Mais Empatia, Por Favor

By Luciana Souza - 09:50

Se colocar no lugar do outro nunca é uma tarefa fácil, pelo contrário se torna por vezes mais difícil que falar de sentimentos, não queremos ser contrariados e o mínimo resquício de se provar o quanto estamos errados sobre o “outro” nos assusta, logo não nos colocamos em seu lugar para manter firme aqui dentro essa imagem que fazemos um do outro. Redundante, bobagem, descabível tudo isso eu sei mas só o fato de estar negando o que acabou de ler o torna uma pessoa medrosa, daqueles que evita qualquer tipo de empatia. 

Aceite que o tempo passa, que as pessoas mudam, que umas vão e outras vêm. Aceite que nem tudo é como você deseja, muito menos como planeja. Aceite que a vida não é simples, mas pode ser um mar de rosas se você souber como vive-la. Aceite que para uns Star Wars é melhor que Star Trek e que são histórias completamente diferentes, aceite que enquanto uns são apaixonados por pizza outros simplesmente vão de salada. Aceite.

Aceite que nem todos tem a ambição de mudar enquanto alguns batalham a vida toda para conseguir realizar um sonho, seja ele uma viagem, uma casa, um carro, uma faculdade. Aceite que enquanto uns almejam inúmeros filhos e uma família enorme outros desejam apenas ficarem só em sua companhia e que isso não torna ninguém egoísta. Aceite que expressão não é coração, não julgue, escute. Aceite.

Aceite que cada um de nós temos o reconhecimento certo, na hora certa, pela coisa certa em cima de trabalho árduo e de dedicação, nada vem do céu. Aceite que para se conquistar algo é preciso coragem e fé, é preciso determinação e acima de tudo não ter medo, é preciso seguir firme e aguentar o que vier, claro se a causa valer a pena. Aceite que o que é bom para uns não é bom para outros. Aceite que existem corintianos, palmeirenses, são paulinos, atleticanos e aqueles que ainda não descobriram qual a função do futebol. Aceite.

Aceite ser branca, negra, parda, índia. Aceite ser loira, morena, crespa. Aceite ser brasileira, indiana, americana, italiana, francesa, londrina, africana. Aceite ser magra, gorda, alta, baixa. Aceite seu óculos, seu aparelho, seu jeans rasgado, seu tênis velho. Aceite morar na favela, no melhor bairro, no interior, na cidade grande. Aceite ser quem você é independente do que digam. Aceite as criticas, o elogios, aceite aqueles que se vão da sua vida e aqueles que vêm, alguns para ficar. Aceite, é melhor,apenas aceite ser você. A empatia começa em você, vamos praticar mais e falar menos.

  • Share:

You Might Also Like

3 Comentários

  1. Adorei o texto. Eu vivo aprendendo e tentando colocar isso na prática ao longo dos anos. Não é uma tarefa fácil nesse universo cheio de pessoas e oportunidades tão diferentes, cheio de desigualdades. Mas aos poucos começamos a perceber que toda a não aceitação, ou a negação pelo diferente, só prejudica a nós mesmos. Nossa essência é o que conta, seja em qual lugar vivemos. Cada um é diferente e isso é nisso que está a graça da coisa toda.

    ResponderExcluir
  2. Luciana que texto maravilhoso!
    É difícil sim se colocar no lugar de ouras pessoas mas eu tento mtas vezes...
    Amei!

    Bjs

    ResponderExcluir