[Dica do Falando Série] Misery, Stephen King

By Juliana Rovere - 12:23

Dia 22 já... faltam menos de 10 dias para o Halloween. Eu sempre amei a data, acho que nasci no país errado, rs. Para começar a semana das "trevas", hoje a dica do blog parceiro Falando Série é justamente sobre o mestre do terror, Stephen King. Olha só:



























Com mais ou menos 300 páginas, Misery nos introduz à terrível Annie Wilkes. Do tipo que corta fora um polegar com a mesma facilidade com que ordenha suas vacas, Wilkes se prova assustadora pela sua ‘racionalidade’ e pela naturalidade com que realiza certas tarefas pouco convencionais, digamos assim. Honestamente, certos momentos do livro foram difíceis de ser lidos só de imaginar a cena! Num estalar de dedos, ela já não está mais lá – vupt!, todos os sentimentos são sugados por um buraco negro e muito pouco de um ser humano não-psicótico é deixado para trás. 

Ainda assim, o livro é mais suspense que horror. 

E Annie Wilkes não é nossa protagonista, ainda que sua presença seja sentida em cada página do livro. Paul Sheldon é. Um escritor famoso, ele se vê aos cuidados duvidosos de Wilkes após um acidente de carro. Com duas pernas quebradas e sentindo tanta dor que sua consciência fica mergulhada numa “nuvem escura”, Sheldon demora um pouquinho para entender a situação complicada em se encontra. E quando percebe, bem, não tem muito que ele possa fazer.

“Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira foi que Annie Wilkes tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkes era perigosamente louca.”



Se a princípio parece que o livro tem um ritmo diferente do normal, tem mesmo. S. K. possui um jeitinho diferente de escrever e acaba te puxando para dentro da história sem você se dar conta. Em um momento eu estava calmamente lendo a página treze, em outro eu já estava na página cento e vinte e sete. Uma surpresa extremamente agradável, visto que eu estava um pouco insegura quanto ao livro. 

Um aspecto em particular que gostei muito no livro? Sheldon dá um baita insight no que diz respeito à carreira de escritor, dando dicas e pequeninas explicações sobre ferramentas e truques da profissão ao longo da história.
stephen king
Pós-leitura, uma rápida pesquisa me revelou fatos que acho interessantes o suficiente para querer compartilhar com vocês, ainda mais se forem se aprofundar nesse mundo angustiante e claustrofóbico que é Misery (e, suspeito, as obras de Stephen King, no geral):
  1. Misery aparece – constantemente – na lista de livros mais aclamados (de fãs) do S. K. 
  2. Misery tem uma adaptação de 1990 para o cinema!
  3. Ainda em relação ao filme, Jack Nicholson (de “O Iluminado”) foi convidado para viver Paul Sheldon em Misery, mas ele recusou o papel.
Além dessas curiosidades que viram sua vida de ponta-cabeça, deixo esse link.

Leiam, vejam, comentem!




Thaís Cabral - Estudante de Publicidade, pseudo-escritora, leitora compulsiva e chocólatra. Gosto de séries de TV (americanas e/ou britânicas), filmes e anime/mangá.

  • Share:

You Might Also Like

10 Comentários

  1. Oi Thaís,
    Gosto da escrita do Stephen King, mas detesto os finais que ele dá para suas história. Odeio tanto ao ponto de preferir não ler seus livros.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Sou fã desse autor e do gênero, apesar de ter lido, ainda, muito pouco de suas obras.
    Espero poder ler esse livro que você indicou. Tenho ótimas expectativas!
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. King sendo King!! Arrasa em suas escritas como sempre!
    Doida pra ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não li nenhum livro do autor?
    Tenho muita vontade,mas todas as vezes que procuro o preço fico desanimada!
    Um que está em minha lista de desejados, e pretendo ler em breve é o livro "O Cemitério".

    ResponderExcluir
  5. Só li um livro do autor, apesar de gostar bastante de livros de terror. Com certeza não li o melhor livro de Stephen King, mas esse parece ser super bom, até porque teve a adaptação. Acho que assistirei o filme antes de ler o livro, pois descobri que tem na Netflix e estou muito curiosa. Haha!

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Amo o King, mas confesso que eu ainda não li esse livro. Eu ando lendo só os livros que eu já possuo, então não vejo a leitura desse num futuro muito proximo :/

    ResponderExcluir
  7. Aiii sou loooouca para ler esse livro e ver o filme, claro!!
    Preciso atualizar minhas leituras do King, pois quero ler quase todos dele kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nada do Stephen King, mas vejo as pessoas falarem tanto dos seus livros que fiquei curiosa para ler algo do dele, e gostei da historia parece ser um livro bem interessante e achei legal como ele acaba nos envolvendo sem percebemos, e principalmente as dicas que ele acaba dando aos escritores, se tiver oportunidade quero ler essa historia !!

    ResponderExcluir
  9. Stephen depois de colheita maldita,não me proponho sequer argumentar,um ótimo escritor,livros maravilhosos!

    ResponderExcluir