Maratona Oscar 2016 #1 - The Martian (Perdido em Marte)

By Rosana - Tudo que Motiva - 10:00

Oláá pessoas, tudo bem? 

Há poucos dias do Oscar 2016 e eu ainda não trouxe os filmes aqui para vocês, peço desculpas, mas vou tentar compensar. Se vocês quiserem uma ajuda para saber mais sobre essa tal premiação, basta clicar nas postagens a seguir, Conhecendo a Premição e Como funcionam as categorias no Oscar. Está tudo explicadinho para vocês não ficarem por fora de nada ^^ 

Eu trago para vocês a resenha do filme Perdido em Marte. Na resenha de hoje eu vou apontar a minha visão apenas em relação ao filme, então nada de comparações por aqui, mesmo porque eu não li o livro ainda. 

Perdido em Marte tem sete indicações ao Oscar: melhor filme, ator (Damon), roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, efeitos visuais e desenho de produção. 


O filme trás um pouco sobre a vida de Mark Watney, ele é a décima sétima pessoa a pisar em Marte e muito provavelmente será a primeira a morrer. Ele estava na missão Ares 3 junto com mais cinco astronautas e, após uma forte tempestade de areia Mark é acertado por uma das antenas, a missão Ares 3 é abortada e eles vão embora sem Mark, certos de que ele está morto. 

Porém, quando Mark acorda, ele descobre que está sozinho no planeta, que seus amigos foram embora e que ele terá que se virar de um jeito ou de outro para poder sobreviver até outra missão aparecer para buscá-lo. Mark não está pronto para morrer, então ele decide usar seus conhecimentos de engenharia e botânica, assim como o treinamento da NASA para sobreviver e ser o primeiro a fazer muitas coisas por Marte.

Film Society of Lincoln Center surprise matt damon ridley scott the martian

O QUE EU ACHEI: O filme foi classificado como comédia na categoria do Oscar, Perdido em Marte tem um quê de engraçado sim, algumas falas e situações certeiras que fazem boa parte do filme ter uma leveza que muitas vezes faz-se desnecessária. Digamos que o filme sabe apelar para o tom dramática, mas não sabe como não deixar a piada surgir, o filme não sabe a hora de deixar de ser engraçado.. Matt Damon sabe como fazer drama e também como fazer comédia, mas não acredito que é digno de prêmio. Acredito que ele consegue logo de cara criar um vínculo com o público, o que por sinal, agrada bastante. 

O filme tem um tom dramático e de sobrevivência muito legal, que nos deixa tensos e preocupados em saber se ele vai conseguir sobreviver à Marte. As explicações científicas para situações que ele vivenciou foram bem plausíveis, mas não sei se realmente daria certo, à parte de ficção científica ao que o filme se propõe é extremamente competente e inteligente.


Em relação à atores secundários, não achei nada de excepcional. Porém devo destacar Chiwetel Ejiofor e Sean Bean, pelo esforço de mostrar a seriedade e a gravidade da situação. E pela ótima referência à Senhor dos Anéis. Jeff Daniels, Jessica Chastain não tiveram nada de excepcional, então, nada a acrescentar. 

Diria que o filme é feito para todos os públicos, tem a parte engraçada e o drama. Tem o apelo pelo resgate e a busca pela sobrevivência. O filme não é espetacular, mas é ótimo para questões de entretenimento e também foi responsável por uma das cenas mais bonitas do filme, bem no final ~sem spoilers aqui~

Título original: The Martian
Ano: 2015
Dirigido por: Ridley Scott
Duração: 144 minutos
Gênero: Aventura, Drama, Ficção Científica
Filmow

  • Share:

You Might Also Like

5 Comentários

  1. É um dos meus filmes favoritos do ano passado mas sou suspeita! Adoro filmes que tem como "base" o espaço ;)

    Days of Blues

    ResponderExcluir
  2. Este é um dos filmes indicados ao Oscar que não vou assistir enquanto não ler o livro...hehehe.. é que não quero acabar com o mistério..rs... Principalmente porque o enredo envolve muitas explicações da parte de botânica, então quero ler tudo nos mínimos detalhes para depois ver o filme. Espero gostar do filme quando assistir, é interessante o envolvimento de comédia com ficção científica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao assisti esse filme, mas eu nao achei que é TÃO comedia assim para a categoria, pelo o que notei na resenha, mas enfim esta na lista para assistir.

    ResponderExcluir
  4. Oi... Ainda não vi o filme, mas estou doida para assistir.... Vou ver ser assisto ainda essa semana.... Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pelas resenhas que leio vejo que o livro como o filme são bem engraçados e leves, e bem feitos.
    Eu quero ler antes de ver o filme, gostei bastante da premissa e gosto muito do Matt Damon.
    bjoos

    ResponderExcluir