A garota Dinamarquesa (The Danish Girl), 2015

By Rosana - Tudo que Motiva - 10:00

Oláá pessoas, tudo bem?

O filme de hoje também foi adaptado de um livro e concorreu em quatro categorias no Oscar 2016: melhor ator (Redmayne), atriz coadjuvante (Alicia Vikander), figurino e direção de arte. O filme levou a estatueta de atriz coadjuvante e foi muito merecido! 



"The Danish Girl" vai contar a história de Lily Elbe, que talvez seja a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de mudança de sexo. Ela viveu até a meia idade como Einar Wegener e ela teve sorte de ter o apoio não só de uma médico excelente, mas também de sua mulher, Gerda, que era extremamente apaixonada por ela.

A direção é de Tom Hooper, conhecido pelo seu trabalho em "O Discurso do Rei" e devo dizer que aqui nesse filme ele também está bem qualificado. O filme tenta abordar a temática de uma forma mais sutil para não ofender os mais conservadores, mas apesar disso achei que apresentou muito bem o drama vivido pelo protagonista e a exposição da temática.

O filme não segue um lado, ele mostra com sutileza e delicadeza a questão de transgênero e homossexual, que na realidade são coisas diferentes. O foco é a aceitação e a descoberta de Einar como Lili.



Já na parte de interpretação, acredito que o Eddie apesar de ter sido espetacular e de mostrar, em muitas cenas, puro talento, não levará a estatueta dessa vez. Porém a interpretação que merece um destaque aqui é da Alicia Vikander, a Gerda, com cenas em que as reações e emoções são perfeitas, o que nos faz identificar com a personagem e colocá-nos dentro do enredo, de forma a tentar entender tudo o que está acontecendo e tentando aceitar as mudanças em sua vida.

Figurino e fotografia excelentes, no meio do filme eu imaginava estar na mesma época dos personagens. Acredito que o filme tinha muito mais potencial a ser explorado, o tema é amplo e poderia ter sido melhor apresentado. E também, como foi baseado em uma história real, muita coisa acabou ficando de lado, mas ainda sim é um filme que vale a pena ser assistido.


Título original: The Danish Girl
Ano produção: 2015
Dirigido por: Tom Hooper
Duração: 120 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Romance


  • Share:

You Might Also Like

5 Comentários

  1. No momento estou lendo o livro e confesso que estou muito curiosa para ver o filme, adorei o post.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju....
    Confesso que ainda não li o livro... Quero muito ler e estou super curiosa para assistir ao filme e ver as atuações de Eddie e Alicia... Que pelo que já tinha ouvido falar realmente surpreenderam nesse filme...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a premissa e também as resenhas tanto do filme, quanto do livro, vou querer ler e assistir o filme em breve!
    Fiquei supercuriosa, além de comovida com a história.
    bjss
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosana sinceramente a historia não me chamou a atenção e nem o trailer do filme conseguiu me despertar vontade de ver o filme bjs.

    ResponderExcluir
  5. A Gerda parece ser o destaque do filme, acho que deve cativar bastante o espectador do filme. A história e o desenvolvimento da trama parecem fantásticos e, apesar das suas ressalvas, estou super curioso para assistir e ler A Garota Dinamarquesa. Abraços

    ResponderExcluir