Hey pessoal,
Hoje eu trouxe um post diferente para vocês, quando comprei esse livro não li sua sinopse então não fazia muita ideia do que se tratava, até eu sortear ele na TBR Jar e descobrir que era um livro de memórias, e ai a leitura desse livro passou de uma simples leitura para um grande aprendizado de vida.
"Uma das melhores coisas em que alguém pode acreditar sobre o mundo é que sempre, não importa como, há alguém que vale a pena querer ter ao seu lado." pág 55
O livro conta a história de Amanda Lindhout, de uma garota simples do interior do Canadá, à mochileira pelo mundo e finalmente a jornalista, visitando lugares dos mais lindos e exóticos até os mais caóticos e pobres, sua história começa com um sonho de criança em conhecer os lugares que antes ela apenas via através de fotos da revista National Geographic, até 15 meses de angustia em cativeiros pela Somália e outros países que seguem o regime islâmico e que vivem em constante guerrilha.
"É óbvio que você nunca vai conseguir olhar para o seu próprio futuro com clareza, ou para o futuro de qualquer outra pessoa. É impossível saber o que vai acontecer, até que a coisa aconteça. Ou talvez você perceba naquela fração de segundo que antecede o fato, quando consegue vislumbrar o seu próprio destino." pág 115
A narração é toda em primeira pessoa, então é como estar na cabeça de Amanda, desde o começo de suas viagens, quando tudo era simples e divertido, até os momentos de terror e demonstração de coragem em sua situação terrível de cativa. O livro é muito pesado, as autoras não poupam os detalhes na hora de narrar todas as coisas lindas e atrocidades vividas ao longo dos anos que a história ocorreu, conforme a leitura vai ficando mais densa com o passar das situações, o leitor vai se ligando cada vez mais à Amanda e sua história, é quase inevitável não sentir raiva em certas decisões tomadas, o sentimento de que você precisa alertar ela que aquilo não pode terminar bem, é como se eu visse um amigo relatando esses acontecimentos.
Em vários momentos me senti impotente e quase desisti da leitura, não por ser um livro ruim, mas por todas as coisas relatadas, torturas, fome, miséria, abusos, violência, toda a angustia que o livro passava, nada do que já tenha lido ou ouvido falar chega perto dos relatos nesse livro, o mais impressionante é que a leitura flui de uma forma incrível, você vivencia todo momento o sentimento de querer parar a leitura, mas simplesmente não pode abandoná-la ali, é um livro muito vívido, nunca tinha lido nada parecido.
"Eu viveria e voltaria para casa. Não importava o que viesse a seguir ou as coisas pelas quais tivesse que passar. Eu conseguiria sobreviver. Acreditei nisso com uma certeza que não sentia desde o início." pág 412
Essa história é mesmo muito inspiradora, a coragem com a qual Amanda passa por todas as situações e ainda sim, consegue ser uma pessoa melhor e manter firme o desejo de ajudar aqueles que também sofrem com as guerras e lutas santas. Só posso chegar a conclusão que ela é realmente um ser iluminado por passar por todas essas provas de vida e ainda ser capaz de amar ao próximo, e lutar e fazer de tudo para ajudar esse povo que no fim é apenas um instrumento das circunstancias, de uma religião e costumes. Não entro em muitos detalhes do que realmente ocorre com ela durante o cativeiro, apesar de serem coisas terríveis, são coisas que apenas quem lê o livro entende as decisões dela, sua posição em relação aos captores, apesar de todas as coisas, e também com Amanda, aprende que as pessoas são apenas vitimas das situações e que somos todos seres humanos no fim das contas.
"Uma única possibilidade surgiu entre todas as outras, e uma das mulheres a circulou com giz branco. Rajo foi o nome que escolhemos para a escola. É a palavra que, no idioma somaliano, significa esperança. E todos nós concordamos que a esperança é a melhor coisa do mundo." pág 439
10 Comentários
Aaaaain que lindooooo!
ResponderExcluirNunca tinha lido resenhas, estou emocionada...preciso ler!
Excelente resenha, parabéns!!!
Bjs
Olá Aline,
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha, espero que goste da leitura.
Beijos ♥
Oi.
ResponderExcluirLinda sua resenha. Suas palavras demonstram como a obra é reflexiva e de um profundo aprendizado de vida. Com certeza é uma leitura forte, de sofrimento e esperanças, mas com uma mensagem bonita e que toca profundamente o coração. Obrigada pela dica. Beijos.
Oi Marcia,
ExcluirObrigada pelo carinho, é realmente um livro incrível, espero que goste da leitura.
Beijos ♥
Oi Amanda...
ResponderExcluirNunca tinha visto nada sobre esse livro... Mas apenas pela sua resenha, já mexeu bastante comigo... Com certeza um livro que nos trás muitas reflexões e lições para levarmos para o resto da vida... Espero poder ler esse livro em breve... Parabéns pela resenha...
Beijinhos...
Oi Cristiane,
ExcluirObrigada pelo carinho e que bom que gostou da resenha, eu também nunca vi muito sobre esse livro, o que é uma pena, pois ele é incrível!!
Espero que goste da leitura.
Beijos ♥
Oi!
ResponderExcluirUau, esse livro parece ser muito bom e interessante, gosto bastante de livros assim que nos faz refletir e pensar, e também que é descrito com detalhes, mesmo aqueles que ficamos chocados.
Com certeza lerei esse livro quando puder.
Beijos!
Oi Anny,
ExcluirObrigada pelo carinho, ele é um livro muito denso, mas é incrível!!
Espero que goste da leitura.
Beijos ♥
Oi!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro antes e achando a capa linda, mas ainda não tinha parado para ver sobre o que era a historia e lendo a resenha ela me surpreendeu, com certeza é um livro bem forte mas com uma personagens que nos inspira pela sua forte diante de momentos tão difíceis !!
Oi Suzana,
ExcluirA capa é linda mesmo. Ele é um livro surpreendente em todos os sentidos.
Obrigada pelo carinho, espero que goste da leitura se for fazer.
Beijos ♥