Fragmentado, 2017.

By Juliana Rovere - 14:21

Há umas duas semanas assisti ao filme "Fragmentado" e só pensava em vir dividir com vocês. Li pouco sobre o mesmo antes de ir, só sabia que um cara tinha 23 personalidades. Mas é difícil encontrar uma pessoa que não saia do cinema reflexivo e eu diria até perturbado.


Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.
O filme já começa nos apresentando a três adolescentes e logo em seguida ao sequestro delas por Kevin. Sem entender muito (nem elas e nem nós) percebemos uma característica do sequestrador: o TOC por limpeza. Logo depois, o vemos em uma psiquiatra, mas com um outro jeito, mais afeminado, já é a segunda personalidade. A Drª em questão, Karen Fletcher, estuda os desvios de identidade de seus pacientes e de acordo com seus registros, Kevin apresenta 23. A história se passa então, no suspense da Drª descobrir que ele sequestrou as meninas e nas tentativas, todas frustradas, de fugas delas. Conhecemos mais profundamente, a personagem Casey, através de suas memórias, que vão nos dando peças para compor o seu quebra-cabeça e desvendar seu passado, que acaba sendo ligado a Kevin. Não no sentido de se conhecerem, mas de já terem passado por algo parecido.

Resultado de imagem para fragmentado meninas



Resultado de imagem para fragmentado gif

O Kevin em si só conhecemos no final e por poucos minutos, as personalidades que mais se destacam são o Dennis, que sequestrou as meninas, tem mais força e o toque. Barry, que é estilista e gay,  com uma crise existencial, Patrícia, que é MULHER, fanática religiosa e comanda junto com o Dennis o sequestro e Hedwing que tem apenas 8/9 anos. Sim, é explicado pela Drª Fletcher que as personalidades têm o poder de mudar fisiologicamente o paciente e não somente psicologicamente.  É
Hedwing que vai nos entregando o grande plano dos "cabeças", é ele que consegue assumir o controle dos outros e por isso sabe dos planos. Também deixa escapar sobre uma fera, algo que está para chegar na personalidade de Kevin e confirmar mais ainda a tal mudança fisiológica! Sobre a atuação: Se James não ganhar o Oscar eu juro que não entenderei a premiação. É louco demais cada personalidade, mas ele faz com tanta maestria, que em determinada cena que vai alternando entre eles, sem troca de figurino, sem aviso, conseguimos notar na hora quem está assumindo o controle. No mais, o ator em Orphan Black (aquela série sobre clones que já indiquei aqui) faria um estrago, uma atuação de monstro.

Resultado de imagem para fragmentado gif

Resultado de imagem para meninas fragmentado

É interessante pensar em como a mente humana é bem trabalhosa, mesmo que o diretor mescle um pouco de sobrenatural em "Fragmentado", o que martela na nossa cabeça é até que ponto nos dizemos sãs, até que ponto quem é "louco" não é o "são". Um suspense de tirar fôlego, com excelentes atuações e coisas para se pensar. Intrigante, o diretor M. Night Shyamalan de filmes como "O sexto sentido" e "Sinais" parece ter voltado a sua "praia" com esse filme. Espere para muitos close-ups.  E eu ainda vou além em mais uma reflexão: a solidão da Drª. Sem spoilers, digamos apenas que ela é uma mulher que se dedicou ao seu trabalho, pacientes, mas que vive sozinha e que poderia ter tido uma ajuda no caso de Kevin. Para saber como acaba, assistam! Super indico!

Besos


PS: Cenas cortadas e um final alternativos estarão no DVD do filme, e embora não mudem muito na história é bem legal para se pensar como as mentes por trás pensaram e montaram o enredo todo.

PS2: E se a força da sua mente fosse tão forte a ponto de promover mudanças biológicas no seu corpo? O argumento do diretor é acadêmico, ele diz que se inspirou em estudos reais da psicologia.

PS3: O filme é um Thriller psicológico, com clímax e anticlímax. Para que gosta do gênero, espere por uma ou duas conexões com outros filmes.

PS4: E as outras personalidades?? Através de vídeos, conseguimos ver mais alguns. Pasmem! Tem até um diabético fazendo uso de insulina.

Resultado de imagem para fragmentado patricia


Data de lançamento 23 de março de 2017 (1h 57min)
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley mais
Gêneros Suspense, Fantasia, Terror
Nacionalidade EUA

  • Share:

You Might Also Like

21 Comentários

  1. Fragmentado parece ser um thriller psicológico fascinante e de certa forma, perturbador ao meu ver. Vi o trailer quando lançaram e até hoje ainda não me decidir se irei assistir. De qualquer forma, foi bom ler a sua crítica e saber um pouco mais sobre essas diversas personalidades do personagem. Muito intrigante!
    Bjos, Ju!

    ResponderExcluir
  2. É um filme pra lá de diferente, rs. Admiro quem tem o talento de pensar e criar algo assim. Claro que, com todos os seus comentários e o trailer eu fiquei bastante curiosa. Sempre gostei de filmes assim e dessa forma estou continuamente em busca de dicas. O sequestro e as extraordinárias personalidades do personagem intrigam qualquer pessoa a assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diretor teve uma boa sacada mesmo. E não escrevi na resenha mas esse filme tem relação com um outro dele, Corpo Fechado. E já anunciou uma terceira parte!!!
      Bjs

      Excluir
  3. Eu tenho que confessar que tive que pular alguns parágrafos do texto, porque sentir que ele entregava algumas coisas que eu só queria descobrir quando ver o filme kkkk
    Mas, entendi o seu fascínio pelo filme! Eu vou assistir e em breve volto aqui para dizer o que eu achei.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha desculpa!! Tento não dar spoilers mas ás vezes é difícil né? Bjs!!!

      Excluir
  4. Oi Ju.
    Achei muito interessante o enredo desse filme, meu deus eu preciso assistir.
    O fato dele ter tentas personalidades me conquistou, nunca li ou assistir um filme com uma premissa como essa, ou até mesmo parecida e eu não poderia deixar passar essa oportunidade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju...
    Ainda não tinha ouvido falar desse filme... Mas já fiquei super curiosa para assistir... Um cara com 23 personalidades e uma história que te prende do início ao fim... Com certeza vou assistir esse filme... Adorei a dica!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já vi o trailer desse filme, confesso que fiquei bastante confusa com essa historia de personalidade mas acho que entendi um pouco sua resenha, só que pra mim parece mais um cara psicopata, eu acho...tentarei assisti ele pra entende melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um distúrbio. O diretor se utiliza um pouco do fantástico, ou seja, algo que não vemos na realidade, mas distúrbio de identidade é real sim.
      Bjs

      Excluir
  7. Juuh!
    Li um livro na faculdade que chamava Sybill da Flora Rheta Schreiber, onde a protagonista tinha 16 personalidades diversas e passou por tratamento para unir todas em uma, foi um caso real e que me deixou bem impressionada na época.
    Ver um filme que aborda a mesma temárica e com um personagem que tem ainda mais personalidades deturpadas do que Sybil, me deixou com muita vontade de assistir, princiaplemtne porque acredito que a interpretação do James McAvoy deve estar magnífica.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rud. A atuação dele está incrível. Não conhecia esse, vou pesquisar!
      Beijão

      Excluir
  8. Oii Juuh!! Qro ver esse filme, parece bom, vou tentar ver esse fim de semana!
    Qria ler o livro, mas não vou conseguir segurar a curiosidade rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    A proposta do filme é diferente e ousada. Nunca assisti o li algo nesse estilo, mas fiquei curiosa.
    E como você indica, vou assistir.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  10. Esse filme é bem diferente, ainda fala de alguem com 23 personalidades, isso é bem complicado, fiquei curiosa e vou ter que dar um conferida nesse filme. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Estou vendo muitos comentários positivos sobre esse filme, e quando soube mais sobre a história fiquei bem interessada, pois é preciso um grande talento do ator para conseguir nos tra zero 23 personalidade, quero muito assistir !!

    ResponderExcluir