Os Maias, O primo Basílio e O crime do padre Amaro - Eça de Queirós

By Cássia - 09:00

A Editora Nova Fronteira reuniu três grandes obras de Eça de Queirós, um dos mais importantes escritores portugueses da história, o autor se notabilizou por seus romances que desestabilizaram os valores de seu tempo e traziam a ironia como grande marca.
 
Nesse box as obras presentes são Os Maias, O primo Basílio e O crime do padre Amaro. Você pode garantir seu box na Saraiva, os livros ainda estão pré-venda. 

imagem: Saraiva
Sinopse das obras:

Os Maias: Neste livro, Eça de Queirós sintetizou e analisou suas ideias sobre a sociedade portuguesa, já tratadas em obras anteriores. O cenário é a cidade de Lisboa no final do século XIX, com sua burguesia decadente e acentuada transição sociocultural. A obra conta a história da família Maia reduzida a duas pessoas - o elegante, inteligente e civilizado Carlos da Maia e seu rico e austero avô, Afonso da Maia, que o criou e educou, depois da fuga de sua mãe com um aventureiro napolitano e do suicídio de seu pai. O enredo gira em torno de um caso de incesto entre Carlos da Maia e sua irmã, Maria Eduarda.
 
O primo Basílio: Luísa e Jorge formam o típico casal da burguesia lisboeta. Jorge, funcionário público, viaja a trabalho para o interior de Portugal. A monotonia da vida de casada torna-se insuportável para Luísa e ela se envolve com o primo, Basílio, seu primeiro amor, recém-chegado de Paris. Instaurado o triângulo amoroso, surge Juliana, a invejosa e vingativa criada, que, encontrando cartas de Luísa dirigidas a Basílio, passa a chantagear a patroa, ameaçando entregar as provas da traição a Jorge.
 
O crime do padre Amaro: Grande marco do Realismo em Portugal, publicado originalmente em 1875, O crime do padre Amaro é a obra mais polêmica de Eça de Queirós. O autor adota um ponto de vista desapaixonado para narrar a história da infeliz Amélia, seduzida pelo inescrupuloso Amaro, que entra para o convento graças à imposição de uma nobre beata. Sem vocação alguma, o padre aceita o seu destino passivamente, mostrando absoluto desinteresse pela profissão que abraça sem entusiasmo, e termina pecando contra a castidade, traindo os votos proferidos na sua ordenação. Amélia, educada em um ambiente fervorosamente católico, acostuma-se a viver em um meio hipócrita. Sua atração pelo padre, pura paixão carnal que a desorienta e destrói, nasce da falta de referências morais e do desconhecimento completo do que seja o amor. Os burgueses, os aristocratas, os políticos, os sacerdotes são os vários componentes de um sistema social decadente e perverso. Os seres humanos não são indivíduos propriamente, mas temperamentos dominados pelo instinto e pelo meio social, que lhes determinam o modo de agir. Com irreverência e sarcasmo, Eça de Queirós tenta resgatar os valores que uma sociedade em declínio havia perdido.

  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Caramba!!!Isso sim é um senhor lançamento!!!
    Eça de Queirós é um dos grandes nomes da literatura mundial e que coisa linda o box com três dos grande clássicos!
    Vou dar uma olhada e quem sabe o cartão de crédito colabore..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Aaah eu não conheço nenhum dos três livros, não é o tipo de leitura que eu gosto.

    Mais o box ficou lindo!

    ResponderExcluir
  3. Uaaaaau , que box lindão!
    Adorei!
    Quero muitooooo ler Primo Basílio.
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do box Ana, essa é uma ótima oportunidade para ler Primo Basílio e outros livros do autor!

      Excluir
  4. Oi Cássia!
    Que bacana!
    Eu já li O primo Basílio e O crime do Padre Amaro, na época era pra escola, então tenho os dois livros em casa.
    As edições estão lindas.
    bjs!


    https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir