Amor Roxo, Rafael Vitti & Júlia Oristanio

By Juliana Rovere - 10:00

Oi amores! Hoje é dia de resenha! Quando vi que o ator Rafael Vitti juntamente com Júlia Oristanio estavam publicando uma coletânea de poesias pelo Grupo Editorial Pensamento, parceiro aqui do blog, não pensei duas vezes e quis conferir. Depois que li algumas coisas de youtuber e atores, perdi um pouco o preconceito com quem escreve nessas áreas. Claro que ainda tem muitos que eu não tenho a mínima vontade de experimentar, mas já tinha lido algumas coisinhas do Rafa e resolvi me aventurar.

Titulo Original: Amor Roxo
Autores: Rafael Vitti e Julia Oristanio
Páginas: 120
Editora: Seoman (Grupo Editorial Pensamento)
Ano: 2016
Rafael Vitti, ator, poeta, músico e 'arteiro' (como ele mesmo se define), autor do best-seller de poesias “Quer se ver no meu olho?”, está de volta em Amor Roxo. Agora ele encontrou o amor, ou melhor, Julia Oristanio, sua namorada, musa inspiradora e parceira neste segundo livro. Uma história de amor em poesia ou uma poesia que é uma história de amor, escrita a quatro mãos, onde cada um dos autores conta em poemas sua visão do 'antes' e do 'durante' de um relacionamento. Coração aberto, intimidades reveladas, estas poesias vão arrancar suspiros das fãs mais apaixonadas.

Primeiramente, sabemos que Rafa e Júlia não são mais um casal. Quer dizer, eu só soube que eram com essa sinopse, porque não conhecia bem os dois e porque claro, já percebi que ele namora a Tatá Werneck. Pensando nisso, em dois autores que terminaram um relacionamento, posso afirmar que nada influencia no livro. As poesias são separadas, soltas... sem nenhum tipo de "dedicatória especial". Gostei muito da forma em que a obra foi composta. Inclusive porque não tem uma divisão "Raffa/Julia". Percebemos quem é quem pela forma de escrever mesmo, que é diferente, e também quando há o gênero marcado.

"Amor roxo" traz poesias de términos, começos, recomeços e transições. Totalmente moderno, não é todo roxo como o título poderia brincar. As páginas são coloridas, vivas, sempre de acordo com o tema tratado no poema. E os poemas em si, leves, profundos, rasos.... tem de tudo. Ambas as formas de escrever têm seus traços marcados. E Rafa me surpreendeu muito. Ele sabe o que faz: métrica, ritmo, elisão, muitos acrósticos e arrisca até umas rimas. O jogo de palavras utilizado pelo autor é de deixar qualquer um de boca aberta. Tem até humor nas palavras do artista. Achei moderno e achei vintage ao mesmo tempo, mas achei sincero. Dá para ver que a coletânea basicamente são dos escritos que ele fazia em seu quarto. O típico poeta!

"Sentimento dobrado, atenção redobrada."
"Sou paradoxal. Posso passar batida ou te marcar para sempre."

"As pessoas gostam de dizer que sentem mas não gostam de sentir." 

E a Júlia, Júlia também é boa. Possui uma escrita doce, ao mesmo tempo que feroz. Ela consegue ser aquelas legendas de instagram ao mesmo tempo que soa como uma carta para um último relacionamento. É uma pena que a relação de ambos não tenha dado certo, mas sem dúvidas ficaram eternizados diversos sentimentos no livro. Curti!




Sobre a diagramação, páginas e fontes... sem palavras para Seoman! Ficou muito perfeito! Fora que o livro tem uma capa que sai fácil, mostrando a verdadeira capa. "Amor roxo" é aquele tipo de livro descompromissado, mas que te prende. Li tudo em uma viagem de ônibus. Para os amantes de poesia, super dica. Para os que não são tão fãs, se aventurem. Vocês podem se surpreender com os sentimentos que vêm a tona.



Besos! 


  • Share:

You Might Also Like

18 Comentários

  1. Não gosto de poesias, serio é uma coisa que eu nunca tive paciencia pra ler kk
    E pra dizer a verdade eu nem sabia quem era esse Rafael Vitti e Júlia Oristanio então fui pesquisa um pouco kk ela eu não faço ideia de quem seria, mais ele apesar de não sabe por nome eu sei quem é >.<
    Então não é um livro que tenho interesse em ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho vontade de ler esse livro pq curto mta poesia, e me parece, pelas resenhas que já li, que não deixa á desejar pra quem é fã do gênero...
    Já está na listinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana o/
    Eu conheci o Rafa em malhação, e na época acompanhava o instagram dele, sempre tinha poesias nas suas fotos e eu achava aquilo incrível, mas nem sabia do livro, eu gosto muito de poesia, comecei a ler mais esse ano, e estou amando me aventurar nisso. Adorei sua resenha, e as fotos, já vai pra lista de 'preciso urgente' haha
    Beijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou fã de poemas, mas acho interessante as pessoas conseguirem se expressar através deles, mas será que não é esquisito ter um livro com sua ex? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, no início achei só que eram amigos, mas a própria sinopse explica a relação... ai já não sei, vai da maturidade de cada um!!

      Excluir
  5. Não costumo ler poemas mas esses parecem ser tão gostosinhos que acho que vou dar uma chance, faz tempo que não me apaixono então provavelmente ao ler esses poemas vou sentir como me sentia quando passei pelo o que eles falam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a capa desse livro, mas nem procurei saber do que se tratava.
    Não faz muito meu estilo, mas achei os poemas fotografados vem interessantes e acho que vou querer conferir o livro na integra.
    Além também de ser uma leitura bem rápida de fazer e pode ser não linear e ler ocasionalmente qualquer um dos poemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esse tipo de leitura é muito boa para a vida corrida que levamos!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Não gosto de ler poesias, mas achei interessante este livro.
    Confesso que a capa é bem chamativa e bonita.
    Mas vou deixar a dica passar dessa vez...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    Gosto muito de livros de poesias e fico bem feliz em ver que as editoras estão fazendo nnovos lançamentos nesse gênero.
    E bom sair vez por outra da zona de conforto literário, né? Assim não enjoa dos livros que costuma ler normalmente.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu já vi esse livro, tem uma premissa muito maravilhosa, eu particularmente amo poesia, frases e etc. são palavras muitos românticas e maravilhosas, eu já estou desejando ler esse livro.

    Meu blog:
    https://tempoliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir