5 livros para crianças se apaixonarem por leitura

By Juliana Rovere - 10:55

Oi gente! Eu amo ler, e isso não é novidade, leio desde criança. Hoje em dia, com tanta tecnologia, as crianças podem se afastar um pouco do livro físico. Mas é nosso dever não deixar isso acontecer. E não precisa gastar muito. Começando outubro, o mês delas, hoje eu trouxe 5 livros para as crianças se encantarem com o mundo da leitura. E esses livros vocês encontram muitas vezes por menos de R$10,00. Olha só:






O pequeno príncipe- Antoine de Saint-ExupéryNeste clássico, que encanta desde crianças a adultos, os leitores podem encontrar uma magia que se é vista poucas vezes na vida. É com enorme sutileza e sabedoria que um príncipe pequenino conta a sua história, de sua flor e de seu pequeno planeta. Através de imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor, Antoine de Saint-exupery, estão ali presentes: casamento e separação, profissões, sonhos, decepções. Os dois personagens tornam-se representações do próprio Saint-Exupéry, em um monólogo que acontece em seu anterior, entre o seu”eu” verdadeiro e o “outro”.



O meu pé de laranja lima- José Mauro de Vasconcelos
A pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando nele a sua alegria de viver.










O extraordinário - R.J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade - até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente - convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.




 Alice no país das maravilhas -Lewis Carroll

Nesta obra, que é atemporal e controversa, mesmo após 150 anos da publicação original, continua atraindo multidões de fãs no mundo inteiro. O universo lúdico de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua despertando o interesse de todos. Nesta edição com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne Aventuras de Alice no país das maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Uma obra-prima que não pode faltar na sua biblioteca!



 Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato

Clássico da literatura infantil que vem atravessando gerações, o livro Reinações de Narizinho reúne seis das onze histórias que começaram a ser escritas por Monteiro Lobato, em 1920, e levaram cerca de uma década para ficarem prontas. Neste livro Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela a boneca de pano Emília. Com a chegada de Pedrinho, o primo da menina do nariz arrebitado que veio passar férias no Sítio do Picapau Amarelo, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.




De clássicos à livros mais recentes... ler é tudo de bom e as crianças precisam saber disso! Vamos disseminar? Todo ano costumo fazer uma listinha dessa aqui no blog <3 p="">
O que acharam? Indicam mais algum?

Besos!

  • Share:

You Might Also Like

8 Comentários

  1. Minha sobrinha adora quando eu leio pra ela, então eu sempre fico atras de livrinhos novos para ela.
    Esse do Reinações de Narizinho eu ainda não conhecia, já O extraordinário eu mesma que estou muito querendo ler *-*

    ResponderExcluir
  2. Da suas escolhas para crianças eu adorei ler o livro extraordinário. Meu primo também amou.

    Blog S.O.S Pedro

    ResponderExcluir
  3. Quanta dica bacana!!! Faço questão de sempre deixar os livros para os pequenos, na parte mais baixa da estante.rs Assim quando chegam aqui em casa, vão logo já vendo e se interessando!
    Amei as dicas e já li alguns, afinal, de criança todos nós temos um "cadim".rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Livros maravilhosos, excelentes dicas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum dos cinco livros que você citou, mas eu amei as suas dicas, meu sobrinho gosta de ler e acredito que O pequeno Príncipe é uma ótima opção para presentea-lo... Obrigada pela dica! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, estas são otimas opções para formar um leitor. Sao leituras leves. Emprestei meu O Pequeno Príncipe para a minha irmã mais nova e ela adorou.

    ResponderExcluir
  7. Eu já li O pequeno príncipe e me encantei!
    Gostei muito das sugestões é mesmo excelente e não tem como as crianças não se apaixonarem.
    E sim, é nosso dever não deixar que elas "desapeguem" dos livros físicos. Concordo!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana as dicas de leituras, tão importante as crianças serem estimuladas pela leitura, ainda mais agora que passam tempo demais mexendo no telefone. Nunca esqueço meu primeiro livro " A casa sonolenta". Creio que as dicas devam ser super adequadas =)

    ResponderExcluir