Mapas mentais, Tony Buzan com Chris Griffths

By Juliana Rovere - 16:10

Olá!! A resenha hoje é um pouco diferente. Não trouxe uma obra literária, mas um livro que, para quem tem mente que não para, certamente ajudará muito. Os mapas mentais (para negócios ou não) já estão sendo falados há algum tempo por aí, então quando vi o lançamento da Editora Cultrix, do Grupo Editorial Pensamento, não pensei duas vezes e quis saber melhor. Vamos lá?



Tony Buzan, o mais proeminente autor mundial de Mapeamento Mental, ao lado de Chris Griffiths, cofundador e CEO da Buzan Online Ltd., vai lhe mostrar como aplicar Mapas Mentais a qualquer desafio ou meta empresarial – desde o gerenciamento de projetos e vendas até estratégias de liderança. Usado por empresas do mundo inteiro, entre elas, De Beers, Disney, Microsoft e até a NASA, para criar, liderar, planejar, apresentar soluções e fazer apresentações, os Mapas Mentais podem ajudá-lo a resolver problemas, descobrir novas maneiras de trabalhar, traçar planos de negócios, reestruturar sua equipe e muito mais.

 Escolhi o livro por ter em mente vários projetos e assim como a maioria das pessoas, não sei bem como colocá-los em prática. Tony Buzan é "o cara" do mapeamento mental, mas afinal o que é isso? Um mapa mental é uma forma de organização daquelas ideias soltas, fragmentadas. É um diagrama para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. Perfeito para quem se enrola na hora de esquematizar tudo que sai da cabecinha, ou seja, da mente e por isso ele é mental.

Desde a alvorada da civilização, o mundo passou por uma série de "revoluções da mente, cada uma delas mais breve que a precedente, e cada uma causando mudanças colossais na maneira de trabalharmos, fazermos negócios, pensarmos e vivermos. (Pág. 22)

Como um desenho mesmo, o mapa mental começa com um centro, onde vão sendo "puxadas" as informações referentes ao projeto. Tony dá muitas dicas nesse livro, junto com Chris Griffith, começando com a cor/desenho dessa ideia "central", passando por  tamanho de linhas as quais as palavras devem estar escritas e até o uso de letras maiúsculas  e minúsculas. Mas, apesar de várias dicas, Buzan deixa claro que cada mapa deve ter o estilo pessoal do mapeamento da mente da pessoa. Afinal, cada um pensa de um jeito, certo


Sobre a edição, a Cultrix está de parabéns, o  livro é cheio de cores, tabelas, mapas como exemplos e muito didático, não precisa ser um craque nos negócios para entender de cara. "Mapas mentais" é uma forma de estudo, de organização e um método que já foi utilizado por grandes empreendedores. Então, se você tem umas ideias soltas, não deixe de se informar e juntar tudo, para ter o seu projeto fora do papel.

  • Share:

You Might Also Like

9 Comentários

  1. Oi Ju!!
    Pra quem curte dicas para negócios o livro é recheado de informações.
    Dessa vez não é um gênero que curto ler, então, passo a dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá !!
    Esse tema é bem incomum e bem interessante.
    Mas nao é meu tipo de livro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei do livro, parece ser aqueles que estará dando dicas de muitas coisas para você, mas não é muito o estilo que leio mas seria muito interessante conhecer mais.

    ResponderExcluir
  4. Acho que mapas mentais são uma ótima opção. Principalmente para os estudos.
    Não conhecia esse livro.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Aline! Não tinha pensado por esse lado dos estudos. Uma boa mesmo!
      Beijoos

      Excluir
  5. Ju!
    Embora seja um livro voltado mais para o empreendedorismo, deve ser muito interessante poder conhecer uma forma de organização mais elaborada para organizar as ideias e colocá-las em prática e pelo visto, o livro traz esquemas de formas lúdicas que facilita ainda mais o entendimento.
    Desejo um mês repleto de realizações e um ótimo final de semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir