O que são distopias?

By Cássia - 09:00

Olá pessoal! 

Vocês sabem o que são distopias? Sim? Não? Mais ou menos?

Bom, eu até pouco tempo não tinha muita ideia do que era a tal da distopia, e como esse final de semana assisti "Onde está Segunda?", que é uma distopia, resolvi explicar para vocês aqui o que é e trazer alguns exemplos.

Se você buscar no google pela palavra distopia, vai aparecer o seguinte significado:

lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia

Essa frase explica bem o conceito da palavra. Distopias é contrário de utopia, onde tudo é perfeito, tudo funciona, as pessoas são felizes e colaboram uma com as outras. Em uma distopia, o mais comum é o caos.

Entendeu? Calma, se você não entendeu, vou dar alguns exemplos de distopias famosas no mundo da literatura:  

imagem: Saraiva


Sinopse: Em seu último romance, o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. 

imagem: Saraiva

Sinopse: Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?  

imagem: Elas Disseram

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 

Esses são exemplos bem legais e indico para quem quer começar a ler distopias.

Espero que tenham entendido bem o conceito de distopias e gostado do post, beijos e até mais! 

  • Share:

You Might Also Like

18 Comentários

  1. Oi.
    Eu adoro distopias, li a série Divergente e se não fosse por aquele final ela séria uma das minha favoritas, tentei ler Jogos Vorazes, mas tiveram algumas coisas que me incomodaram e por isso abandonei, mas enfim ótima dicas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temo aqui uma pessoa que conhece bem minhas indicações então hahahha

      Excluir
  2. Acho que li só umas 2 distopias ou foi só uma...hum não lembro mais kkk
    Dos seus exemplos só tenho interesse em ler o do George Orwell que já li muita coisa positiva sobre esse livro.
    Jogos vorazes já perdi quantas vezes já tentei ler esse livro! Serio nunca consigo fazer a leitura desse livro ir pra frente, até que desistir de tentar de vez ~mais já assistir os filmes >.<
    Divergent também nunca me interessei nem pelos livros ou os filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George Orwell é um escritor clássico, leitura obrigatória!

      Excluir
  3. Eu amo 1984,tentei ler jogos vorazes,mas também não consegui,outras distopias que eu amo é Farenheit 451(um dos meus livros favoritos) e também já li "Adormecida" e "Admirável mundo novo" eu adoro posts que explicam o que é uma distopia orque muita gente não sabe.Eu até o terceiro ano do ensino médio não sabia.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adoro distopias.
    Dessa que você citou, não li nenhuma, mas algumas das minhas preferidas, são: Mentes Sombrias, The 100, Partials, Revolução dos Bichos, Eu Robô, O Senhor das Moscas e outros.
    Ótimo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo the 100!!! Revolução dos Bichos eu tentei ler e não consegui, mas quero dar mais uma chance

      Excluir
  5. Oi, Cássia!
    Confesso que não curto o gênero distopia, cheguei a assisti os primeiros filmes de Jogos vorazes e Divergent mas não fiquei com vontade de assistir as comunicações e nem me empolguei em ler nenhum dois... definitivamente esse gênero não é pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Dificilmente uma pessoa não gosta desse gênero :O

      Excluir
  6. Eu sou a louca das distopias desde antes mesmo de conhecer essa palavra. De sua lista, li apenas Jogos Vorazes e acho uma ótima ideia começar a ler esse gênero por essa trilogia.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Ola, falou em distopia eu venho correndo! ADORO esse gênero literário e ele me acompanha desde quando comecei a praticar assiduamente o há hábito de ler. Fiquei curioso para ler 1984, pois pelo período no qual a obra foi escrita, acredito ser bem original, se comparado com as obras distópicas contemporâneas. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso este post, com explicação e exemplos. Ficou ainda mais claro e foi super útil ler mais sobre isso!

    ResponderExcluir
  9. Cássia, que demais o post!
    Eu adoro distopias.
    Eu tinha bastante receio em ler, mas hoje, eu amo!
    Principalmente Jogos vorazes!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha um certo preconceito no início, mas hoje em dia eu gosto muito!

      Excluir