4 livros para entender a história do Brasil

By Juliana Rovere - 10:00

Oi povo! Eleições chegando, dia da independência também... ao ver um certo candidato disparar nas pesquisas, comecei a pensar sobre isso. O caminho que fizemos até aqui e porque a maioria da população acha que armamento é a solução, ou porque um discurso de ódio soa tão popular.  Além disso, é  sempre bom refletir sobre a história do nosso país, o que nos trouxe até aqui para além dos livros didáticos da escola. Trouxe algumas sugestões para apurarmos um pouco nosso conhecimento.


1808 - Laurentino Gomes


A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.  O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, '1808' é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.
PS: Livro bom é aquele que é trilogia! 1808 tem dois irmãos: 1822 e 1889 (que fecha com a proclamação da República)

Brasil: Uma biografia - Lilian M. Schwarcz e Heloisa Starling

Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação  original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e  Heloísa Starling propõem uma nova (e pouco  convencional) história do Brasil. Nessa travessia de mais  de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a  “grande história” mas também sobre o cotidiano, a  expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos  econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes  subvertendo as datas e eventos consagrados pela  tradição).  No fundo da cena, mantêm ainda diálogo  constante com aqueles autores que, antes delas, se  lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou,  pelo menos, entender o Brasil. A história que surge  dessas  páginas é a de um longo processo de embates e  avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada  da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a  violência aparecem como traços persistentes.

P.S: Esse é pra vida! E temos aqui autografado. Esbarramos com a Lilian em uma Bienal da vida e ela assinou.

Casa Grande & Senzala - Gilberto Freyre 



Na época, mais do que uma redescoberta da nação brasileira, 'Casa Grande & Senzala' foi uma espécie de fundação do Brasil no plano cultural, como observou Darcy Ribeiro. Valorizando o papel do negro na história brasileira, exaltando a miscigenação racial, desmistificando preconceitos e reconhecendo a originalidade de nossa cultura, tipicamente tropical, o livro caiu como um meteoro nos meios intelectuais. A novidade estava tanto no pensamento do autor como na sua forma de se expressar e nos métodos utilizados na montagem da obra. A linguagem de Gilberto Freyre tinha uma irreverência desconhecida nas letras brasileiras, por vezes um tom de gozação, que chegou a provocar protestos de algumas correntes mais conservadoras. Mais interessante ainda foi o material recolhido para mostrar a face autêntica do Brasil: diários esquecidos, receitas de bolos e doces, práticas cotidianas como o cafuné e a retirada de bichos-do-pé, nas quais se revelavam um exacerbado sensualismo, relações sexuais entre marido e mulher, entre sinhô e escravas, entre escravos e sinhás, raptos, o amor à higiene, os muitos banhos tomados a cada dia pelos brasileiros, fatos a que ninguém ligava importância, mas muito mais eloquentes na revelação do povo brasileiro e do Brasil como nação do que as exaltações convencionais de feitos históricos.

História dos Índios no Brasil -  Manuela Carneiro da Cunha 


'História dos Índios no Brasil' é um esforço inédito de divulgação dos conhecimentos mais atuais sobre a história dos índios, com forte destaque para a população indígena da Amazônia. O livro é resultado dos trabalhos do Núcleo de História Indígena da USP e foi organizado por Manuela Carneiro da Cunha, um dos principais nomes da antropologia do país, hoje professora da Universidade de Chicago. A obra reúne 27 colaboradores, entre especialistas brasileiros e do exterior, que atuam em diferentes áreas de pesquisa, como antropologia, história, arqueologia e lingüística. A coletânea oferece ao grande público a oportunidade de ter acesso às principais questões ligadas à presença dos povos indígenas no Brasil, como, por exemplo, as novas teorias sobre a origem do homem americano. Apresentado de forma extremamente bem cuidada, com 611 páginas encadernadas em capa dura, História dos Índios no Brasil dá grande importância à iconografia, trazendo documentos pouco conhecidos e inéditos, além de mapas ilustrativos e vinhetas alusivas à cultura material dos povos indígenas destacados nos estudos. É uma obra de referência única, indispensável, afinada com a nova política educacional do país, que valoriza a pluralidade cultural como o mais importante patrimônio do Brasil.


Lembrando que não sou nenhuma perita no assunto, foi apenas uma ideia que bateu aqui. Alguns desses livros eu apenas folheei. E vocês, o que acham? É válido ler um pouco sobre nosso país?


Besos!

  • Share:

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Bacana sair da zona de conforto e se jogar de vez em sempre em algo meio desconhecido!!! Dos livros citados e mostrados acima, só li 1808 e confesso que mesmo tendo ficado perdida no começo, adorei o enredo e os personagens!!!
    Boas dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Juh!
    Já li Casa Grande e Senzala e é mesmo um imenso aprendizado.
    Gostaria de ler 1808.
    Valeu as dicas.
    Semaninha de amor e paz!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir