Filme: Sete Minutos Depois da Meia Noite

By Monique Fonseca. - 11:53




Título original:A Monster Calls
Público: Infantojuvenil
Gênero: Fantasia.drama
Duração: 1h48 min
Direção: Juan Antonio Bayona
Roteiro: Patrick Ness
Elenco: Liam Neeson, Felicity Jones, Toby Kebbell, Sigourney Weaver

Sinopse: Conor é um garoto de 12 anos que mora com a mãe que possui um câncer e está em fase terminal. Seu pai mora em outro continente e não quer assumir a responsabilidade de cuidar de Conor se sua mãe falecer. Há ainda, a avó materna, que não possui muitas coisas em comuns com o garoto, a não ser sua filha, e é quem cuidará do garoto. Diante desse cenário, Conor se vê angustiado, procurando uma saída para não morar com a vó e tendo que suportar todos os problemas como um adulto. Em uma noite, um teixo, uma grande árvore que ficava num cemitério próximo a casa de Conor, ganha vida e se transforma no Monstro. Ele diz a Conor que irá lhe contar 3 histórias, mas que a quarta será o garoto quem irá contar.

"Humanos são criaturas complicadas,acreditam em mentiras agradáveis reconhecendo a verdade dolorosa que as tornam necessárias ”.


Esse filme é para um público infantojuvenil,mas que aborda questões de “gente grande”,trata-se de luto de culpa e da complexidade que consiste em ser humano e me surpreendeu porque o filme conseguiu ser melhor que o livro, durante a leitura eu não consegui me conectar com a história nem com o protagonista,no entanto com o filme eu pude mergulhar na história.
No filme Conor luta contra a verdade,sua mãe está em estado de câncer terminal e ele se nega a lidar com isso tentando acreditar que ela vai ficar bem, fingindo com todas as forças acreditar nessa mentira que ele inventou,para se proteger dos seus sentimentos.
Em meio a seus conflitos internos bullying e pesadelos surge um monstro que insiste em dizer que Conor o chamou,e que contaria ao menino três histórias, em troca a quarta Conor iria contar, falando sobre seu pesadelo,sobre a sua verdade.

"Você não escreve sua vida com palavras.Você escreve com ações. O que você pensa não é tão importante. Só é importante o que você faz”.

As duas primeiras primeiras histórias são contraditórias,contos em que o mocinho é um pouco vilão,e o vilão tem seu grau de inocência,no filme as histórias são animadas representando aquarela o que dá um toque visual magnífico,além de ter um próprio significado na história de Conor.


Ao decorrer da trama o ator mirim que interpreta o Conor parece que consegue dar mais intensidade ao personagem,uma coisa que ficou nítida pra mim foi que Conor queria ser punido,por culpa por achar que o que aconteceria com a sua mãe seria sua responsabilidade,por isso ele não reagia quando os meninos da escola o agrediam.

“Nem sempre existe o herói Conor O'Malley e nem sempre existe um vilão, a maioria das pessoas está no meio termo”.

Nesse filme apesar do final previsível,nós observamos que para superar qualquer trauma ou sentimento ruim é preciso verdade é preciso não mentir para si mesmo,porque somente através da verdade se obtém a cura.

  • Share:

You Might Also Like

9 Comentários

  1. Filme maravilhoso!!!
    O medo, a agonia, a tristeza e a dor, tão bem representadas em cada cena que o ator(maravilhoso por sinal), nos entrega.
    Não sei se considero este filme juvenil, afinal é como você citou, assunto de gente grande, pesado, denso...combinando aliás muito bem com o cenário do filme.
    Super indicado!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Aaah não conhecia esse filme ainda, na verdade eu achei que era só um livro ~que está na minha lista de leitura ainda.

    Estava só querendo ler mesmo mas agora acho que vou assistir primeiro, quem sabe assim eu consiga ler mais rápido o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo reler o livro, talvez eu consiga me conectar.

      Excluir
  3. Monique pensa em uma pessoa que chorou?
    kkk eu msm!
    Perfeito esse filme!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Parece interessante. Uma história triste dentro da Fantasia. Fiquei curiosa com as histórias contadas para Conor.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, nem o filme, mas pela sua crítica me pareceu muito bom.
    Com assuntos fortes e necessários de serem discutidos.
    Vou querer assistir também!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já ouvi fala desse livro e estou muito curiosa para assistir, sei que é bem interessante a trama..Tem uma historia muito incrível e o livro também quero muito ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir