Dica do blog parceiro Falando Série: Everything’s a Remix

By Juliana Rovere - 14:27

Oi gente! Hoje é dia de dica do blog parceiro Falando Série! Espiem:


Recentemente, a Warner/Chappel aceitou pagar U$ 14 milhões para encerrar a disputa sobre os direitos autorais de “Happy Birthday”, criada pelas irmãs Patty Hill e Mildred J. Hill em 1893. Resumindo tudo: a empresa estava lucrando – há anos – em cima de uma canção que já havia caído em domínio público.

Cada vez mais, vemos empresas e pessoas processando uma às outras por causa de motivos semelhantes. Sejam produtosserviços ou software, nada escapa aos olhos implacáveis dos detentores desses “direitos autorais” e, claro, de seus advogados.

Mas... Por quê? 

Produzido pelo cineasta americano Kirby FergusonEverything’s a Remix é um vídeo-documentário que mostra a importância histórica e cultural da remixagem.

Dividido em quatro partes, o documentário mostra como a indústria musical sempre esteve intrinsecamente ligada às “cópias” e aos “remix”. Também nos é narrado o crescimento da indústria nessas “cópias” e “remix”, como funciona o processo criativo e – por fim – a razão por trás das questões legais e o sistema de “proteção de propriedade intelectual” (e as complicações que vem com ele). 

Questionando algumas noções pré-concebidas sobre criatividade e originalidade, sobre a posse de uma ideia e sobre os pilares que muitas indústrias modernas são construídas, Everything's a Remix é o típico documentário que faz seu queixo cair. Quer você concorde ou não com Ferguson e a ideia por trás do vídeo, uma coisa é certa: você não vai conseguir não pensar nisso. Prepare-se para alguns minutos de reflexão.

O documentário está disponível, na versão remasterizada, AQUI. Também está disponível no YouTube, com e sem legenda em português.

Enfim, divirtam-se!
Thaís Cabral - Estudante de Publicidade, pseudo-escritora, leitora compulsiva e chocólatra. Gosto de séries de TV (americanas e/ou britânicas), filmes e anime/mangá.

  • Share:

You Might Also Like

6 Comentários

  1. Vi essa matéria do spotify e desculpe minha ignorância, mas acho que essa cantora e as bandas só estão processando praganhar dinheiro, nunca ouvi falar e tenho certeza que não dão muito dinheiro pro mesmo, se fosse o spotify eu removia do app.
    Irei ver alguns vídeos, mas você gostou deles? Achei interessante a idéia e criativa, vou passar no site.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Vi o documentário e achei muito bacana... Realmente nos faz parar e refletir mesmo sobre o assunto... Amei o post...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não pareceu me interessar muito mas ai voce fala que faz o queixo cair e para refletir e ja me interessa! :D

    ResponderExcluir
  4. Interessante, não tinha visto essa matéria antes, vou ver o documentário.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu não assisti meninas, é um post do blog parceiro Falando Série
    Realmente parece fazer pensar, quero assistir!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da ideia do documentário chama a atenção. Futuramente talvez assista.
    Abraço!

    ResponderExcluir