Título : A redoma de vidro
Original : The bell jar
Autora : Sylvia Plath
Editora : Globo S.A.
Páginas : 274
Sinopse : Dois anos antes de se suicidar a escritora Sylvia Plath,escreveu o romance a redoma de vidro, que supostamente seria uma alta biografia da mesma que não aguentando suas mazelas psicológicas acabou dando fim a sua vida.
Oi pessoas! Esse é o meu primeiro post meu nome é Monique e se quiserem me acompanhar é só dar uma olhadinha no meu blog euhumanaefinita eu desde já agradeço,espero que vocês gostem do post.
Esse é o primeiro livro da Sylvia Plath que eu leio e particularmente não me decepcionou em nada,me surpreendeu com o modo que ela abordou o assunto sem tornar a leitura difícil. "A redoma de vidro" fala sobre depressão abertamente, porém não é uma leitura pesada, nem cansativa. O livro conta a história de Esther uma jovem com um futuro promissor,e a vida inteira pela frente,mas que se sentia constantemente distante de tudo alheia a dor dos outros.
"Imagino que eu deveria estar entusiasmada como a maioria das outras garotas mas eu não conseguia me comover com nada".
Esther mal conseguia se relacionar direito como as pessoas, porque não confiava nelas,e parecia que não conseguia mais sentir afeto por ninguém. E chegou a um ponto que não conseguia ver a realidade como ela era e sim apenas através da redoma de vidro,que distorcia tudo ao redor dela.
"Acontece que eu não estava conduzindo nada,nem a mim mesma".
A história de Esther nos mostra como a depressão é gradual e anônima,a pessoa pode ter uma pré disposição para a depressão é desenvolve-la aos poucos sem aos menos se dar conta,por exemplo no livro a Esther diz em alguma passagem que se deu conta que não se sentia feliz desde dos nove anos.
"Me sentia muito calma e muito vazia,do jeito que o olho do tornado deve se sentir,movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia".
Eu achei o livro bem autêntico e honesto é aquele tipo de história que só quem já passou por algo parecido,pode escrever, e acho que a Sylvia passou por aquilo realmente,tendo em conta o seu suicídio acho que ela sentia essa redoma separando-a do mundo e pelo modo como morreu,não conseguiu sair dela.
"Era como se o que eu quisesse matar,não estivesse naquela pele ou no leve pulsar azul sob o meu dedão,mas em outro lugar mais profundo e secreto,bem mais difícil de achar".
Bom,eis o fim dessa resenha,espero que tenham gostado,deixem aí nos comentários o que acharam desde já agradeço pelo tempo beijão até a próxima.
11 Comentários
Olá Monique, bem-vinda!
ResponderExcluirGostei do livro, conhecia só por nome, um assunto tão delicado, prende a gte e instiga continuar lendo mais e mais...
Tá na listinha!
Bjs!
Obrigada Aline!Que bom que gostou.
ExcluirO livro parece ser muito bom. A temática é pertinente. Pelo que vi, ele encara a depressão de forma séria, madura, o que é uma necessidade, uma vez que, ainda hoje, muitos não acham que depressão é uma doença. Taxam os depressivos de frescos, pessoas sem fé em Deus e outros absurdos. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirVerdade Elaine, depressão é uma doença e deve ser tratada como tal.
ExcluirNunca tinha ouvido falar do livro, mas pela sua resenha ele parece ser muito bom. Amei as quotes, e com certeza irei lê-lo! Beijos, muito sucesso para o seu blog!
ResponderExcluirEu só li esse porque tenho interesse pelo tema,e agora quero ler outros da Sylvia.
ExcluirSeja muito bem-vinda Monique!
ResponderExcluirNão conhecia o livro na geralmente leio bastante livros que retratam a depressão, para eu poder entender mais sobre a doença..
Gostei do fato do livro que mesmo falando de um assunto tão delicado como a depressão não deixou que o livro torna-se chato..
Adorei a resenha !
Bjo
Fico feliz com o elogio, muito obrigada!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei muito do livro, abordando um tema bastante difícil é delicado e muito difícil mas a história realmente me deixou intifada, a forma que a personagem sofre com isso e acho que pode acaba piorando. Acho que nesse livro poderá ensina mais sobre esse tema.
Com certeza Lily é um livro ótimo pra quem se interessa por essa temática.
ResponderExcluirMonique!
ResponderExcluirFalar sobre depressão é bem sério, dizem que é o mal do século XXI...
É complicado ver tudo de forma deturpada e não se sentir bem com nada, como se não fizesse parte de nada, nem de lugar nenhum.
Não dabia sobre o suicídio da autora.
Desejo um mês repleto de realizações e um ótimo final de semana!
“A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.