[Resenha] Os Homens Explicam Tudo Para Mim

By Cássia - 09:00

imagem: Cássia Lessa


Olá pessoal! Hoje trago a resenha do livro que recebemos em parceria coma editora Cultrix. Os Homens Explicam Tudo Para Mim é da autora Rebecca Solnit, conta com nove ensaios sobre o feminismo escritos dentro de 204 páginas.
Sinopse: Em seu ensaio icônico “Os Homens Explicam Tudo para Mim”, Rebecca Solnit foca seu olhar inquisitivo no tema dos direitos da mulher começando por nos contar um episódio cômico: um homem passou uma festa inteira falando de um livro que “ela deveria ler”, sem lhe dar chance de dizer que, na verdade, ela era a autora. A partir dessa situação, Rebecca vai debater o termo mansplaining, o fenômeno machista de homens assumirem que, independente do assunto, eles possuem mais conhecimento sobre o tema do que as mulheres, insistindo na explicação, quando muitas vezes a mulher tem mais domínio do que o próprio homem. Por meio dos seus melhores textos feministas, ensaios irônicos, indignados, poéticos e irrequietos, as diferentes manifestações de violência contra a mulher, que vão desde silenciamento à agressão física, violência e morte. Os Homens Explicam Tudo para Mim é uma exploração corajosa e incisiva de problemas que uma cultura patriarcal não reconhece, necessariamente, como problemas. Com graça e energia, e numa prosa belíssima e provocativa, Rebecca Solnit demonstra que é tanto uma figura fundamental do movimento feminista atual como uma pensadora radical e generosa. 
"Foi um jogo crucial na Copa do Mundo das Ideias. As duas equipes lutavam furiosamente pela bola. A equipe feminista, toda composta de estrelas, tentava repetidas vezes chutar a bola entre os dois postes marcados como "Problemas Sociais Generalizados", enquanto o time adversário, com pessoas da mídia dominante e com fulanos dominantes, se esforçavam para chutar a bola na rede de sempre, chamada "Evento Isolado". Para evitar que a bola entrasse na rede, o goleiro do time dominante ficava gritando e repetindo "Doença mental!"."

imagem: Cássia Lessa

Opinião: Os Homens Explicam Tudo Para Mim é aquele livro para você entender que sim, você como mulher, precisa do feminismo. Rebecca Solnit trata do assunto com uma leveza incrível, aos mesmo tempo em que ela nos apresenta situações tão comuns do nosso dia a dia e que muitas vezes não percebemos que essas situações são machistas, ela também traz situações inusitadas, como a festa em que ela foi que gerou o ensaio e o livro "Os Homens Explicam Tudo Para Mim". 

Apesar de toda essa leveza, Rebecca trata do assunto de uma forma também séria, ela inclui muitas estatísticas assustadoras no seu livro, o que gera muita credibilidade para autora pois mostra que ela sabe do que está falando, e também assusta quem lê, pois os números são quase que inacreditáveis. 

Rebecca escreve de uma forma que parece uma amiga conversando com outra amiga, isso torna a leitura prazerosa e rápida. Essa foi, de fato, uma leitura que enriqueceu muito o meu repertório cultural e me alertou para situações que antes passavam em branco. Os Homens Explicam Tudo Para Mim é um livro que toda mulher deveria ler, sendo ela feminista ou não.

  • Share:

You Might Also Like

11 Comentários

  1. Oi Cássia!
    Gostei do livro, mas não mto meu estilo, mas vou anotar a dica e esperar uma oportunidade pra conhecer mais sobre o assunto...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é bom lermos algo que não é no nosso estilo

      Excluir
  2. VOCÊ NÃO PODE PERDER
    ------- promoção para blogueiras
    Pacote para Blogger (layout + capa para rede sociais + Instalação + logomarca) APENAS R$50
    📣Está rolando sorteio também !

    Email : conceitodesenvolvimentoweb@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cássia!
    Acho importante a abordagem desse tema, porque vivemos durante toda a vida, participando e sendo estimuladas ao comportamento machista, quando devemos mostrar que as mulheres são tão ou mais capazes que os homens e ver o feminismo abordado de forma tão específica, inclusive com estatísticas, torna o livro ainda mais crível.
    Semaninha alegre e feliz!
    “No fundo, morrer não seria nada. O que não suporto é não poder saber como terminará.” (A. Amurri)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia este livro, eu ainda não li livros com o tema feminismo, mas achei bem interessante este livro, e fiquei bem curiosa para conferir a história dele, gostei de sua resenha e adicionei Os Homens Explicam Tudo Para Mim em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Oiii...
    Acho que esse livro vem meu que pra explicar realmente o que se ser feminista e o pq vc deve ser...estou bem curiosa também pq não conheço muito de estatísticas sobre esse assunto...vou ler esse livro sem sombra de dúvidas...otima resenha...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você provavelmente terá uma leitura muito proveitosa

      Excluir
  6. Oiii...
    Acho que esse livro vem meu que pra explicar realmente o que se ser feminista e o pq vc deve ser...estou bem curiosa também pq não conheço muito de estatísticas sobre esse assunto...vou ler esse livro sem sombra de dúvidas...otima resenha...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu não tinha conhecimento desse livro, mas gostei muito do tema que é abordado nele. Provavelmente eu leria, com certeza seria uma ajudar e também abrir os olhos para esses tipos de acontecimentos.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir