[Crônicas de Quinta]: Viver ou Simplesmente Existir?

By Luciana Souza - 18:33

Você vive ou simplesmente existe?
Há dias essa pergunta paira sobre mim como uma nuvem negra que insiste em existir em dias de sol para nos lembrar que a tempestade reina e pode vir a qualquer momento. Bem, mas voltando a pergunta fico sem saber se meu papel nesse mundo é viver ou simplesmente existir, ao pensar nisso chego a uma conclusão incoerente de que o nosso papel nesse mundo somos nós quem fazemos e que bem cabe a nós escolhermos como viver.

Quem vive sabe bem o que quer, aproveita cada instante, cada pessoa, cada oportunidade, sabendo que pode ser sua última chance e claro que o tempo não volta. Quem vive sabe que por mais difíceis que sejam as coisas no fim tudo se ajeita e claro tudo acaba com um felizes para sempre seja ele como for afinal a felicidade para mim não é a mesma para você, cada um com seu feliz e sua definição.

Agora quem simplesmente existe não soma, não subtrai, não multiplica, não interfere e nem ajuda em nada nesse mundo, apenas vaga como uma alma com um assunto inacabado que acabou por partir antes da hora, se é que isso pode ser possível, mas não vamos entrar no mundo espiritual nesse momento. Quem apenas existe não conhece o lado bom da vida não sabe o que é sorrir com o coração e muito menos o quanto é bom ser o sorriso de alguém.

Agora lhe faço a pergunta, novamente você vive ou simplesmente existe? Se optar por viver tenha certeza de que gozará dos melhores momentos que a vida possa lhe oferecer sabendo que lagrimas são necessárias para que haja sinceros sorrisos, mas se optar por apenas existir tenha em mente tudo que estará perdendo desse mundo, das pessoas, dessa vida, saiba que se tornara tão frio quanto uma noite de inverno, e que seu interior se tornara tão vazio quanto um vácuo no espaço. Então me responda como vai ser?

  • Share:

You Might Also Like

12 Comentários

  1. Não é preciso que eu pense muito para responder esta pergunta:
    Eu apenas existo.
    E vou carregar o peso disso até o fim dos meus dias...
    Sem mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na hora de você começar a viver então. Não acha?

      Excluir
  2. Luciana!
    Acredito que todos temos uma missão na terra e quando descobrimos ou definimos essa missão, vivemos e de forma intensa, não apenas existimos.
    Temos de buscar um propósito pelo que lutar e aproveitar cada minuto da vida com intensidade e tornar a felicidade possível.
    Respondo então a sua pergunta: EU VIVO!
    Um domingo abençoadp!
    “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito também que todos temos nossa missão na terra, o difícil é percebe-las as vezes.

      Excluir
  3. Oi Luciana!
    Eu escolho viver...até qdo Deus me permitir, compartilhas das coisas e prazeres da vida...Nada melhor do que viver ao lado das pessoas que amamos e que nos querem ver bem e felizes.
    Adorei o texto!
    Bjs!


    https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você moça, que todo possamos viver. Um beijo!

      Excluir
  4. Excelente texto, com uma questão que todos deveriam parar para pensar.
    Eu escolho viver, e creio que é uma das melhores coisas que podemos fazer enquanto ainda estamos vivo.

    Beijinhis
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luciana!
    De todas as suas crônicas que já li essa foi a que mais me tocou, sempre fico me fazendo essa mesma pergunta: eu quero viver ou simplesmente existir?... Me angustio quando só existo quando sei que estou perdendo tantas coisas ao deixar de viver... por isso sempre estou me policiando pois confesso que apenas existir é tão fácil...
    Enfim, belo texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Juro que estava pensando justamente isso hoje. Sinto que apenas existo, no fundo não sei se um dia vou viver.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sabe, eu faço essa pergunta quase todo dia para mim..Mas sempre fico sem resposta para ela..Hoje em dia nós não sabemos se estamos vivendo, sobrevivendo ou apenas existindo mesmo..Parabéns pelo texto, foi uma ótima reflexão!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto!
    Parabéns!
    É difícil viver, as vezes, existir dói menos, mas é como você bem disse, viver, por mais complicado que seja, nos rende as melhores lembranças, emoções, e coisas inigualáveis.
    bjsss

    ResponderExcluir