Resenha Vidas Secas

By Monique Fonseca. - 18:36









Ano: 1938
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Record
Páginas: 176



Sinopse: O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: “Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão… os meus personagens são quase selvagens… pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer …porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem…Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos”. VIDAS SECAS é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia.



Esse foi o primeiro livro do Graciliano que eu li e como eu esperava é uma leitura envolvente e realista.O narrador que o autor escolheu,é o tipo de narrador que sabe tudo o que todos os personagens sentem e pensam e até mesmo o que não chegam a pensar(o que é muito recorrente nesse livro).

O livro passeia por fases de uma mesma família sertaneja,acompanhamos episódios não lineares na vida dessa família,na primeira crônica eles estão atravessando o sertão em meio a seca,buscando algum lugar onde tenha água, comida e trabalho.

Já inciamos a leitura num ambiente opressivo. Os personagens estão caminhando sobre o sol  em uma terra árida,tentando encontrar uma sombra,um lugar aonde a seca não estivesse castigando tão cruelmente,nesse momento específico não há lugar para qualquer sentimento,como a culpa por exemplo, tanto que o personagem Fabiano chega a ter vontade de matar seu filho,um pensamento que ele cogitou,porém logo esqueceu como se não fosse um pensamento que tivesse importância (isso logo na primeira página que pra mim é uma das primeiras páginas mais incríveis que eu li).

O que têm espaço nesse contexto de desolação  é o caminhar,é o sobreviver,e como as personagens estão em condições e em estados de  consciência desumanos,sentimento que são atribuídos a humanidade praticamente desaparecem e os pensamentos no livro são geralmente indefinidos dados os níveis de inconsciência dos personagens.

Em outra crônica essas necessidades básicas (comida,água,lar,emprego), são saciadas e vão surgindo desejos e sentimentos que eles não conseguem compreender visto que não conhecem palavras para nomeá-los, logo vão surgindo sentimentos como raiva (por certas injustiças cometidas por abusos de autoridade), culpa ,desejo entre outros.

Vidas secas é um relato da seca no sertão sobre todos os aspectos: aridez da seca,aridez na justiça,na educação,nos sentimentos  e por fim no que nos faz humanos mais completos que é o amor e o conhecimento de si,creio que o Graciliano com seu estilo cru e puro de escrever quis mostrar que não dá para ser completamente humano se não tivermos a educação ( e com educação quero dizer todas as áreas de conhecimento incluindo a sensibilidade) amor e justiça de fato, justiça essa que deveria ser igual para todos.



  • Share:

You Might Also Like

3 Comentários

  1. Graciliano é um dos grandes ícones da literatura mundial e dá um orgulho tão grande chegar num blog e ver a resenha de um clássico deste nível!
    Vidas Secas até hoje traz uma gama de sentimentos incríveis na gente.
    A dor, a miséria, a esperança. Tudo num cenário tão longe e ao mesmo tempo, tão perto de todos nós!
    Um livro e também um filme mais que recomendados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Li o livro já faz algum tempo e confesso que foi uma leitura meio difícil pra mim, tanto que fui atrás de resenhas na época para me aprofundar mais na história.
    É um enredo bem pesado, mas que infelizmente foi e é a realidade em muitos lugares...
    Baleia é a melhor personagem!!

    ResponderExcluir
  3. Monique!
    Acredito que um dos primeiros autores nacionais que li de forma mais crítica foi Graciliano Ramos e justamente Vidas secas, primeiro poruq era um dos livros obrigatórios para o vestibulaar em 1900 e lá vai fumuça e também porque falava da realidade do nosso sertão nordestino. Apesar de ser nordestina e nunca ter passado pelas necessidades que os sertajenos passaram naquela época (e ainda passam em alguns municípios do nordeste), pode abrir meus olhos para uma realidade dura, nua e crua sofre as faltas, inclusive de sentimentos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir