Resenha O Apanhador no Campo de Centeio

By Monique Fonseca. - 09:21

resenha o apanhador no campo de centeio
Autor: J.D.Salinger
Editora: Editora do autor
Páginas:208
Ano:1951

Sinopse: "Fico imaginado uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio.Milhares de garotinhos e ninguém por perto;quer dizer ninguém grande,a não ser eu.E eu fico na beirada de um precipício maluco.Sabe o que eu tenho que fazer?Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo.Quer dizer se um deles começar a correr sem olhar pra onde está indo,eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto.Só isso que eu vou fazer o dia todo.Ia ser só o apanhador no campo de centeio.Sei que é maluquice,mas é a única coisa que eu queria fazer..."

Minha opinião sobre o livro: 
Bom primeiramente eu devo dizer que a primeira vez que eu li esse livro não entendi nada,é isso aí não compreendi o que o autor queria passar.No entanto eu acho que cada livro que nós lemos é melhor lido em uma determinada época ou situação de vida. O Apanhador no Campo de Centeio  foi um livro certo pra mim,mas apenas na segunda vez que eu o li.
Houlden é um personagem claramente perturbado,ele crítica duramente e com um pouco de imaturidade a sociedade que o cerca.
"Estou sempre dizendo:"Muito prazer em conhece-lo" pra alguém que eu não tenho nenhum prazer em conhecer.Mas a gente tem que fazer essas coisas pra seguir vivendo".
Em certas partes do livros eu acho a linguagem e o jeito de pensar do Holden um pouco cansativas e caóticas ,mas justamente por isso que eu acho que o livro não deixa de ser autêntico,,tem muitas resenhas que dizem que o Holden representou uma geração inteira,mas na minha o opinião ele representou apenas os "desajustados" dessa geração,pois não era um adolescente saudável.
" – E a vida é um jogo,meu filho.A vida é um jogo que tem se disputar de acordo com as regras.
  – Sim senhor,sei que é.Eu sei.
   Jogo uma ova.Bom jogo esse.Se a gente está do lado dos bacanas aí sim,é um jogo concordo plenamente.Mas se a gente está do outro lado,onde não tem nenhum cobrão então que jogo é esse?".
Como,Holden considera que tudo seja hipocrisia no "mundo dos adultos",as únicas pessoas que ele consegue amar realmente é o Allie,seu irmãozinho que morreu de leucemia,e a Phoebe a irmã caçula dele,ele acha que apenas na infância é que somos verdadeiros,por isso a metáfora do apanhador no campo de centeio,que na verdade seria a pessoa que salvaria a inocência das crianças impedindo-as  de caírem no abismo de falsidade que é a vida adulta para Holden.

"As pessoas estão sempre pensando que alguma coisa é totalmente verdadeira.Eu nem ligo,mas tem horas que fico chateado quando alguém vem me dizer para me comportar como um rapaz da minha idade.Outras vezes me comporto como se fosse bem mais velho,no duro,mas ninguém repara.Ninguém nunca repara em alguma coisa".
Eu na verdade acho que o Holden é um personagem complexo mas na verdade muito fácil de se entender pra quem já teve alguns pensamentos que ele tem.Eu recomendo esse livro pra reflexão,não acho que é um livro extraordinário,mas considero válido ler ele.

"É engraçado,basta a gente dizer uma coisa que ninguém entende para que façam praticamente tudo que a gente quer".

E você já leu esse livro,ou quer ler?Diz aí nos comentários que vou ficar muito feliz com sua visita.

Um grande beijo,até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

16 Comentários

  1. Já ouvi muito essa metáfora mas não entendia muito bem o significado dela, hahaha. Olha, eu não me dou bem com esse tipo de leitura, acho que não seira algo que me daria prazer mas como você disse, pode ser questão de fases e momentos da nossa vida... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luíza e também cada um tem seu gosto né,eu também não entendi de primeira essa metáfora.

      Excluir
  2. Gosto desses livros com esse fundo mais"psicológico",onde temos que tentar entender a mente complicada do personagem.Quando eu ver esse livro,vou ver se eu compro:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante desse tipo de livro Carolina foi principalmente por isso que quis ler esse.

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse livrinho...claro que deve ser pelo ano dele né kk

    Não é um livro que eu vendo a capa ficaria interessada nele, mais pela resenha me deixo curiosa e apesar de não ser o tipo de leitura que gosto eu quero ler sim ele.
    Então esta sim na minha listinha de leitura só nã sei quando é que vou te a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela "listinha" gigantesca que nós leitores temos rsrs,espero que consiga ler e espero que goste.
      Beijão!

      Excluir
  4. Hmmm... não sou muito fã de livros caóticos, acho que eu não gostaria de ler este livro... curto muito livros para reflexão, mas prefiro aqueles que me deixam mais alegre e que me fazem refletir em como ser uma pessoa melhor, me mostrando coisas! Leio muito livros evangélicos por isso, existem livros que parecem um verdadeiro coaching de como ser uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu na verdade gosto de tudo,mas cada um tem seu gosto a gente tem que ler o que gostar.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá!!
    Não conhecia esse livro e já gostei, o enredo me agradou bastante, vou anotar a dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Morria de vontade de ler esse livro, até que vi uma resenha super negativa dele e perdi totalmente o interesse, concordo com o que você disse que cada livro tem a hora certa de ser lido e acho que ainda não estou pronta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulinna,eu também li várias resenhas negativas sobre esse livro,mas a questão é se você vai gostar ou não,nem sempre as resenhas estão certas é mais pelo goste pessoal da pessoa que resenhou,mas se você acha que não está na hora certa de ler deixa pra outra hora.
      Um beijão!

      Excluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Ao ler a resenha não me interessei por esta leitura, uma pena porque a sinopse tinha despertado o meu interesse. Mas quem sabe um dia eu não possa lê-lo, não é mesmo? Até lá, vida que segue...
    Gostei de sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique, tudo bem?
    Já aconteceu isso comigo, quando era mais nova li um livro e não entendi nada, fiquei muito decepcionada, mas na segunda vez que li, compreendi e até acabei gostando da história.
    Sempre tive curiosidade em ler esse livro, e nossa, é de 1951, deve ser muito diferente das leituras mais atuais (logico né Aline kkk), gostei da sua resenha, não sei se é um livro que eu leria nesse momento, mas quem sabe mais para frente :D
    Beijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
  9. Monique!
    Apesar de ser um clássico da literatura como falou, ainda não li, mas já tinha lido algumas resenhas com conclusões iguais as suas e aí que desanimei ainda mais em ler.
    Na verdade achei que o livro seria algo mais filosófico, onde poderíamos apreciar os questonamentos, mesmo que de um adolescente, sobre a sociedade e a própria vida, porém parece que é algo totalmente aleatório e torna o protagonista algo indecifrável.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Amei sua resenha, a história contada na trama é bem legal e a forma de você falar sobre o personagem me encantou bastante. Eu não tinha conhecimento desse livro e nem do autor mas adorei muito poder ter conhecimento. Espero ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir