Resenha do livro Juntando os Pedaços

By Monique Fonseca. - 12:10





Autor: Jennifer Niven
Páginas: 391

Editora: Seguinte

Ano: 2016

Sinopse: Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso, até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.



Minha opinião sobre o livro:

O livro Por Lugares Incríveis da mesma autora se tornou um dos meu livros favoritos e devo confessar que,sim,esperava mais desse livro.Não quero dizer que não gostei eu amei,no entanto sempre tem aquela expectativa que nós colocamos na história né?

A escrita da Jennifer é totalmente fluida e leve,os diálogos que ela escreve conseguem ser uma hora hilários e outra hora emocionantes,essa é uma característica bem presente na escrita dela.

E apesar de  o final ser um pouco clichê,é um clichê bem escrito e com uma mensagem positiva deixada pela história de Libby e Jack.

Protagonistas:

Jack: no início da história ele e muito fechado,ainda que pareça confiante e que tenha uma vida supostamente perfeita.Ele tem uma doença chamada  prosopagnosia que o impede de reconhecer rostos,e ninguém sabe nem mesmo as pessoas de sua família,apesar disso ele se vira,ele se esforça mais pra reconhecer uma pessoa,estuda suas características além das físicas;o modo de se vestir,de falar a risada etc,eu achei magnífico o jeito como ele reconhecia as pessoas,e as enxergava de uma forma que nós geralmente não fazemos,ele enxergava o que fazia a pessoa ser quem ela era todas às características não apenas as físicas.

Mesmo esse personagem tendo essa doença rara não me pareceu em nenhum momento um personagem caricato,eu pude me sentir na pele dele,pude perceber que o sofrimento que a autora expôs era autêntico.

Libby: Simplesmente adorável,corajosa,valente e uma simples adolescente,apesar da sua história bem incomum e triste Libby consegue superar seus medos e traumas e vai com a cabeça erguida encara o ensino médio,diferente de Jack ela se expõe para o mundo,em muitos momentos desanima,mas nunca se deixa abater Libby é um exemplo a ser seguido quando se trata de não deixar o que outras pessoas falam ou fazem nos abater eu realmente amei essa personagem.

Personagens secundários:

A autora não se aprofundou muito em outros personagens,mas eu amei o Dusty o irmão mais novo do Jack,e também amei o pai da Libby o Wiil.

Quotes favoritos:

"De repente me sinto velho e muito,muito cansado.É exaustivo ter que ficar procurando as pessoas que você ama"

"Só porque as pessoas pequenas — pequenas por dentro — não aguentam o fato de alguém ser grande"

"— Você deu mesmo um soco nele? — Na boca.Ele ri.
— Você esta rindo?— Acho que sim. — Não deveria.Deveria me dizer que violência nunca resolve nada e tirar meu celular ou  alguma coisa do tipo.
—Nunca mais soque alguém e se isso vai fazer você se sentir melhor,me dá seu celular.Mas ele continua rindo".

"— Bom,então eu deixaria você me beijar.
— Hipoteticamente?
— Não.Definitivamente"

"Ele sorri e alguma coisa ali me fez querer sorrir também,mas não faço isso porque esse garoto partiu meu coração.Então Jack diz: — Pode não parecer mas você está sorrindo".


Bom gente deixem aqui nos comentários quem já leu o livro o que achou,e quem não leu também, espero que tenham gostado da resenha,um beijão no coração, uma ótima semana e até!!!

  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Este livro está na minha lista de desejados desde que li a sinopse dele a primeira vez.
    Por Lugares Incríveis também é um dos meus livros favoritos no mundo todo e gostei demais do trabalho da autora, por isso, quando vi este novo trabalho dela, fiquei maluca para ler, mas ainda não tive oportunidade.
    Ruim só de saber que ela não se aprofundou mais nos personagens secundários, gosto quando um enredo aborda todos e com isso, traz uma leitura mais abrangente de quem cerca os personagens principais!
    Mas mesmo assim, espero poder ler ele em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique!
    Li algumas resenhas sobre o livro que me deixaram bastante interessada em conhecer o enredo, gosto de livros leves e que a leitura seja agradável e este parece ser bem bacana.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro porque também li Por Lugares Incríveis e achei demais porém já vi outras pessoas falando a mesma coisa, que esperavam mais... Acho que vou tentar ir com expectativas baixas para não me decepcionar.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  4. Eu amo muito a escrita da Jennifer. O único livro que li dela foi Por Lugares Incríveis e quero TANTO esse. Há uma pitada sentimental nos livros da autora que não resisto.

    ResponderExcluir
  5. Monique!
    Bom ver uma personagem que apesar de todo preconceito consegue ter personalidade forte e seguir em frente e mais, encontrar alguém que também sofre de preconceito (por outro motivo) e ambos acabarem se entendendo e construindo um relacionamento que fará bem para os dois.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quando li a resenha desse livro pela primeira vez, quis muito ler e agora tenho em minha estante, só falta ler né..kkkk A trama é bem interessante e envolvente quero muito poder ler..e conhecer a escrita da autora.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um bom livro.
    Com personagens originais e bem diferentes dos habituais.
    Quero muito lê-lo.
    Por lugares incríveis comecei a ler e gostei, mas daí peguei um spoiler, e não tive mais coragem de terminar.
    bjs

    ResponderExcluir