Antes de falar, que tal conhecer? Sobre Paulo Freire

By Cássia - 09:00

Olá leitores,

Hoje o assunto é um pouco mais série. Costumo trazer aqui no blog da Juu pautas mais descontraídas e para relaxar mesmo, normalmente penso em dicas de filmes e livros e algumas resenhas de projetos diferenciados. Mas hoje, achei importante falar sobre uma figura tão importante, o educador Paulo Freire, que infelizmente existem algumas pessoas que tentam deturpar sua imagem e manchar o seu trabalho genial realizado na educação. 
 
Sobre Paulo Freire: O educador nasceu em Recife no ano de 1921, e faleceu em São Paulo em 1997. É reconhecido no âmbito nacional e internacional por sua ampla pesquisa no campo da alfabetização. Defendeu o ensino como forma de despertar a criticidade do aluno, fazendo com que o mesmo buscasse a ampliação de sua consciência social e conseguisse atingir sua autonomia. Seus pensamentos fizeram com que fosse visto como subversivo durante a Ditadura Militar, sendo exilado e podendo voltar ao Brasil após 16 anos.
 
Resultado de imagem para paulo freire
imagem retirada do site Blog do Esmael
 
Para entender um pouco mais sobre a ideologia e método do educador, deixo aqui para vocês uma dica de leitura, o livro de Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido", uma das obras mais conhecidas do autor.
 
Sinopse: Para Paulo Freire vivemos numa sociedade dividida em classes, sendo que os privilégios de uns impedem que a maioria usufrua dos bens produzidos e, coloca como um desses bens produzidos e necessários pata concretizar a vocação necessária do ser mais, a educação, da qual é excluída grande parte da população do Terceiro Mundo. Refere-se então a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos opressores, onde a educação existe como uma prática de dominação e a pedagogia do oprimido que precisa ser realizada para que surja uma educação com prática de liberdade.
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
imagem: Facebook/Grupo Editorial Record
Espero que tenham gostado da minha dica e desse post um pouco diferente do normal, além disso, espero que vocês possam refletir e tirar suas próprias conclusões sobre essa figura marcante na educação brasileira e internacional também. 

  • Share:

You Might Also Like

1 Comentários