A Mais Pura Verdade, Dan Gemeinhart

By Juliana Rovere - 14:52

Oi gente! Demorou, mas saiu a primeira resenha da parceria com a Editora Novo Conceito. Recebi nessa primeira leva três livros muito legais. Já estou lendo o segundo e em breve trarei a resenha para vocês. Um dos lançamentos do mês de março, "A mais pura verdade" é uma história sensível e uma aventura incrível vivida pelo Mark e seu fiel cachorrinho, Beau. Vamos lá?

Título Original: The Honest Truth
Autor: Dan Gemeinhart
ISBN: 9788581636337
Ano: 2015
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Adicione: Skoob
Compre:  Amazon | Americanas | Saraiva |
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
Mark é um menino de 12 anos que gosta de fotografia, poemas (haicais), do seu amado cão e de sua melhor amiga, Jéssica Rodriguez, a Jess. Além de ter herdado do avô o grande fascínio por montanhas. Ele levaria uma vida comum se não fosse por um fato, fato esse que não nos é contado no inicio: Mark tem câncer e dessa vez a doença voltou com tudo. Determinado e cansado de inúmeros tratamentos, ele parte em busca de uma aventura para realizar o seu maior sonho: escalar uma montanha. A escolhida foi o Monte Rainer. Então ele foge, junto com Beau, sem olhar para trás.


A montanha estava me chamando. Eu tinha que fugir. E como tinha...
A partir de agora eu teria que aguentar a dor. Ela não me mataria. Bem, mataria, mas esse era o objetivo. Essa é a mais pura verdade.

- Sinto muito, Beau. Isso nunca fez parte dos meus planos. Nunca fez. Essa é a mais pura verdade.

Ela podia até senti-lo. Esse era o tipo de amizade qu tinham. Ela sentia a dor dele.

A narração é dividida entre capítulos narrados por Mark e subcapítulos narrados em terceira pessoa que acompanham a angústia de seus pais, da polícia e principalmente de Jess. A amiga recebe um bilhete de Mark e descobre através do poema haicai para onde ele foi, mas passa todo o livro na dúvida entre deixá-lo seguir o que deseja ou contar para todos e trazê-lo de volta. Muitas questões pairam na cabeça da menina, e é através dela que conhecemos mais sobre o passado do personagem e sua infância sofrida entre dores e tratamentos. Outro ponto interessante também é que a cada capítulo narrado por Mark temos a quantidade de quilômetros restantes para ele chegar ao seu destino.



Mesmo a muito quilômetros de distância um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado.
Apesar da idade, Mark é muito esperto e calcula tudo em relação aos ônibus que vai pegar e como vai despistar a polícia.Ele conhece muitas pessoas no caminho, e faz excelentes reflexões. Muitos contratempos surgem e a garra do menino é impressionante. É impossível não sentir vontade de carregá-lo no colo com todas as adversidades que aparecem. Ele passa por emoções físicas e mentais intensas, frio, dificuldade financeira e dores por conta da doença. Lembra porém, de cada um que o ajudou na viagem ao final, como a menina Shelby e o biólogo Wesley por exemplo.

A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?
Vocês podem imaginar que em uma história que o personagem principal tenha câncer é clichê, mas devo dizer que "A mais pura verdade" é diferente de tudo que já li. Quando sai o anúncio de tempestade, confesso que sentia que Mark estava cometendo besteira, que não deveria tentar.  Mas ele prova ao final que merece todo respeito e admiração pelo que se propõe a fazer. Sem entregar mais, recomendo muito a leitura, o autor estreia na Literatura mostrando a que veio. Além do excelente trabalho de diagramação da editora, visto que a capa e contra-capa estão lindas, assim como o tamanho das letras e algumas ilustrações que aparecem e não deixam a desejar. 
Não posso esquecer dos quotes maravilhosos, dá vontade de colocar todos aqui. Principalmente as reflexões de Mark que terminam com o titulo e nos mostram porque esse livro não poderia ter outro nome. É uma obra que trata de existencialismo, persistência, amizade verdadeira e o amor que nos move por essa vida. Beau é a prova de que o cachorro é realmente o melhor amigo do homem e sem ele ao lado de seu dono. a história não seria tão emocionante. Deixo para vocês um vídeo dos lugares em que os dois passaram liberado pelo autor e a certeza de que essa leitura os prenderá do começo ao fim, com muita emoção e ganchos de tirar o fôlego. Essa é a mais pura verdade.




PS: Sonho seria ver as fotos que o menino tira no decorrer da viagem, concordo com ele quando diz que "quando você tira uma foto, aquele momento não passa. Você o prende. É seu. Você pode guardá-lo."

PS2: Para quem não sabe, poemas haicais são aqueles que combinam três linhas e as mesmas têm a mesmas quantidades de silabas.

PS3: Essa leitura faz parte do #DesafioEuLi de março. Corresponde ao item 4: Ler um livro que o título tenha letras brancas.


                Para quem não lembra do desafio, só clicar aqui










  • Share:

You Might Also Like

17 Comentários

  1. JULIANA, Sou seu mais novo seguidor.

    você é chata porque acha que fala demais?

    Precisava ter conhecido minha ex-namorada a Bocão, essa sim falava muito mesmo! (rs)

    Outra coisa é um confidencia: sou louco por mulheres ligeiramente, estrábicas e de óculos e você nem precisava ser formada em letras pois, posso ensiná-las todas.(rs)

    Tenho um blogue de humor :HUMOR EM TEXTO e nesta postagem estou falando do Barão de Itararé que, certamente você conhece.

    Que tal dar um pulinho até lá.

    Um abração carioca minha conterrânea, espero ok?

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Eu recebi o livreto do livro e adorei os primeiros capitulos, o Mark é encantador, eu preciso saber o final do livro.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muitas pessoas receberam!
      Vc vai amar. Mark e Beau são maravilhosos.

      Excluir
  3. Estou louca pra ler esse livro!!!
    http://corujasdebiblioteca.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Ele estava com preço bom no submarino, dá uma olhada!!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Feliz Páscoa!!!!!
    Achei linda essa frase que você disse no final sobre as fotografias, que os momentos ficam capturados para sempre. Pela história dá vontade de colocá-lo no colo, quem quer que uma criança passe por isso? Ninguém deveria passar. É linda essa determinação dele. Mas gostaria que ele não estivesse sozinho quando conseguisse, queria que os pais e sua amiga estivessem com ele. Parece sr um linda e emocionante história, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O livro é cheio de frases como essa.
      Uma leitura maravilhosa!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Eu li a prévia desse livro e estou louca para saber o que vai acontecer com o final do livro.
    Adorei o Mark e o Beau. Quero muito saber se ele vai chegar ao seu destino tão sonhado.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    O Mark é mesmo um personagem muito esperto, esperava um personagem mais bobo, então me surpreendi. Os quotes são mesmo maravilhosos, eu também sofri para escolher apenas alguns para colocar na resenha, porém me senti um pouco incomodada com a repetição da frase "é a mais pura verdade" no livro todo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, como falei lá no seu blog não me incomodei,com esse excesso!
      Em mim a reação foi contrária!!
      Beijos

      Excluir
  7. Oii Juliana!

    Recebi esse livro também e já estou quase terminando! Já li várias resenhas falando tri bem desse livro e realmente estou amando cada capítulo! Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. Se vocês soubessem da vontade que estou de ler este livro <3

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa, agora fiquei com muita vontade de ler mesmo. Parece ser uma história encantadora de superação, persistência e uma verdadeira amizade. O que eu acho incrível é que, no mundo atual, várias pessoas se deixam levar pela acomodação e acabam não correndo atrás de muitas coisas que desejam ou deixando oportunidades passarem por falta de um esforço maior. E, nessa obra, o protagonista, mesmo com uma doença terminal, não desistiu e correu atrás daquilo que queria. Incrível, um exemplo para todos nós.

    ResponderExcluir
  10. Esse eu li, e ameeeeei!!
    Me emocionei muitooo no final, pensei que seria mais triste, mas gostei bastante!!
    É uma história linda de amor, companheirismo, fidelidade e vontade de viver!!
    bjos

    ResponderExcluir