Água para Elefantes (Water for Elephants), 2011

By Rosana - Tudo que Motiva - 09:00

Olááá! 
Resolvi trazer resenha de filme hoje! Faz tempo que não faço isso né?! A resenha de hoje é um filme que está nas minhas metas de filmes para o ano. Sabe aquele projeto 52 filmes em 52 semana que a Ju participa? Então, eu também participo lá no blog. 

Mas, você pode se perguntar, por que um filme de 2011 está na minha lista. Eu te respondo: desde que li o livro no ano passado eu perdi o medo e resolvi assistir o filme. Medo? Sim, de ser uma péssima adaptação, de estragarem o filme e os personagens e também por eu não ser muito fã do Robert Pattinson.

Ainda bem que assisti esse filme, a essa adaptação de um livro que gostei muito e foi um dos meus favoritos ano passado. Se você quiser, pode ver a resenha do livro aqui. Ah, apenas lembrando que não farei uma comparação propriamente dita. 
Então vamos lá! Para quem não conhece, a história é basicamente a seguinte: 

O filme com Jacob Jankowski (Robert Pattinson) no auge dos seus 90 anos perdido na frente do circo. Ele não consegue esquecer todos os detalhes das aventuras que viveu quando tinha seus 30 anos. Na época ele era um jovem estudante de veterinária que presenciou tudo ir por água abaixo quando seus pais morrem em um acidente. Ele acaba descobrindo da pior forma possível, que não possui mais nada. Sem um lar, objetivos e certezas na vida, ele decide ir em busca de algo maior. Abandona as provas finais da faculdade e vai embora

No meio do caminho que ele escuta um trem ao longe passando, ele decide pular para dentro desse trem sem ter nada a temer. Apesar do que parece ser improvável, há pessoas nesse trem que o ameaçam jogar para fora, mas não fazem. Eles preferem esperar até o amanhecer e ver se há algo para Jacob nessa estranha equipe. No dia seguinte, Jacob descobre que na verdade, a tripulação daquele trem fazem parte de um circo "Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra". 


E é nesse circo que Jacob encontra os maiores amores da sua vida, um desses amores é Marlena (Reese Witherspoon): talentosa, atração principal do circo e esposa do inconstante August (Christoph Waltz), que é o responsável por manter o circo funcionando. É no circo também que Jacob conhece a incrível Rosie, a Elefanta mais do que simpática que toma conta da maior parte do filme (pelo menos para mim)

Como eu disse August é inconstante e quando ele percebe que seus amores (Marlena, o Circo e consequentemente, Rosie) estão correndo algum risco de se perder, ele torna-se uma pessoa extremamente violenta e dominadora. Porém, até que ponto ele vai para manter tudo o que ele ama mais perto dele?


Considerações importantes:
* Amei a escolha do personagem August, Christoph Waltz é um ótimo ator e faz um vilão como ninguém. Ele consegue ser carismático e cruel como pede o roteiro. Esse cara é muito bom no que faz!


* Gostei da escolha da Reese Witherspoon para par romântico (gosto muito dessa atriz), porém acredito que não rolou química com o Robert Pattinson. Sei não, poderia ter escolhido outro ator, acho que aproveitaram a vibe do sucesso de Crepúsculo para colocá-lo nesse filme.

* Apensar de não ser um bom par romântico, Robert Pattinson está muito bem nesse filme. Ele parece mais solto, mais leve, com uma atuação mais livre de amarras sabe? Gostei dele no filme, apesar de tudo. 

* Rosie, gente! Essa elefanta rouba toda a cena quando ela está lá. Não existe mais nada, toda a atenção é voltada para ela. É linda!


* Muitas partes do livro ficaram de fora, mas não foi nada que atrapalhasse muito a adaptação. Apesar das modificações e cortes foi uma ótima adaptação. Eu gostei bastante. 

* Há os maus tratos com os animais, é possível sentir a mesma dor e apreensão de quando li o livro. Claro que não é mostrado o ato em si, porém mostra o depois, os gritos e o sofrimento. Argh, não gosto só de lembrar. 

* A história no filme é MUITO mais romantizada, afinal é Hollywood né galera. Então tem o romance, tem uns porquês (revoltantes) e tem tudo o que um bom romance hollywoodiano pede. Não é um final perfeito, mas é algo interessante de se ver. 

Apesar de um ou outro ponto negativo, eu gostei muito do filme e já sei que a próxima vez que passar na tv e eu estiver de bobeira, com certeza vou assistir. Já leram o livro ou assistiram ao filme? Conta  para nós o que vocês acharam.


  • Share:

You Might Also Like

8 Comentários

  1. Eu acho que na época, eu vi o filme antes de ler o livro, se não me engano. Depois, acabei ganhando da minha irmã, e me apaixonei pela história de um jeito incrível. A forma como o livro é narrado, traz muita realidade pro leitor, e eu senti na pele quase tudo que o Jacob sentiu. Quanto ao filme, gostei da adaptação, mas não consigo gostar da atuação do Robert, sinto ele sempre muito distante, não só nesse filme, mas em Lembranças, Crepúsculo, e até no Cedrico, em Harry Potter.
    Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  2. Um colega já quis me emprestar o livro, disse que eu iria gostar, mas na época não me interessei muito. Tava na vide de livros alá John Green e dispensei. Minha mãe adora o filme (principalmente pq tem o Robert Pattinson e ela simplesmente é apaixonada por ele.). Mas qualquer dia desses eu assisto, parece ser legal, principalmente por causa da elefanta Rosie *-*

    ResponderExcluir
  3. Caramba, é a Reese!? Eu não sabia! Curro bastante os filmes dela, acho que quando eu ler (porque eu vou ler!) o livro vou me apegar mais a elefante do que qualquer outro personagem, haha.

    Bjs! Adorei o post ^^

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  4. Lembro que quando ganhei o top lá no Tudo Que Motiva tinha que escolher entre esse e "Um homem de sorte" (que ainda não li hahha), como não tinha visto o filme optei pelo segundo. Mas sua resenha abriu a cabeça. Poxa, o título realmente poderia ser outro. Beijoooos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti esse filme, nem li o livro, mas quero pelo menos assistir. Vi vários comentários positivos sobre essa obra e mal espero para conferir. Fora que tem o Rob, e eu adoro a atuação dele, quando ele atua de verdade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro!!! Eu não li o livro e tb não assisti ao filme justamente por causa das cenas de maus tratos. Não sei se irei suportar, e tb tenho um medo imenso dessa elefanta morrer no final rsrsrs (problemas com finais onde o bichinho morre).
    Adorei a resenha, fiquei tentada a assistir, porém tem esse probleminha.
    Beijos
    http://www.aculpaedosleitores.com/

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ainda não ter lido o livro, eu já conhecia um pouco da história que o livro contém. Eu gostei bastante do enredo, fazendo com que eu me interessasse pelo livro! O filme passou na Globo há pouco tempo, eu ia assistir, mas acabei dormindo hahaha Espero ler o livro e assistir o filme em breve!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou looooouca para assistir e ler Água para elefantes!!!
    Porém, como ainda não deu pra ler, pulo do filme, e olha que já quase o vi na tv kkk mas to resistindo!!
    Muita gente reclama que o livro é muito bom, mas o filme ficou meia boca.
    Sei lá. eu curto bastante os filmes hollywoodianos kkk não tenho problemas com muito mel kkkk então, acho que irei gostar sim.
    Aiii Deus, nào vejo a hora de ler kkk ganhei o livro mas ainda não chegou :( o jeito é esperar então kkkk bjãoooo

    ResponderExcluir