Mês passado, andando em uma feira de livros encontrei um romance policial que me chamou atenção: pela capa, pela crítica: "Certeiro feito uma bala perdida. Um retrato arrasador da cidade do Rio de Janeiro" e pelo preço. Resolvi arriscar, pois conheço algumas crônicas do autor e sei que ele foi um dos mais importantes cronistas do país. Então vamos lá!
Título: Terror e êxtase
Autor: José Carlos de Oliveira
Páginas: 126
Editora: Eudioro
SINOPSE: A obra gira em torno de Heleninha, cocotinha de Ipanema, 17 anos, que segue ao lado do temido bandido 1001, ladrão e assassino criado na Baixada Fluminense. Com um tresoitão na cintura e comparsas: Tatuzinho, Boca Torta e Minhoquinha, 1001 aterroriza a zona sul do Rio de Janeiro e só faz aumentar a paixão que Heleninha sente por ele. Entre Beatles, Janis Joplin, uísque, baseados, pó e muita crueldadem José Carlos Oliveira retrata em ritmo alucinante a criminalidade e o desbunde da dita "Cidade Maravilhosa" na década de 1970.
Ps: Na orelha do livro tem uma análise muito boa de Aguinaldo Silva, que diz que não importa que o livro tenha sido escrito há tanto tempo, é um romance do RJ de hoje, pois a cidade em que vivemos está inteirinha ali.
Ps 2: Imagina uma adaptação para os cinemas nos dias de hoje, seria bem interessante!
Beijos blogueiros, e até a próxima!
4 Comentários
Muito legal este livro ☺ amei o post #Adorei ♥
ResponderExcluirAmeeei a resenha . Esse livro é bem interessante !
ResponderExcluirAinda não li, mais tô curiosa pra ler ele.
Bjs
Adorei a resenha do livro,mas o primeiro fotograma é do filme ''Paranóia'',outro clássico de Antonio Calmon.
ResponderExcluirAdorei a resenha do livro,mas o primeiro fotograma é do filme ''Paranóia'',outro clássico de Antonio Calmon.
ResponderExcluir