Resenha O que há de estranho em mim

By Monique Fonseca. - 12:57

livros com adolescentes
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 224

Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.

A Gayle Forman consegue de uma maneira firme que venhamos a sentir tudo o que Brit sente a revolta,o cansaço e a esperança quando encontra pessoas onde pode achar conforto e cumplicidade.


A história começa quando o pai de Brit a está levando "supostamente" a um passeio no Grand Canyon,mas na verdade foi uma desculpa para internar a filha em uma clínica para jovens com problemas emocionais,apesar da revolta sentida inicialmente por quem está lendo,ao decorrer da história a gente vai entendendo o porque dele ter tomado essa decisão conforme alguns Feedbacks que a Brit vai dando.

“- Antes fossem apenas duas ou três notas baixar. E não é só isso. Brit, tenho sentido que você não faz mais parte da nossa família. Você não é mais você, entende? Então achei que devia buscar algum tipo de ajuda, antes que... – Ele não terminou a frase.”

Na verdade o pai dela baseia essa decisão no medo,medo porque vê na filha sombras da ex-esposa e teme que ela venha se tornar igual a mãe,pois não consegue enxergar a filha verdadeiramente só consegue enxergá-la através do medo,e então interna a filha na Red Rock achando que com isso vai lhe fazer bem.

“(...) Só então me dei conta de que devemos valorizar quem se preocupa com a gente.Isso é algo muito especial, que de uma hora para outra pode sumir.”

No entanto,os métodos de "terapia" empregados pela clínica são ilegais,e ao invés de ajudar as jovens que chegam lá até mesmo por realmente precisar de orientação a clínica deixa o estado de ânimo delas em frangalhos,além de alguns danos físicos em que eles culpam a paciente.

“Eram um bando de malucas descontando na pobre coitada as próprias questões de autoimagem.”

Mesmo assim Brit consegue fazer amigas e assim reúne forças e volta a encontrar a menina destemina que há dentro dela e junto com as amigas arma um plano para destruir o sistema,e denunciar as coisas inaceitáveis que aconteciam na Red Rock.

Eu achei legal o jeito que a autora fez essa analogia da clínica com a sociedade,que as vezes não aceita o que nos somos,ou nos rotulam de insanos apenas porque não nos encaixamos nos seu padrões de perfeição,e adorei também que ela mostrou que em tempos de escuridão a amizade e a união tem que prevalecer se não estamos perdidos.

"A vida real era maravilhosa e,por mais distante que parecesse naquele momento,ainda existia,eu ainda existia".

Eu recomendo esse livro,porque sim!Rsrs e porque também pode  te fazer refletir assim como me fez.Confesso que nunca me interessei por nenhum outro livro da Gayle exceto esse ,mas posso dizer que foi uma boa leitura,não uma das melhores do ano,mas foi uma leitura agradável.

Eu agradeço muito pela visita e peço que deixe sua opinião aqui nos comentários porque ela é muito importante para mim,uma ótima semana,um beijão e até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Apesar de ter muito pouco contato com as letras da autora, parece que este livro é bem diferente de tudo que a autora escreveu até o momento e isso é maravilhoso, ainda mais que traz não somente estes vínculos familiares, mas também esse medo que acaba fazendo com que façamos alguma coisa não tão boa.
    Ainda mais quando pensamos que estamos fazendo o bem e no fundo, não é nada disso.
    Não conhecia o livro, primeira resenha que leio e gostei muito do que li acima e sim, vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livrinho na minha estante mais nunca tiver interesse na leitura dele, na verdade nem cheguei a ler a sinopse dele, tenho ele porque ganhei de presente.

    Agora depois de ler a sua resenha não posso dizer que é o tipo de livro que eu gosto, mas que me deixo curiosa, vou dá uma chance a ele até porque de vez em quando é bom mudar um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,sim é sempre bom ter mente aberta para nova possibilidades.

      Excluir
  3. Eu li esse livro recentemente e, sendo sincera, apesar de ter tido a mesma sensação reflexiva e amar o temas que a autora introduziu, achei que faltou algo. Como se ela tivesse corrido nos fatos. Mas acho que isso se deu às minhas altas expectativas, haha, e o meu gosto por enredos detalhados. O que não torna o livro ruim, ele é muito bom e merece ser lido.

    ResponderExcluir
  4. Da Gayle li Se eu ficar, Para onde ela foi, Apenas um dia, Apenas um ano e Apenas uma noite, gostei mais dos dois primeiros, mas gosto da escrita dela. Pretendo ler O que há de estranho em mim assim que tiver a oportunidade, estou curiosa para saber como a autora vai conduzir a história da Brit dentro dessa clínica... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Monique!
    Fiz vários estágios em instituições do tipo na época da faculdade e foi justamente pela indignação que senti ao ver as coisas esdrúxulas que encontrei por lá que não segui esa linha de atendimento na psicologia.
    Gostaria muito de ler o livro e gosto demais da autora.
    Bom final de semana.
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir