Livro narra a trajetória de Maria Bonita, a primeira cangaçeira do Brasil

By Cássia - 09:00

A Editora Objetiva nos presenteia com um grande lançamento, para encerrar o ano com chave de ouro, trata-se do livro "Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço", escrito pela jornalista Adriana Negreiros.
 
A autora, com sua perspectiva feminina sobre o assunto, desmistifica a ideia de as mulheres no cangaço eram tratadas de igual para igual, e nos mostra uma face machista e preconceituosa presente no sertão. Maria Bonita, assim como outras mulheres, foram abusadas sexualmente, desrespeitadas em seus direitos mais fundamentais, e dentro ou fora do bando, viviam subjugadas aos desejos dos homens.
 
O que acharam da premissa do livro? Eu já adicionei na minha lista de leitura, com certeza será uma narrativa de muito aprendizado!
 
imagem: Editora Objetiva
 

  • Share:

You Might Also Like

8 Comentários

  1. Não sei muita coisa sobre Maria bonita...certo na verdade eu nao sei é nada dela. Parece ser uma leitura interessante, mais vou espera ler alguma resenha pra saber mais sobre ele antes de ir pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia Angel, e também é uma ótima leitura para você conhecer então a história de Maria Bonita

      Excluir
  2. Estava lendo uma resenha deste livro nesta semana e fiquei encantada com o enredo. Aliás, pode passar o tempo que for, o cangaço sempre rende ótimas histórias e trazer Maria em sua totalidade, com certeza, deve ter sido maravilhoso.
    Não é só a mulher que entra na batalha por amor, é a mulher que precisa abrir mão de si mesma, para ir para a batalha!
    Com certeza, o livro está na lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amiga!
    O Natal está próximo e eu não poderia deixar de passar aqui, com um pedido de desculpas pela ausência que muitas vezes se prolonga devido a falta de tempo para navegar em todos os blogs amigos e com os meus votos de um feliz natal!
    Natal é época de felicidade, paz, amor, união, respeito, amizade...
    Neste Natal semeie amor, paz e fraternidade para que no ano novo você colha bons frutos.
    Desejo que nesse Natal seu coração esteja repleto de coisas magicas para que no ano novo ele encha de esperanças e que as alegrias permaneçam em sua vida trazendo realizações, paz e amor para você e toda sua família!
    Boas Festas! Feliz Natal


    ResponderExcluir
  4. Cássia!
    Acho importante um trabalho embasado, feito pela pesquisa de uma jornalista, sob re um tema tão contraditório quanto o cangaço e como as mulheres eram tratadas.
    Como nordestina, o livro parece bem interessante.
    Desejo um novo ano de realizações, saúde e muito amor! Que possamos estar juntos em 2019 com boas leituras!
    “Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum livro relacionado sobre o cangaço. Mas esse me chamou a atenção, quem sabe eu gosto e me interesso por esse tema

    ResponderExcluir