Resenha - Filme "Medianeras - Buenos Aires na era do amor virtual"

By Juliana Rovere - 10:18

Olá! Quem me acompanha aqui no blog sabe que sou estudante de Letras/Espanhol. Semana passada, na aula de Cultura Hispânica, assistimos ao filme argentino "Medianeras" e apesar de ter saído mais cedo da aula, consegui revê-lo com calma em casa, e gostei tanto! Vamos lá:



Medianeras - Buenos Aires na Era do amor virtual
Ano de Lançamento: 2011
Gênero: Romance, Comédia, Drama.
Direção: Gustavo Taretto
Roteiro: Gustavo Taretto
Elenco: Adrián Navarro, Carla Peterson, Inés Efron, Javier Drolas, Pilar López de Ayala, Rafael Ferro, Romina Paula
Fotografia: Leandro Martínez
Trilha Sonora: Gabriel Chwojnik
Duração: 95 min.
Sinopse: Martin (Javier Drolas) é um fóbico em processo de recuperação. Pouco a pouco, ele consegue sair do isolamento de seu apartamento e de sua realidade virtual. Ele é um web designer. Mariana (Pilar López de Ayala) acabou de terminar depois de um longo relacionamento. Sua cabeça é uma bagunça, assim como o apartamento onde ela se refugia. Martin e Mariana vivem no mesmo quarteirão, mas ainda que seus caminhos se cruzam eles não chegam a se encontrar. Eles caminham através dos mesmos lugares, mas eles não percebem uns aos outros. Como eles podem se reunir em uma cidade de três milhões de pessoas? Eles vivem no centro de Buenos Aires, a cidade que os une e também os separa.


O filme começa apresentando os dois protagonistas e suas vidas solitárias. Ora Martin narra como passa seus dias, ora Mariana. Os dois têm lá seus problemas, suas neuroses e conforme vamos os conhecendo percebemos que eles se complementam. Após, nos é apresentado a forma como eles tentam lidar com a solidão: Martin saindo com Ana, passeadora de cachorros, ou com Marcela, que conhece pela internet, e Mariana com um amigo do trabalho e um homem que conhece na natação. Apesar de serem vizinhos e de quase sempre passarem pelas mesmas ruas, ou a aula de natação, por exemplo, Martin e Mariana não se conhecem! Dá uma certa agonia, e quando percebi que já tinha mais de 1h e 10 min de filme e eles não se esbarraram, fiquei com medo de não gostar do final. Mas, me surpreendi porque em poucos minutos, a forma como se conhecem pela internet (afinal, um dos temas do filme é a era digital) e a luz que acaba e faz com que se encontrem em uma loja a procura de velas, não me decepcionou, ao contrário, eu gostei de verdade do final. Muito fofo.
"Medianeras" fala sobre a cidade urbana, que está em constante e desordenado crescimento, principalmente Buenos Aires, fala da arquitetura e principalmente de temas que envolvem nosso cotidiano, além de ser evidente que toda essa cultura virtual e  arquitetura acarretam em solidão para quem vive sozinho. Li em algum lugar que o diretor e roteirista não queria passar uma solidão dramática, e sim a solidão que já estamos acostumados, a solidão do dia a dia. Os quotes são maravilhosos, e fiquei com vontade de ir parando o filme para anotar tudo. A parte em que nos é descrita o que é uma medianera é de um ótimo senso de humor. E para quem é observadora como eu, percebe que a roupa que Martín usa na cena final, é a roupa de Wally, personagem do livro de Mariana cujo objetivo é encontrar o personagem no meio da multidão urbana. É como se finalmente ela tivesse encontrado seu personagem.





Enfim, é um bom filme para se pensar na cidade em que vivemos hoje, com muita rede virtual e pouco calor humano. Para assistir naquelas tardes chuvosas que aparecem de vez em quando. Deixo alguns quotes (em Espanhol, lógico! meus leitores terão que aprender rs) e o vídeo do final do filme, quando conhecemos outro Martin e outra Mariana, divertidos e soltos, foi a cena que fez valer o vídeo inteiro:
Quotes:

"¿Qué se puede esperar de una ciudad que le da la espalda a su río?"(Martin)

"Estoy convencido de que las separaciones y los divorcios, la violencia familiar, el exceso de canales de cable, la incomunicación, la falta de deseo, la abulia, la depresión, los suicidios, la neurosis, los ataques de pánico, la obesidad, las contracturas, la inseguridad, la hipocondría, el estrés y el sedentarismo son responsabilidad de los arquitectos y empresarios de la construcción. De estos males, salvo el suicidio, los padezco todos" (Martin na introdução do filme)

"Si mi vida fuera un juego, como el Juego de la Vida, me tocó el frustrante castigo de retroceder 5 casilleros." (Mariana na introdução de sua personagem)


"¿Hay algo más descorazonador que no tener emails en la bandeja de entrada?" (Martin)

"No puedo dormirporque no encuentro el interruptor para apagar la cabeza". (Rafa - que Mariana conhece na natação)

"No puedo dormir, porque no encuentro el interruptor para apagar la cabeza."

"Si aún cuando se a quien estoy buscando (Wally) no lo puedo encontrar, como voy a encontrar al que estoy buscando si ni siquiera sé cómo es." (Mariana)

Martin: "¿Eres hombre o mujer?" Mariana: "Mujer, aunque es un poco amplio, ¿no?"
"Las medianeras muestran nuestro costado más miserable, reflejan nuestra inconstancia, las grietas, las soluciones provisorias, es las basura que escondemos debajo de la alfombra, sólo nos acordamos de ellas excepcionalmente, cuando vulnerada por las inclemencias del tiempo dejan filtrar sus reclamos. Las medianeras se han convertido un medio más de la publicidad, que en raras excepciones han logrado embellecerla, por lo general son dudosas indicaciones de los minutos que nos separan de los grandes supermercados o de la comida rápida, anuncios de loterías que nos prometen mucho a cambio de casi nada, aunque últimamente nos recuerdan la terrible crisis económica que nos dejó así: desocupados" (Mariana)


O vídeo do final, que vou rever por um bom tempo. A música se chama "Ain't no mountain high enough"- Marvin Gaye (fácil lembrar porque foi trilha do clássico "Mudança de Hábito". É isso, alguma dúvida no idioma podem perguntar, rs. Beijos e até mais, blogueiros.



  • Share:

You Might Also Like

11 Comentários

  1. Não conhecia o filme, parece ser bem legal. Vou procurar pra assistir.

    http://detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito interessante esse filme, vale a pena ver! Ainda mais em dias chuvosos como está aqui atualmente. #TCF

    www.viviteindica.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários meninas! Sim, é muito fofo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que ironia, morarem próximos e se conhecerem pela internet. Assemelha-se com alguns casos por aí. Enfim, bela resenha, me fez ter vontade de assistir para saber. :)

    http://cafecomcaramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah Jú eu adoro esse filme! Assisti na aula de Filosofia e desde então se tornou um dos meus favoritos por ele ser tão cheio de reflexões. Sabe se tem na internet pra eu assistir novamente?
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, tem sim!!!!
      No YouTube completo, e também para quem tem Netflix! É realmente muito reflexivo, obrigada ppr comentar beijinhos

      Excluir
    2. Li algumas críticas negativas sobre o filme, mas depois do teu post, me despertou um desejo enorme de assistir. rs

      Adoro teu blog, Juu!

      http://t-udosobrenada.blogspot.com/

      Excluir
  6. Fiquei na dúvida quanto ao final, quando ela o encontra. Parece que já tinham combinado ou ela já sabia quem ele era, pela forma como ela o olha e ri... Ficou meio que no ar, deixando em aberto.

    ResponderExcluir
  7. ESSE FILME É MARAVILHOSO. Já assisti umas quatro vezes hahaha, outro dia passou na tv, meio incomum, não? Foi no canal Arte1, ficarei de olho nele agora.
    Sou estudante de Espanhol também, mas de cursinho. Seu post me deu uma ideia: assistirei ao filme com legenda em espanhol para praticar. Obrigada!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  8. Juh, lembro desse filme e as aulas de Cultura e não tive uma boa experiencia...não gostei muito rsrs. Extremamente reflexivo e silencioso, para quem gosta é uma boa opção.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe de algum site para assistir?

    ResponderExcluir