dirk Gently, no entanto, não se deixa desanimar. Então, Todd Brotzman se vê no meio de um homicídio cada vez mais surreal, circundado de eventos (e indivíduos) cada vez mais bizarros. Mais tarde, também conhecemos Farrah Black, guarda-costas de Lydia Spring, e Amanda Brotzman, irmã mais nova de Todd Brotzman.

As duas acabam tornando-se essenciais à trama.

Simultaneamente ao desenrolar do núcleo Gently-Brotzman, temos outro núcleo interessante: o da assassina holística Bart Curlish (e seu relutante assistente / vítima, Ken).


Coincidência? Não. Curlish é o exato oposto de Gently. Entretanto, ela usa um pretexto similar ao do detetive para explicar suas ações. O encontro entre os dois, óbvio, é inevitável. Até chegarmos nesse ponto, porém, o pobre Ken irá passar por muitas situações periclitantes. E traumatizantes. Mas é interessante observar o desenrolar do relacionamento dos dois.

Personagens recorrentes tornam-se extremamente importantes no decorrer da trama. Na realidade, se existe uma característica marcante dessa série, são os personagens secundários. Eles não só oferecem alívio cômico como também aumentam a intensidade dos momentos dramáticos e esclarecem dúvidas cruéis. Honestamente, são tão bons quanto os protagonistas!

Coronel Scott Riggins e o Sgt. Hugo Friedkin, por exemplo, ficam de olho em Dirk Gently. Assim, conhecemos mais do passado do detetive, entre outros (ta-dan-dan-dã).

Se, a princípio, Dirk Gently’s Detective Agency parece mais uma série besteirol, o desenrolar da trama e o desenvolvimento de vários personagens (em especial, Brotzman, Gently e Curlish) demonstra justamente o contrário. Você vai ficar muito confuso, é verdade. Mas, no final, tudo faz sentido (lembre-se: está tudo conectado). Além disso, o season finale vai te deixar maluco.

Se nada disso te convenceu a assistí-la, saiba que tem um corgi muito fofo (e relevante!) na série.
BBC America já renovou a série em Novembro de 2016. A 2ª temporada, com 10 episódios, deve estrear em 2017 na Netflix e na TV.



Thaís Cabral - Estudante de Publicidade, pseudo-escritora, leitora compulsiva e chocólatra. Gosto de séries de TV (americanas e/ou britânicas), filmes e anime/mangá.

  • Share:

You Might Also Like

13 Comentários

  1. Ju, eu já assisti essa temporada e estou ansiosa para o lançamento da próxima.
    A série, é sim, um pouco confusa, mas no final tudo se encaixa e assim compreendemos aquelas cenas que algumas vezes ficávamos confusos.
    Vale muito a pena assistir. Gently é muito divertido!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Juliana, há algum tempo eu ouvi falar muito sobre esse seriado, mas na época não tive muito interesse em assistir. Porém, lendo o resumo da trama, eu achei bem interessante. Você me deixou muito curiosa!! Vou assistir também.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oii! Já ouvi fla, não vi ainda, pois qro saber mais um poko, não me interessei mto ainda...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, nossa fico tão maravilhada com cada serie nova que acabo conhecedo..achei super legal esse...já tinha visto ele porém não tinha assistido!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi falar da série, mas sabe ainda não fui convencido a assistir! Fico com preguiça... kkkk
    Gostei muito do post, me ajudou até uma ideia geral mais ampla do que até então eu sabia. Mas, fiquei como uma dúvida, o Daniel Radcliffe faz parte do elenco da série? Mas não é esse cara que está no poster é? Pois ele é o Frodo do Senhor dos Aneis kkkkk

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Confesso que é a primeira vez que vejo falar dessa série.
    mas já estou curiosa, kkk.
    Quanto aos elenco eu não faço a minima ideia de quem seja kkkkk, nunca consigo prestar atenção nessas coisas e por nome sou pior ainda.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Juuh!
    Um filme baseado em um livro do Douglas Adams só poderia dar algo bem cômico, porque ele tem um jeito diferenciado na escrita e na formação das personagens dele e no final, nos acabamos de tanto rir.
    Bom ver que a adaptação para série foi bem embasada.
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju....
    Ainda não tinha ouvido falar dessa série, mas já fiquei super curiosa para assistir... Parece ser aquele série que não deixamos de lado enquanto não terminamos de assistir o último episódio... Título anotado e com certeza vou assistir em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Adoro séries, mas essa não me chama a atenção. Já li a respeito dela, acho interessante, mas ainda não deu vontade de assistir. Quem sabe em outro momento.
    Valeu a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que essa série não chamou muito minha atenção. To com a grade lotada e não da pra acrescentar mais nada KKKKK

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li os livros do Douglas Adams, mas está na minha lista de futuras leituras. Fiquei sabendo sobre essa série a cerca de uma semana atras e já coloquei ela na minha lista, só não comecei a assistir ainda por que estou assistindo outras mas assim que terminar começo essa, parece ser o tipo que eu gosto de assistir.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Vi muitos cometários positivos sobre essa série e parece que os fãs dos livros gostaram, estou bem curiosa para assistir, parece ser uma história doida, mas que faz sentido e nos conquista !!

    ResponderExcluir