Resenha do livro Mulherzinhas

By Monique Fonseca. - 09:35


Resenha Mulherzinhas

Título original: Little Women
Autora: Louisa May Alcott
Editora: CIA Editora Nacional
Ano: 1868


Sinopse: As quatro irmãs March são muito diferentes entre si. A já adulta Meg; Jo, a moleca impulsiva; Beth, tímida e introvertida; e Amy, a precoce caçula. Mas com o pai longe de casa, na guerra, e a mãe trabalhando para sustentar a família, elas precisam cooperar e apoiar umas às outras. Encenam peças, fundam sociedades secretas, preparam os festejos de Natal, dão os primeiros passos na sociedade adulta e aprendem o valor da amizade verdadeira. É com o coração pleno que acompanhamos as dúvidas, as aventuras e desventuras dessas adoráveis meninas, nesta história atemporal emocionante que nos faz vibrar e sorrir.


Minha opinião sobre o livro:

Mulherzinhas conta a história de uma família mais especificamente de quatro irmãs que tentam lidar com o fato de terem perdido recursos financeiros que a família dispunha, passando a viver em uma condição mais humilde além de conviver com a constante preocupação da situação do pai enviado para a guerra.Apesar de tudo elas cuidam da casa e trabalham e com direcionamento da mãe caminham nas suas jornadas individuais,belas jornadas aliás em que dá para se observar o desenvolvimento das personagens.
O livro já começa com um diálogo interessante entre as irmãs, apresentando a situação da família e dando uma introdução as personalidades das meninas, com o diálogo inicial dá para se notar a cumplicidade entre elas e esse início passa  uma sensação de leveza e de "estar em casa",o que aliás perdura pelo livro inteiro.
O aspecto familiar e fraternal foi muito bem trabalhado entre as meninas e a mãe e entre as meninas e o Laurie que é  o  amigo que elas acabam convidando a fazer parte da família além de outros personagens igualmente encantadores.
Mesmo tendo amado a leitura eu tenho ressalvas mas são poucas, uma delas são quanto as "situações problema" do livro que eu achei super válidas ainda mais levando em conta a sociedade na qual esse livro foi concebido,no entanto achei que a resolução dessas situações subestimaram um pouco os leitores, digamos que em algumas vezes os acontecimentos tinham "moral da história" sem ter necessidade, como se os acontecimentos não pudessem ser explicados por si mesmo ao leitor e necessitassem de uma moral ou didática, mas creio que isso se deu devido ao público infanto-juvenil ao qual o livro foi destinado,que na época tinha uma literatura realmente muito moralista ingênua, pois é os tempos mudaram e as crianças também,mas a leitura continua sendo válida.

Personagens Principais:

Bethe: a Beth é adorável e dócil e a mais positiva das irmãs mas eu senti que faltou um pouco de personalidade nela, apesar de ter uma nobreza muito bonito eu senti que dava para aprofundar um pouco mais essa personagem.

Amy: A Amy é uma figura ela representa bem aquele esteriótipo da caçulinha mimada,ela a princípio é egoísta vaidosa e convencida,mas também é bem cômica,no entanto como os personagens do livro evoluem ao final ela já está tentando trabalhar mais nesse egoísmo dela.

Meg: É a mais velha da quatro,super responsável,tem muito autocontrole (até demais),mais é um pouco arrogante e tem dificuldade de aproveitar os momentos,bom eu acho que ela também evolue,mas aí fica a seu critério quando ler o livro.

Jo: Minha personagem preferida? Apesar ser muito geniosa eu amei a Jo(talvez justamente por isso),eu amei o jeito que ela ama os livros o jeito de moleca,o sarcasmo e o modo como fazia as irmãs rir.

Laurie: O Laurie vira amigo das meninas através da Jo,e também é um personagem adorável que evolue ao decorrer da história (e que claramente gosta da Jo).

Sra.March : A mãe das meninas é de quem quase sempre vem as "morais da história",mas é quem guia às meninas nas suas jornadas como o mestre Yoda.

Sr.Laurie: Um velhinho avó de Laurie e vizinho das meninas é um personagem adorável apesar do jeito bruto de ser.

Hannah: A emprega da família que está mais pra amiga é uma personagem que ri e chora,nas alegrias e nas desventuras da família.

Quote favorito:

"Pois o amor desarma o receio e a gratidão pode dominar o orgulho".






  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Não é o tipo de leitura que gosto. Ele não deixa de ser interessante claro, mas não é um livro que me vejo lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho aprendido a tentar ler de tudo e tenho aprendido muito com essa experiência,mas tento ler livros bons que tenho qualidade,e graças a Deus e ao livro " Farmácia Literária" tenho conseguido.
      Claro que eu tenho meus gêneros favoritos que são romances ficção fantástica e distopia mas é bom abrir a mente.

      Excluir
  2. Que interessante. Geralmente fico perdida com tantos personagens, mas isso é o que torna este curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler Guerra e Paz a gente aguenta kkkkkk.
      Esses romances com trocentos personagens nos deixam confusos mesmo, mas se for um bom escritor/a conseguimos acompanhar.

      Excluir
  3. Eu acredito que mesmo que os tempos tenham mudado(e mudaram)é sempre gostoso pegar um livro que traz uma realidade já vivida. Ainda mais quando este enredo traz tantas mulheres e tantas personalidades diferentes!!!
    Adorei a capa e se puder, quero muito ter e ler!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a ler esse tipo de romance ultimamente e esse foi o que eu mais gostei,me lembrou Anne of Green Gables.

      Excluir
  4. Não conhecia o clássico Mulherzinhas, e confesso que não me interessei pela trama, não fiquei curiosa para conhecer a história das quatro irmãs March... talvez seja porque a história não gira em torno de um romance ou o livro seja destinado ao público infanto-juvenil, estilo que geralmente não curto, não sei mas esse é um livro que eu não leria... Abraços!

    ResponderExcluir