Livro narra a trajetória de Maria Bonita, a primeira cangaçeira do Brasil
By Cássia - 09:00
A Editora Objetiva nos presenteia com um grande lançamento, para encerrar o ano com chave de ouro, trata-se do livro "Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço", escrito pela jornalista Adriana Negreiros.
A autora, com sua perspectiva feminina sobre o assunto, desmistifica a ideia de as mulheres no cangaço eram tratadas de igual para igual, e nos mostra uma face machista e preconceituosa presente no sertão. Maria Bonita, assim como outras mulheres, foram abusadas sexualmente, desrespeitadas em
seus direitos mais fundamentais, e dentro ou fora do bando, viviam subjugadas aos desejos dos homens.
O que acharam da premissa do livro? Eu já adicionei na minha lista de leitura, com certeza será uma narrativa de muito aprendizado!
imagem: Editora Objetiva |
8 Comentários
Não sei muita coisa sobre Maria bonita...certo na verdade eu nao sei é nada dela. Parece ser uma leitura interessante, mais vou espera ler alguma resenha pra saber mais sobre ele antes de ir pra minha lista de desejados.
ResponderExcluirÉ uma boa ideia Angel, e também é uma ótima leitura para você conhecer então a história de Maria Bonita
ExcluirEstava lendo uma resenha deste livro nesta semana e fiquei encantada com o enredo. Aliás, pode passar o tempo que for, o cangaço sempre rende ótimas histórias e trazer Maria em sua totalidade, com certeza, deve ter sido maravilhoso.
ResponderExcluirNão é só a mulher que entra na batalha por amor, é a mulher que precisa abrir mão de si mesma, para ir para a batalha!
Com certeza, o livro está na lista de desejados.
Beijo
Chocada que já temos resenha :o vou procurar e ler
ExcluirBoa tarde amiga!
ResponderExcluirO Natal está próximo e eu não poderia deixar de passar aqui, com um pedido de desculpas pela ausência que muitas vezes se prolonga devido a falta de tempo para navegar em todos os blogs amigos e com os meus votos de um feliz natal!
Natal é época de felicidade, paz, amor, união, respeito, amizade...
Neste Natal semeie amor, paz e fraternidade para que no ano novo você colha bons frutos.
Desejo que nesse Natal seu coração esteja repleto de coisas magicas para que no ano novo ele encha de esperanças e que as alegrias permaneçam em sua vida trazendo realizações, paz e amor para você e toda sua família!
Boas Festas! Feliz Natal
Feliz Natal!
ExcluirCássia!
ResponderExcluirAcho importante um trabalho embasado, feito pela pesquisa de uma jornalista, sob re um tema tão contraditório quanto o cangaço e como as mulheres eram tratadas.
Como nordestina, o livro parece bem interessante.
Desejo um novo ano de realizações, saúde e muito amor! Que possamos estar juntos em 2019 com boas leituras!
“Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Eu ainda não li nenhum livro relacionado sobre o cangaço. Mas esse me chamou a atenção, quem sabe eu gosto e me interesso por esse tema
ResponderExcluir