O Fantasma de Anya, Vera Brosgol

By Rosana - Tudo que Motiva - 10:00

Olá pessoas, tudo bem?

Acho que voltei a ter gosto pela leitura de HQ's e Quadrinhos. Hoje vou falar um pouquinho sobre a HQ "O Fantasma de Anya", no começo pode parecer uma leitura normal, mas conforme a leitura vai fluindo, você vai percebendo o tom meio sombrio e levemente sinistro por trás. 


Anya é uma adolescente russa que mora nos Estados Unidos com a sua mãe e irmão. Apesar de ser uma jovem imigrante, ela tenta a todo custo se misturar. Após muitos anos de bullying, a coisa parece estar dando certo, claro que do jeito dela.

Anya tem todos os problemas de uma jovem adolescente, problemas com auto estima, insatisfeita com seu peso, sua família, religião e seu sotaque - que estudou arduamente para perder. Certo dia, quando andava por aí pensando na vida, ela cai em um buraco e fica presa lá, sem ter como sair.


Dentro do buraco tem um fastasma. Tal fantasma tem um nome, é a Emily Reilly que vive ali há 90 anos, porém ela não consegue ficar longe de seus ossos e encontra na Anya a oportunidade para sair e explorar o mundo.

No começo Emily mostra-se super solícita e dedicada à essa nova amizade. Ela ajuda Anya com as provas, com as amizades e até a conquistar o crush. Conforme a vida na escola vai acontecendo, Anya promete ajudar Emily a resolver seu passado. No entanto, quanto mais Anya tenta ajudar, mais Emily a afasta e aí que pecebemos que esse fastaminha não é tão camarada assim.


Gostei do jeito que a autora retrata os problemas da adolescência e até a sutileza ao tratar do bullying e preconceitos, o quão difícil é ajustar-se à uma realidade diferente da sua. Acredito que não seja um livro para crianças, por tratar de um tema mais pesado e até um pouco sinistro. Penso que a leitura deva ficar para o público jovem adulto.

As ilustrações é um show à parte, como eu disse, o toque sombrio dá um charme à leitura. Os traços são apaixonantes e é uma leitura super rápida. Como lição de moral, é aquela velha história, não precisamos mudar pelos outros, temos que acreditar em nós mesmos e sermos autênticos, independentemente da situação.


Na orelha do livro diz que a autora participou do storyboard de Coraline, então provável que, se você leu Coraline, você vai sentir uma certa identificação com "O Fantasma de Anya". Na capa tem indicação do Neil Gaiman, o que é sempre um plus para os fãs do autor.

Vera Brosgol chamou minha atenção pelo seus traços, com certeza vou procurar saber mais sobre os seus outros trabalhos ♥ Apesar da protagonista ser meio chatinha, recomendo a leitura para quem quer algo rápido de ler, mas que está longe de ser uma leitura boba e fútil. 

Título original: Anya's Ghost
Autor(a): Vera Brosgol
ISBN-13: 9788564850323
ISBN-10: 856485032X
Ano: 2013
Páginas: 224
Editora: Jangada

  • Share:

You Might Also Like

9 Comentários

  1. Uma pena ser em inglês, gostei tanto da capa e a história me interessou bastante. Acho que você trocou os nomes na parte "...Quanto mais Anya tenta ajudar, mais Emily a afasta e aí que pecebemos que esse fastaminha não é tão camarada assim."

    www.belezaculta.com

    ResponderExcluir
  2. oi
    menina eu sou doida pra ler, mas ainda não tive oportunidade de adquirir.
    vou aproveitar que estou na onda de livros em inglês <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica, fiquei imaginando como essa história termina. Gostei dessa relação entre uma fantasma e uma humana, ainda mais um fantasma que parece ter segundas intenções, que não quer ser ajudada coisa nenhuma...rs.. Amei suas fotos. Ótima dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei da capa, ilustrações e da história. Gostaria de ler, mas em inglês, não é para a minha pessoa.
    Ótima indicação. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tanto a história,quanto as ilustrações estão uma graça!
    Mas realmente é uma pena que esteja em inglês.
    Quem sabe alguma editora se interesse e publique aqui!? :)

    ResponderExcluir
  6. Não leio muitos HQ´s, mas gosto. Essa parece ser ótima, principalmente por abordar assuntos como bullying e preconceito. Achei a capa e as ilustrações muito lindas *-*
    Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro HQs, ams ao mesmo tempo confesso que faz bastante tempo q não leio uma! Vou colocar essa na lista de desejados, pq além de eu gostar do roteiro (pelo que vc disse né ahahaha) eu ainda adorei o traço!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Quando vi esse livro não pensei que ele serie meio puxado para o terror, mas achei a historia bem interessante, gostei da mensagem que a autora acaba nos passado com essa historia e a ilustração ficou linda, me deixando bem interessada em ler essa HQ !!

    ResponderExcluir
  9. Também não gosto muito de HQs , mas esse parece ser bem legal!
    Bonito, realístico e com um fundo reflexivo tocante.
    Vou anotar aqui e procurar pra ler, com certeza!
    Tem uns migos me cobrando a leitura de HQs mas a preguiçosa aqui esquece kkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir