[Crônicas de Quinta]: Se Importar é a Maior Hipocrisia

By Luciana Souza - 09:28

A vida tem dessas peças, essas que te pegam de surpresa e te tiram do chão na maioria das vezes mesmo não sendo sempre as melhores. Acontece que ao longo desses vinte e seis anos aprendi que espera demais dos outros é um caminho sem volta e um tiro no escuro, afinal nem sempre recebemos de volta aquilo que enviamos aos outros. Esses dias me peguei pensando em tudo que passei em relação a amizades e bem percebi que minha experiência não foi lá a das melhores, parte por culpa minha e outra pelo fato de as pessoas não saberem lidar com os outros e eu pensando que não sabia lidar com pessoas. Pois bem nos últimos anos vi mais pessoas indo embora do que ficando realmente e não sei ao certo há que se deu tudo isso afinal, no fim decidi para de me importar e aceitar que se entregar é estar propenso a ser deixado independe da situação. 

Estranho julgar a todos desse jeito, se é que se pode chamar de julgamento, porem no fim tudo que buscamos é nossa paz de espirito mesmo que para isso seja melhor nos esquentar no vazio de nossa solidão. Amigos. Uma palavra tão pequena com um peso muito grande, aprendi a contar nos dedos com quem realmente posso contar e me surpreendi com a resultado. Definitivamente estamos sozinhos em meio a multidões de pessoas que se perdem em meio a redes sociais e vidas perfeitas afim de fugirem de quem realmente são. Quem são? Bem isso não cabe a mim dizer, só posso concluir que percebi que essa não era a vida, ou o meio ao qual eu queria pertencer. 

Já fui dessas que coloca a mascara da perfeição todos os dias e sai como se tudo fosse normal. Talvez eu ainda faça isso, mas de uma forma diferente. Prefiro a mascara da indiferença afinal você saber o que se passa comigo não vai amenizar o peso muito menos a dor em alguns casos. As vezes dói devo dizer, mas aprendi que faz parte e mesmo sabendo o fim que alguns relacionamentos podem levar me pego acreditando que “dessa vez será diferente”, como u disse “se envolver é estar propenso a ser abandonado”. Abandono. Acho incrível o talento que algumas pessoas tem de ligar o foda-se para você mas quando você ligara para elas soa como se o mundo tivesse acabado, aquele velho clichê hipócrita “pense em você em primeiro lugar” e quando o faz te tratam como a rainha má de Branca de Neve. Hipocrisia. Uma palavra pesada de uma dura realidade, mas o que posso fazer se é assim que sou, se é assim que vocês são. Se importar é a maior hipocrisia que podemos cometer e nossa maior virtude também, afinal lá no fundo ainda somos humanos e gostamos de acreditar no melhor do outro mesmo que ele não mereça as vezes. 

No fim somos refém do acaso e heróis do destino. Destino esse que podemos mudar quando bem quisermos, mas que já se esta escrito a muitos anos, vai entender não é mesmo. Tudo se transforma em palavras afinal, palavras de dor e decepção. Palavras sem caráter ou qualquer credibilidade. Palavras. Nos resumimos a isso, palavras sem alma e seu coração. Como se falar com a alma fosse se expor de uma forma que não gostaríamos de ser conhecido. Nosso segredo. Nossa podridão. Tudo ficou confuso, eu sei, mas só que as vezes sinto essa vontade crescente de sair escrevendo tudo que vem a cabeça como uma forma de aliviar a pressão da água que cai aqui dentro, na esperança de não transbordar qualquer dia desses, pois no fim é assim que vivemos, como medo de que tudo venha a tona sem que tenhamos a chance de se preparar.

  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Olá
    Adorei a sua crônica. Quando nos importamos com os outros, somos inocentes de mais. Quando não nos importamos, somos secos e temos coração de gelo e coisas assim. Eu me importo com quem se importa comigo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. "No fim somos refém do acaso e heróis do destino." <3

    ResponderExcluir
  3. No fim, somos nós, não reféns do acaso, mas reféns de nós mesmos. Talvez por criarmos de fato, expectativas demais, talvez por moldarmos as pessoas ao que desejamos que elas fossem e não a quem são de verdade.
    Quantas e quantas vezes vestimos as máscaras dos dias e deixamos que os dias simplesmente passem?
    E somos os culpados?
    Sim e não!
    Afinal vou ser bem sincera e digo isso diariamente aqui em casa ou com meus "amigos": Se eu for dizer tudo que penso e sinto? Vou pra cadeia e fim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana!
    Amei a crônica, eu já me importei com pessoas que não valiam a pena, custei á aprender mas ca estou...me esquivando de pessoas, de suas maldades, interesses enfim... Criar mtas expectativas acaba nos deixando inocentes e sem enxergar o que de fato e vdd...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. adorei a crônica <3 parabéns!

    * tem post novo no blog! corre pra ver.
    www.poderosaderosa.com.br

    beijo, beijo.
    @blogpoderosaderosa

    ResponderExcluir
  6. An-nyong-ha-se-yo!
    Que vida continua e se entregar é uma bobagem [...]

    ResponderExcluir
  7. Já fui desses que acreditou demais e se arrependeu. Isso uma, duas, três vezes. Depois percebi que o erro era mais meu, por esperar que os outros fizessem tudo o de bom pelo meu ângulo. Hoje já consegui perdoar alguns "deslizes" e entender que cada um age de acordo com os conceitos próprios, não com os meus. Adorei a crônica.

    ResponderExcluir