As Melhores Crônicas de Rubem Alves

By Monique Fonseca. - 10:00



Autor: Rubens Alves
Editora: Papirus Editora
Ano: 2008
Páginas: 134

Sinopse : “A experiência poética não é ver coisas grandiosas que ninguém mais vê. É ver o absolutamente banal, que está bem diante do nariz, sob uma luz diferente."
A Papirus vem publicando obras de Rubem Alves há mais de 20 anos.
Somos companheiros de viagem, tanto pelas paisagens maravilhosas criadas por este artífice da palavra, como pelos eventuais percalços do dia a dia, da vida que está sempre a nos perguntar: e agora, o quê?
De contemplar esse percurso veio a motivação para fazer um "álbum" com o mais significativo da jornada. Essa obra reúne as melhores crônicas do autor, mas não segundo critérios literários ou coisa similar. Apresentamos aqui um conjunto afetivo, selecionado pelo autor e pela editora considerando as manifestações dos leitores ao longo dos anos. Esperamos que você sinta tanta alegria quanto nós em passear por estas imagens, em refletir sobre as ideias-sementes lançadas por Rubem e em revisitar sua maneira espirituosa de olhar para o cotidiano.

Ultimamente eu tenho lido mais escritores brasileiros,tenho lido principalmente livros com crônicas e contos.Primeiro porque são narrativas curtas,segundo porque as crônicas nos fazem ver o que de fantástico no cotidiano  e terceiro os contos têm personagens profundamente humanos tanto que corremos o risco e nos identificarmos com alguma característica terrível de um personagem ou um pensamento mais íntimo desse.
Bom,eu quis ler algo do Rubem Alves, grande escritor e professor admirável,e comecei por essa seleção das suas melhores crônicas,e esse livro é tão leve que parece que a intenção da seleção foi a de fazer o leitor flutuar durante e após a leitura.As crônicas reunidas nesse pequeno livrinho produzem um imenso desejo de viver e ao mesmo tempo que dá um aconchego, dá também alguns tapas na cara,como quem diz: acorda para vida cara!
Nem preciso dizer que “comi’’ o livro em um dia,porque ele tem apenas 134 páginas e como é uma crônica mais deliciosa que a outra não dá mesmo pra parar,mas as minhas favoritas foram “As velas”, “O batizado”, “Em louvor a inutilidade”, “A solidão amiga” e “Escutatória”.
Acho que qualquer pessoa que se deparar com esse livro vai ter essa mesma sensação de leveza e de esperança,então recomendo especialmente para quem está em uma fase difícil,quem está sofrendo de solidão,quem tem ansiedade,medo de ficar sozinho e medo do silêncio,esse livro não é tratamento para o corpo,mas com certeza é um bálsamo para a alma além de proporcionar o pequeno prazer de se estar sozinho,porém muito bem acompanhado de um belo livro.
Enfim pessoas lindas,espero de coração que esse livro traga uma energia tão boa  a vocês quanto trouxe para mim.Diz aqui nos comentários o que achou da resenha um grande beijo e até a próxima !

  • Share:

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Quem dera todos fizessem isso de vez em sempre :/
    Mas a cada dia que passa, os grandes autores nacionais tem sido esquecidos, principalmente os que já carregam esse peso histórico!
    Amo as letras de Rubem, por sempre conseguirem me jogar na vida, literalmente. Curto e grosso, sem ser mal educado.rs
    Ainda não pude ler esta obra,mas muito me interessei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler também livros de crônicas e contos, ah, e poesias também e se são de autores nacionais, ainda mais, e sendo do Rubem Alves, nossa, delírio puro, né?
    Uma semana pleno de luz e paz!
    “Oh, faz-nos felizes, e nos terás feito bons.” (Robert Browning)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA NOVEMBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Não sou de ler crônicas ou contos, então nunca tinha ouvindo falar desse autor kk
    Outra coisa deixei muito de lado autores nacionais, ultimamente estou lendo só um tipo de gênero de livro...então esses tipo de livro estou passando longe >.<

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada do Rubem Alves. Adoro crônicas e acho fantástico mergulhar nesse universo do cotidiano que acaba nos encantando por seus detalhes. Também acredito que podemos nos enxergar em muitos desses textos e, assim, melhorar a própria vida, travando um diálogo com nossos próprios pensamentos. Dica anotada.

    ResponderExcluir