Sejamos todos feministas, Chimamanda Ngozi Adichie

By Juliana Rovere - 09:10

Hoje a resenha é desse livro que no mês de março estava de graça na Amazon, eu até avisei nos stories do insta do blog. Um achado! 

Me interessei pelo livro porque eu me considero feminista, mas têm alguns pontos que me deixam na dúvida. Não conhecia nada sobre a autora, já tinha ouvido falar desse nome, confesso, mas conhecer mesmo não. E foi o que me levou a fazer uma pesquisa após a leitura. O próprio e-book ao final nos dá algumas informações da autora. Para começar, devo dizer que "Sejamos todos feministas" partiu de uma palestra dada por Chimamanda durante uma conferência no TED. Vou disponibilizar o vídeo, que já teve mais de 5 milhões de visualizações. Dessa forma, a linguagem abordada no livro é bem simples, sem muitas palavras rebuscadas. A autora vai direto ao ponto.

"A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos."

Chimamanda relata fatos da sua vida, desde a infância, até da primeira vez que alguém a chamou de feminista quando nem ela sabia o que era de fato ser feminista. Ela também nos conta um pouco do que é ser uma mulher nigeriana, no que passam e traz uma reflexão cultural. Para ela, a questão de gênero é uma questão cultural e que deve ser discutida sempre. E devo dizer que concordo. Não dá para generalizar um movimento por conta de uns, as atitudes em geral, que se espera de uma pessoa feminista não é denegrir o sexo oposto, ao contrário, é buscar uma igualdade para além de gênero. Para ela, devemos criar as crianças ressaltando seus talentos e não o gênero. E quantas vezes, nós mulheres, ouvimos que não somos capazes exatamente por sermos mulheres? Que os homens podem muitas coisas e nós não? 

"A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: 'Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar'. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar" 

Fiquei encantada com a escrita e visão dessa mulher, esclareceu muitas coisas e é uma leitura que recomendo a todos, homens e mulheres. É necessário tirar a venda que nos é colocada desde cedo. As mulheres podem, elas SÃO!



   Livro: Sejamos todas feministas
  Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 64
Tradução: Christina Baum
Ano: 2015

Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 5 milhõe de visualizações e foi musicado por Beyoncé.



O vídeo:


  • Share:

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Olá
    Eu adoro esse livro. Foi meu primeiro contato com a Chimamanda e adorei muito. Ele é sempre free na Amazon, se não me engano, o que acho incrível, já que dá a todos a chance de ler ele.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem? Você poderia dar uma olhada no seu e-mail e na DM do insta? As ganhadoras e eu estamos aguardando uma resposta sobre o envio dos prêmios
    Obrigada

    ResponderExcluir