Filmes sobre o Carnaval

By Juliana Rovere - 10:17

E o Carnaval chegou (junto com o mês de março, mês do meu niver!). Tem gente que passa o ano contando essa data, outros que não ligam muito, até saem um pouco mas gostam mesmo é dos dias off para ler/ver séries e filmes (EU!). Pensando nisso, hoje trouxe alguns filmes sobre o tema, para quem já está preparando a pipoca em casa.






Trinta (2013)

Cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta (Matheus Nachtergaele), o filme traça o retrato do artista a partir de um recorte no tempo. Dos anos 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal; até 1974, ano em que assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca. Do anonimato à consagração, Trinta aborda a amizade e o rompimento de Joãosinho Trinta com o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona (Paulo Tiefenthaler), o preconceito sofrido dentro da própria família e a inveja despertada no barracão.









Ó Paí, ó (2007)

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d'água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.


Damas do Samba (2013)

Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva da trajetória do samba ao longo da História, com enfoque na participação feminina em sua construção e desenvolvimento até os dias de hoje.














Eu sou o Carnaval (2019)

O documentário aborda a pesquisa sobre as origens do Carnaval, conversando com pessoas anônimas para procurar a voz do povo que sustenta a linda festa baiana. Desfocando dos artistas famosos e dando o protagonismo às pessoas comuns, o diretor mostra a importância de cada cidadão no maior evento do país. 














Interessante, né? Confesso que não assisti a nenhum da lista, mas gostei de fazer a pesquisa e vou assistir em breve. E vocês? Já conheciam? Como vai ser o Carnaval por ai?

Besos!

  • Share:

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Nossa...eu nunca vi um filme sobre carnaval.rs
    Confesso que não curto a festa, mas não tenho nadinha contra não. Questão de gosto mesmo. Prefiro dar uma saída com a família, rezar, fazer uma espécie de retiro nestes dias.
    Acostumei a viver assim e adoro.
    Por isso, fiquei abismada com as indicações. E deu muita vontade ver os longas. Devem ser bem interessantes!!!
    Obrigada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Juu!
    Fantástica a ideia de trazer sugestões de livros para serem lidos no carnaval, porque euzinha mesmo, fico em cas.
    Não li ainda nenhuma de suas indicações, mas gostei muito, gratidão!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha certeza que ia ficar boiando por não ter visto nenhum deles hehe. Não sou uma pessoa de folia. Aproveito o Carnaval pra ler e ver filmes, ficar em casa e curtir com a família. Gostei das indicações, de toda forma.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi nenhum dos filmes da lista.
    Saudades carnaval, aliás. Aguardo ansiosa o próximo!

    ResponderExcluir