Tudo sobre a peça Luiz Gama: Uma voz pela liberdade

By Juliana Rovere - 11:44

Oi gente! Se tem uma coisa que eu gostaria de comentar mais esse ano é sobre Teatro. Fiz uma enquete no insta do blog ( se não segue, corre lá: @blogcoisasdajuu) e o pessoal votou que acha legal esse conteúdo. Estou, pensando, inclusive em sortear ingressos por aqui também, comentem o que acham disso! Eu amo e reconheço as inúmeras formas de arte e com o Teatro não seria diferente. Pena que, assim como os livros, não são reconhecidos no nosso país. Pois bem, a peça que indico hoje assisti essa semana e é sobre Luiz Gama. Olha só;





































Estrelado por Deo Garcez e Soraia Arnoni, o espetáculo é uma biografia dramatizada do jornalista, poeta e advogado Luís Gonzaga Pinto da Gama, conhecido como Luiz Gama, e pelo pseudônimo de “Getulino”. O afrodescendente e militante abolicionista, que libertou mais 500 escravos do cativeiro, nasceu em 1830 e faleceu em 1882. Foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, pela Lei nº 13.628, de 16 de janeiro de 2018, da Presidência da República; e ainda Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, pela Lei nº 13.629, promulgada na mesma data.

O texto da montagem, com direção de Ricardo Torres, escrito pelo ator e roteirista Deo Garcez, tem como proposta retratar a importância da história do personagem para o Brasil. A peça traz à tona a questão da desigualdade e da luta contra essa condição no país. Os realizadores intencionam mostrar “a força de um Brasil” que luta contra as discriminações sociais e raciais – entre outros assuntos, que se refletiriam na época atual.

MINHA OPINIÃO: Se permitam se emocionar e descobrir sobre a vida de um cara que foi exemplo. Luiz Gama não conseguiu ver a abolição, mas foi um marco na luta. Além do ator Deo como Luiz Gama, a atriz Soraia vem como narradora, como consciência, como mãe, como elemento cênico que transcende a cena e leva o público ao mergulho na vida e obra de Luiz Gama. As atuações são incríveis, e apesar de eu não gostar tanto desse tipo de narrativa, uma biografia dramatizada, eles me prenderam do início ao fim. Espere por uma viagem no passado mas também há várias referências sarcásticas do que anda acontecendo atualmente (infelizmente).

A peça rodou ano passado pelo Rio e agora está de volta no Teatro Serrador (que tive a oportunidade de conhecer) no Centro e no Café Pequeno, no Leblon. Recomendo e muito!


Besos


  • Share:

You Might Also Like

5 Comentários

  1. Puxa, não vi o post no Insta. Mas adorei! Como moro em cidade pequena, nunca há nada em teatro aqui. Aliás, até há. Mas só estes "stand up"(nem sei se é assim que se escreve) com comediantes, só isso.
    Por isso, fiquei encantada com o que li acima e quem dera chegasse um presente destes assim aqui em Lost!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente só tive a oportunidade de ir em um teatro assisti uma peça uma vez só, e isso já faz anos...mas adoro conhece novos teatro em todo lugar que eu vou, mesmo que não consigo assisti uma peça.
    Então estou super por fora sobre o que anda acontecendo em teatros, não conhecia essa peça mais pelo que deu pra ver essa parece ser uma bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Teatro é uma das coisas mais lindas do mundo <3
    Adorei essa coluna do blog, apoio mais posts do tipo e sorteios também rs ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Juu!
    Pois é, é uma pena que o Teatro assim como os livros não são reconhecidos aqui no Brasil, as pessoas não sabem o que estão perdendo ao não valorizar essas duas artes!
    Não conhecia Luiz Gama, mas achei interessante a peça, pena que moro tão longe, na região Nordeste precisamente :(

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juu!
    Pois é, é uma pena que o Teatro assim como os livros não são reconhecidos aqui no Brasil, as pessoas não sabem o que estão perdendo ao não valorizar essas duas artes!
    Não conhecia Luiz Gama, mas achei interessante a peça, pena que moro tão longe, na região Nordeste precisamente :(

    ResponderExcluir