Quarto, Emma Donoghue

By Rosana - Tudo que Motiva - 10:00

Olá pessoas, tudo bem?

Já falei sobre a adaptação desse filme para os cinemas aqui. Gostei muito quando assisti, virou até favorito, mas eu ainda tinha aquela vontade de ler o livro e saber se estava perdendo alguma coisa muito importante ou essencial. 

Acontece que eu não estava completamente errada, a adaptação foi muito boa, excelente eu diria. Porém nenhuma adaptação do mundo vai substituir as emoções, a tensão e o carinho que o leitor sente ao mergulhar na estória do livro ♥ 



O livro é contado do ponto de vista do Jack. Ele é um menino de 5 anos que tem o quarto em que vive como único mundo que ele conhece. Para ele seu Quarto é seu universo, é onde ele nasceu, cresceu e onde viveu por toda sua existência junto com a sua mãe. É no quarto que ele teve todo o seu aprendizado até então, onde lê, come, dorme e brinca. Jack é um garotinho ingênuo que acredita que sua mãe sabe de tudo, sempre. Apesar de viver entre quatro paredes ele é um garoto feliz, dentro da sua realidade. 

A realidade da sua mãe é um pouco diferente, o que Jack não sabe é sua mãe foi sequestrada há sete anos pelo Velho Nick e desde então ele a mantém encarcerada dentro desse quarto. Joy ou Ma, tenta a todo custo proteger Jack, ela não o deixa perceber que tem algo errado e apesar de tudo, não tem intenção de fugir até que o desespero começa a bater e a voz da esperança fala em seu ouvido. Ma decide que é hora de tentar escapar, é hora de mostrar todo um mundo novo para Jack. Entretanto, a fuga pode tanto trazer todo um mundo novo assim como muitos problemas e riscos, tanto para ela que há muito desconhece o mundo lá fora e também para Jack, que começa a ser uma nova era cheia de descobertas.

"No mundo, eu noto que as pessoas vivem quase sempre tensas e não têm tempo. Até a Vovó sempre diz isso, mas ela e o Vovô não têm emprego, então eu não sei como as pessoas empregadas fazem o trabalho e toda a vida também. No Quarto, eu e a Mãe tínhamos tempo para tudo. Acho que o tempo é espalhado muito fino em cima do mundo todo, feito manteiga, nas ruas e nas casas e nas pracinhas e nas lojas, por isso só tem um tiquinho de tempo espalhado em cada lugar, e aí todo mundo tem que correr pro pedaço seguinte."

O livro é dividido em quarto partes e é mostrado as fases que eles passam dentro e fora do quarto. Como é a vida e o cotidiano deles, com as diversas atividades e dificuldades em todo um munto de faz-de-conta. O momento que Jack descobre um pouco sobre as verdades do mundo, que nem tudo é apenas televisão. A morte metafórica de uma vida de desgosto e o nascimento de uma nova vida, assim como a decisão de viver aquela nova vida.



A narração do livro mostra uma situação real e que de certa forma, assusta muito o leitor. Ao passo que Jack vai contando sobre seu cotidiano e suas atividades, o leitor vai se sentindo apriosionado dentro daquele Quarto. O sofrimento de uma mãe ao tentar proteger seu filho das mãos de uma pessoa inscontante e que podia prejudicá-lo a qualquer momento, assim como a dificuldade de criá-lo, educá-lo e proteger Jack de todo o trauma que ela passava. 

“É esquisito ter uma coisa que é minha e não é da Mãe. O resto tudo é de nós dois. Acho que meu corpo é meu, e as ideias que acontecem na minha cabeça. Mas as minhas células são feitas de células dela, quer dizer que eu sou meio dela. E também, quando eu digo pra ela o que estou pensando e ela diz pra mim o que está pensando, nossas ideias de cada um pulam na cabeça do outro, que nem lápis de cera azul em cima do amarelo, que dá verde.”

O livro não trás detalhes sórdidos baseados em fatos hediondos, talvez por isso ele seja voltado mais para a emoção abusando da narração na voz da criança de cinco anos. Ao ler, é possível se emocionar e questionar sobre diversas situações. Como é possível que esse tipo de coisa possa existir? Como é possível o ser humano ser tão sádico? Enfim... 



Até a terceira parte do livro a leitura fluiu que é uma beleza, porém a partir daí deu uma desanimada. Não que tenha sido ruim, porém parece que aquela angústia pela sobrevivência foi embora e o que restou são as consequências. E isso é narrado de forma devagar e um pouco mais "cuidadosa" eu diria. 

"Quando eu tinha quatro anos, eu achava que tudo na TV era só TV, aí eu fiz cinco e a Mãe desdizeu que uma porção de coisas eram só imagens do real e falou que o Lá Fora era totalmente real. Agora eu estou no Lá Fora, mas acontece que um monte dele não tem nada de real."

Apesar disso a maestria na narração de Emma Donoghue é cativante, com personagens bem construídos e cheios de personalidade. É impossível não se apaixonar por Jack ao encarar o novo mundo ou mesmo se preocupar com a angústia de sua mãe. É um livro com uma carga emocional profunda e cheio de reflexões.  Vale muito a pena a leitura!

Título original: Room
Autora: Emma Donoghue
ISBN-13: 9788576861317
ISBN-10: 8576861313
Ano: 2011
Páginas: 350
Editora: Verus




  • Share:

You Might Also Like

6 Comentários

  1. Oi Rosana...
    Ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas o filme realmente já é muito bom!!! No entanto concordo com você que a emoção de ler um livro nunca vai se comparar com a de assistir à sua adaptação... Jack realmente é um personagem cativante e deve realmente nos transportar para seu quarto e no fazer viver momentos de angústia juntamente com ele... Espero poder ler esse livro em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Assisti o filme e gostei muito. Mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Estou ansiosa para ler, porque com certeza a leitura é muito mais rica, que a adaptação. Ótima sua resenha, me motivou mais ainda a leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oii Rosana! Não assiste ao filme mas já ouvi flar mto bem da obr, qro conferir com toda ctz, ainda mais depois de uma resenha tão bacana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não ouvi falar do filme, mas parece ser uma leitura bem intensa, mas eu amo livros assim, e é diferente também o enredo, gostei muito.
    Com certeza lerei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Assisti ao filme, mas também tenho muitas curiosidade em ler o livro, por mais que o filme seja fiel nunca terá como cobrir tudo que temos no livro, mas achei interessante temos o Jack como narrador com certeza nos trás uma visão diferente e gostei de saber dessa divisão do livro pois para mim esse foi uma dos diferencias da historia que mostra todas essas faces dos personagens !!

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Estou doida para ler o livro e ver o filme. Infelizmente onde eu moro, os cinemas meio que boicotaram minhas tentativas de ver colocando dias e horários impossíveis de ver :(
    Por ser um livro que o ponto vista é de uma criança, meu interesse se torna ainda maior.
    Espero conseguir compra-lo e finalmente ler. Gostei muito da sua resenha, me deixou com mais vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir