[Resenha] Os 7 Falcões - Márcio Borges

By Juliana Rovere - 10:36

Está rolando sorteio em conjunto no blog, e eu vou sortear o livro "Os 7 falcões" de Márcio Borges. Por isso, trouxe a resenha dessa obra intrigante da Literatura juvenil nacional. Encontrei o livro por acaso, me interessei pela capa e pela sinopse e resolvi arriscar. 


Título: Os 7 falcões
Autor: Márcio Borges
Ano de lançamento: 2001
Número de páginas: 191
Sinopse: Os 7 Falcões é uma aventura mitológica. Narrada com uma dinâmica cinematográfica, repleta de imagens e de suspense, esta novela reserva surpresas a cada página.



Ok, a sinopse não fala muito do que se trata o livro, mas bastou eu ler "aventura mitológica" eu me interessei. O enredo gira ao redor de um grupo de 7 amigos , os 7 falcões: Baú, Carculé, Walfrido, Rick, Marinho e sua irmã gêmea Marília, e Joyce, as duas meninas do grupo. Eles têm entre 10 e 12 anos, e se metem em muitas confusões. É uma daquelas obras que começa pelo fim. Carculé, com 55 anos relembra alguns episódios, ele agora é escritor e quer terminar o seu romance. Após, nos é apresentado todos os personagens, como vivem, com quem moram, e isso cansa um pouco. Porém, é só nesse momento mesmo, porque feitas as apresentações é impossível não ser ver preso e devorar cada página.


A história é dividida. Primeiro, em 3ª pessoa, acompanhamos um final de semana da vida desses jovens, que em meio as brincadeiras da época (1955), participam de um campeonato de pião. Nesse momento começa a segunda parte da história, porque fugindo de uma gangue mais velha que eles confrontaram na guerra dos piões, os 7 falcões fogem para Pedra Selada, onde Baú tem um tio. A partir dai, acompanhamos a história ora narrada em primeira pessoa, pelo senhor Walfrido (em 1999), ora em terceira pessoa novamente. É fantástico ver que, no momento certo a narrativa passa para um dos  falcões, que mais velho, consegue nos transmitir todas as emoções e aventuras daquele momento.
Eu me lembrei muito do filme "Conta comigo" na primeira parte, onde os amigos têm de lidar com as emoções e descobertas da adolescência, e do filme "Os Goonies", na segunda parte, por toda aventura e mitologia envolvidas. Porém, não espere por respostas, o tempo todo ele diz que eles presenciaram algo que mudaria suas vidas e que dois falcões desapareceriam.
Outro dado importante: mitologia no Brasil tem que envolver o que? Um índio é claro!  A interação com os meninos é ótima. É isso, aventura, amizade, descobertas e um gigante! Porque desde o começo o autor nos alerta que é um gigante que vai mudar tudo. Márcio Borges é poeta, sensível, que criou personagens que facilmente podem ser identificados pelo leitor. Amigo de Milton Nascimento, tem outras obras publicadas, mas nessa aqui se destaca a linguagem, que não é tão rebuscada, mas que é diferente das obras do gênero. Ele não subestimou os jovens, certo de que a juventude é capaz de entender e se expressar melhor.
Agora que já conhecem, que tal participar do sorteio? Só clicar aqui.
Lembram de "A culpa é das estrelas", que Hazel vai atrás do autor procurando respostas?
Me aguarde, Márcio Borges! hahahaha
Besos!!


  • Share:

You Might Also Like

11 Comentários

  1. Ju é um livro muito interessante de se ler, Ju seguindo o seu blog convido você pra conhecer o meu também fique com Deus beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro parece bem interessante, amo coisas do tipo <3

    www.sendohipster.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conheço esse livro e parece ser bem interessante. Pelo o que percebi o livro tem uma linguagem fácil de compreender.
    Beijinhos
    :)

    http://cariocaemportugal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Érica. É incrível como o Márcio não subestimou os jovens leitores mesmo. O que torna a leitura mais agradável é a linguagem que ele utiliza!
      Beijooos

      Excluir
  4. O tema do livro é bem diferente e interessante, nunca tinha ouvido em falar em mitologia relacionada ao Brasil.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou lendo,alias já estou quase terminando.O livro é muito bom recomendo.A historia é bem juvenil mesmo

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonado pelo enredo e pretendo um dia fazer um filme baseado neste livro. E sua resenha foi ótima! Destacou excelentes pontos

    ResponderExcluir