Literatura Brasileira: Clássicos

By Cássia - 09:00

imagem: Pixabay
 
 
Olá leitores,
 
O primeiro livro que li em 2019 foi O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e fiquei pensando na dificuldade que tive no início da leitura, mas como foi boa a sensação de me acostumar àquela linguagem e entender a narrativa da obra. 
 
Pensando nisso, resolvi montar uma lista aqui dos próximos clássicos que pretendo ler futuramente e quem sabe vocês também não encaram esse desafio? Ou se você já leu algum dos quais eu citar, pode deixar nos comentários o que achou do livro!
 
1. Dom Casmurro, Machado de Assis: Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário.
 
imagem: Estuda Jovem!
2. Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto: Escrito por Lima Barreto em 1911, Triste fim de Policarpo Quaresma é uma brilhante sátira aos ideais positivistas e nacionalistas que nortearam a Primeira República. A história narra as desventuras de Policarpo Quaresma, personagem que encarna melhor que qualquer outro em nossa literatura o credo ufanista e suas desilusões. Nos desenhos de Edgar Vasques, roteirizados por Flávio Braga, este clássico da literatura brasileira ganha nova vida, demonstrando a atualidade da visão ácida de Lima Barreto sobre os descaminhos do projeto brasileiro de nação.
 
imagem: Resumos Prontos
3. Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa: Nesta obra de Guimarães Rosa, o sertão é visto e vivido de uma maneira subjetiva e profunda, e não apenas como uma paisagem a ser descrita, ou como uma série de costumes que parecem pitorescos. Sua visão resulta de um processo de integração total entre o autor e a temática, e dessa integração a linguagem é o reflexo principal. Para contar o sertão, Guimarães Rosa utiliza-se do idioma do próprio sertão, falado por Riobaldo em sua extensa e perturbadora narrativa. Encontramos em ´Grande Sertão-Veredas´ dimensões universais da condição humana - o amor, a morte, o sofrimento, o ódio, a alegria - retratadas através das lembranças do jagunço em suas aventuras no sertão mítico, e de seu amor impossível por Diadorim.
 
imagem: Saraiva

  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Ótimos clássicos :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Li Dom Casmurro e O Cortiço anos atrás e lembro que gostei, mas os meus queridinhos são A Moreninha e todos os livros do José de Alencar, aliás, caso você não tenha lido nenhum desses recomendo!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,tudo bem?
    Eu na época de escola tinha que ler esses livros,mas quem disse que eu lia? Hoje me arrependo,mas tenho alguns clássicos em casa e pretendo ler futuramente.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  4. Eu li Dom Casmurro na escola e ameeeei! Foi a partir dele que me apaixonei por Machado de Assis.
    Se você gostar de adaptações, assista a novela da globo "Capitu" (É IGUALZINHO O LIVRO, SÓ QUE PARA TELEVISÃO, EU AMO)!
    Recomendo também o "Várias Histórias", também do autor, onde há pequenos contos.

    ResponderExcluir