A poção secreta, Diário de uma garota alquimista - Amy Alward

By Juliana Rovere - 11:00

Hoje é dia de resenha! Cedido em parceria com a Editora Jangada, esse me conquistou em TUDO!


Livro: A Poção Secreta (Diário de uma Garota Alquimista #1
Título Original: The Potion Diaries
Autor(a): Amy Alward
Editora: Jangada
Páginas: 368
A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?

 Para começar, devo dizer que havia algum tempo que um livro não me prendia assim, com aventura, fantasia e romance na medida certa. O Reino de Nova está em perigo porque a Princesa Evelyn tomou uma poção do amor e se apaixonou por ela mesma. Para salvar sua vida, é iniciada a Caçada Selvagem, que há muito não era feita. Nela, alquimistas convocados pelo Chifre de caça devem procurar os ingredientes da poção original e salvar a princesa e todo o reino. Samantha vem de uma família tradicional de alquimistas, a família Kemi. Durante muito tempo eles trabalharam para a família real, mas agora os negócios não vão bem, porque depois da última caçada e um certo mistério, Zoro Aster venceu e passou a utilizar sintéticos nas poções, ganhando não só a família real, mas uma gama de clientes, tornando o trabalho dos Kemi - natural- muito menos procurado. Sam enxerga na caçada uma oportunidade de reerguer o nome de sua família, mas seu avô não quer participar. Ela, então, conta com a ajuda sua melhor amiga Anita e o irmão Arjun, que também estão participando da Caçada e de Kirsty, a coletora.

Não foi sempre assim. A Loja de Poções Kemi foi um dia uma das boticas mais proeminentes de Kingstown. Mas ninguém precisa mais de boticas. Não quando tem megafarmácias, no centro da cidade, vendendo versões sintéticas das poções tradicionais pela metade do preço. Agora somos resquícios de um tempo que não volta mais. Relíquias. (pág. 11)


A narração é intercalada entre Samantha e a princesa, sendo com Sam em primeira pessoa e com a princesa em terceira pessoa. A autora consegue mesclar bem as duas narrações e nos dá os pontos de vista necessários para entender não só as protagonistas, mas todos os personagens dos diferentes núcleos. Outra coisa muito interessante foi o universo que Amy Alward criou. A história se passa em Kingstown e apesar de ser atual e possuir tecnologia, internet e até redes sociais, é um mundo diferente. Lá, as pessoas são divididas entre Talentosos e comuns. Os Talentosos podem canalizar magia através de um objeto, enquanto os comuns são os sem acesso à magia. Isso traz uma dinâmica social muito interessante à história. Sam, sua amiga, seu pai, seu avô são comuns, sua mãe e irmã, Zain e a própria princesa,Talentosas.

Ser comum, no entanto, é o que faz de nós grandes alquimistas. Nossa incapacidade para praticar magia nos dá a vantagem de poder lidar com ingredientes mágicos sem correr o risco de corrompê-los ou contaminá-los. Mas esse não é o nosso diferencial. O que torna a família Kemi especial é a nossa incomparável vocação parar as artes alquímicas- saber intuitivamente a receita de qualquer poção, discernir as propriedades de cada ingrediente e entender os mistérios por trás do processo de cura. (pág.19)



Além de ter que vencer seus próprios medos e desafios em relação à Caçada, Samantha ainda enfrenta o perigo de Emília, irmã exilada do Rei que foi convocada pelo chifre. Ela, que é uma Talentosa, é uma vilã capaz de qualquer coisa para tomar o trono, inclusive matar. Cada família possui um Coletor, são eles que ajudam na procura de ingredientes. Sam conta com Kirsty, a coletora da família Kemi, experiente, incisiva e feroz! As duas viajam por lugares que Samantha nunca imaginou ir, de Selvas à montanhas, a procura de ingredientes que instintivamente a garota vai montando no seu quebra-cabeça. A protagonista também lida com outra situação: a equipe da ZA, a coorporação ZoroAster e principal rival de Sam na Caçada, possui o aprendiz mais charmoso: Zain. Ele e Sam têm uma pequena história em uma competição de poções da escola, e a menina vai descobrindo sentimentos, e tentando afastá-los, a medida que Zain se aproxima cada vez mais. Outro detalhe importante: Zain é amigo da princesa e foi por causa dele, e da pressão dos pais para que casasse, que a princesa fez a poção e a tomou por engano.


Eu abraço um travesseiro com força contra o peito. Só vou poder dissecar as palavras de Zain quando voltar da montanha. Então posso pensar no quanto é injusto que o cara por quem eu sou louca, que acabou de me convidar para sair, com quem eu quero sair, seja o meu maior adversário. (pág. 228)
 Agarrou a janela que a separava de seu precioso amor e ficou aliviada ao ver que Lyn tinha finalmente decidido se juntar a ela. Eve estendeu a mão para tocá-la através do vidro e Lyn imitou seu movimento, estendendo a mão também. (pág. 131)

A história tem tantas possibilidades que se tornou uma série, e eu não poderia estar mais feliz porque recebi o segundo volume, "A poção perdida", junto com o primeiro. A Jangada, aliás, fez um ótimo trabalho! Diagramação e devidas traduções muito bem feitas. Também conservaram a capa original ( que é MARAVILHOSA!). Em relação à escrita da autora, é super fluída e, apesar de ser uma Literatura Infanto Juvenil, Amy traz várias críticas à sociedade, como o fato de Evelyn se apaixonar por ela mesmo e externalizar o amor por uma mulher (que ela acredita ser outra pessoa) de forma tão natural. A autora também traz uma reflexão acerca dessas demandas sociais, de Talentosos x Comuns, a força da mulher (afinal, a bisavó falecida de Sam também tem papel na história) e como a mídia e a imprensa podem ser cruéis ou trabalhar a seu favor. Toda Caçada é documentada em noticiários, TV e rádio e as redes sociais são bombardeadas com informações sobre a competição. "A poção secreta" é uma leitura que indico. Aventura, romance, poções e até um Unicórnio furioso. Não tem como se arrepender!


O Grupo Pensamento disponibilizou um Book Trailer muito amor e dá para ter uma noção real dos perigos que Sam enfrenta. Olha só:



Besos!  

  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Achei um livro interessante bem fofinho e pelo visto eu vi no Scooby que parece que ele tem uma continuação e adorei o booktrailer

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Confesso que quando lançou esse livro eu o julguei pela capa.Pareceu tão " infantil " e agora eu vejo que julguei mal.
    Parece ser uma ótima trama e eu gosto muito de quando a narração é intercalada entre as protagonistas! !
    Esse livro já entrou nos desejados !!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa uma gracinha!
    Uma delicia receber os livros da série tudo junto né? Eu adoro rs

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livrinho na minha estante, ganhei ele de presente já faz um tempo mais como eu não conhecia ele e só tinha lido a sinopse dele não fiquei interessada na leitura, até que eu li algumas resenhas do segundo livro e fiquei curiosa sobre eles...então estou esperando compra o segundo pra ler os dois de uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    Já tinha lido resenhas sobre esse livro é gostei muito dele, tenho muita curiosidade sobre ele, a premissa é muito boa!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Juh!
    Adoro livro com magia, poções mágicas, alquimistas e seres fantásticos.
    Achei que a autora criou um enredo bem inteligente e com vários personagens secundários importantes para a protagonista cumprir a missão que lhe foi imposta: salvar a princesa!
    E toda a ação que está descrita, nos faz viajar, acompanhar e torcer por Samantha.
    Quero demais poder ler.
    Amei a capa!
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Já estava curiosa pelo nome do livro, depois de ler sua resenha fiquei mais animada ainda pra ler esse livro!! Amei esse trailer, rsrs

    ResponderExcluir