1º Concurso Literário Internacional- Editora Illuminare

By Juliana Rovere - 10:00

Olá pessoal,

    Hoje venho divulgar um concurso literário, o qual está sendo organizado pela nossa parceira Editora Illuminareuma ótima oportunidade de publicação para novos talentos da literatura.




1º Concurso Literário Internacional “Escritores Malditos” é uma iniciativa cultural e literária da Editora Illuminare – Rio Grande do Sul – Brasil.

O termo “Escritores Malditos” foi cunhado para identificar autores de obras censuradas em sua época devido ao caráter forte, “sujo”, dramático e/ou aterrador. Esses autores, com o passar do tempo, foram obtendo reconhecimento, mas somente muitos anos após sua publicação, devido à forte censura de obras que, no geral, não promoviam “bem-estar público”. Com o passar dos tempos, os “Escritores Malditos” foram se tornando ícones da amplitude e modificação de gêneros e estilos literários, considerados, pós-morte, como
influentes e significativos para a realidade social crua e nua.


Quem pode participar?

   
Brasileiros e estrangeiros maiores de 16 anos com envio de textos em português;
Qual a temática?

Entende-se por conto, a narrativa curta de um fato fictício, com tema único, espaço e tempo limitados e com número reduzido de personagens. 

O tema deve EXCLUSIVAMENTE dentro dos gêneros considerados malditos através dos tempos (censurados em diversos períodos históricos), como por exemplo: terror, horror, drama, humor negro e/ou suspense com finais imprevisíveis e impactantes.

Entende-se por crônica texto com narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica de um único momento ou dia.

Uma crônica deve expor acontecimentos corriqueiros e triviais. Para esse concurso a crônica deve ser EXCLUSIVAMENTE de humor negro contando, por exemplo, com crítica social, um impasse no trânsito, uma discussão em uma fila de banco, uma cobrança de imposto indevido. O objetivo dessa crônica em especial é evidenciar o lado cômico e trágico da sociedade atual.

Como faço para me inscrever?

A inscrição será efetuada mediante o envio dos arquivos abaixo indicados para o e-mail escritoresmalditos2016@gmail.com. O envio deve ser feito rigorosamente seguindo as normas abaixo:

1. Arquivo com o texto, nome completo e pseudônimo;
2. Arquivo com minibiografia de até 300 caracteres com espaço.
3. Arquivo com endereço completo, identidade, cpf e naturalidade.

No assunto do e-mail deve ser colocado o título CONTO MALDITO ou CRONICA MALDITA – somente. Se o candidato for participar das duas categorias, deverá fazer dois envios separados. Ambos com os três arquivos acima.

Os autores Illuminare também podem e devem se inscrever (basta adicionar "ILLUMINARE" ao conto).

Eu amei a ideia e estou pensando em enviar. Quem mais?

Besos!

  • Share:

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Oi Ju que idia incrivel boa sorte pra você se você for participar bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju...
    Eu achei fantástica essa ideia da editora, mas não sei se conseguiria fazer algo nesse estilo... Quem sabe... Se você for participar, boa sorte!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante dessas antologias, e é uma ótima opção para os autores iniciantes, porém, não tenho conto nenhum pra enviar kkkk
    bem que eu queria, mas mal to escrevendo minitextos kkkk
    bjoss e boa sorte para quem enviar!!

    ResponderExcluir